17 de maio

1792: – É criada a Bolsa de Valores de Nova Iorque.

1803: – O Reino Unido bloqueia os portos aos navios franceses e holandeses.

1809: – Napoleão Bonaparte ordena a anexação dos Estados Papais ao Império Francês.

1925: – Em Roma, o papa Pio XI canoniza a carmelita francesa Teresa Martin, que passaria a ser conhecida mundialmente como Santa Teresinha do Menino Jesus.

1935: – Na Espanha, a República nomeia o general Francisco Franco como chefe do Estado Maior. No ano seguinte, lideraria ao golpe de Estado que deu início à Guerra Civil Espanhola.

1959: – É inaugurado em Portugal o monumento a Cristo-Rei.

Só o Estado cubano é dono das terras, todos que trabalham nela são seus escravos. O resultado é a atual miséria e se não fosse a ajuda dita humanitária das nações do Ocidente se povo estria morto de fome.

– Em Cuba o governo revolucionário comunista assina a lei de Reforma Agrária.

1962: – Em Roma, João XXIII faz parar seu carro e abençoa judeus saindo da Sinagoga.

1970: – Nos Estados Unidos, pela primeira vez na história das Forças Armadas, duas mulheres são promovidas a general.

1973: – Em Nova York, a OMS (Organização Mundial da Saúde) excluiu a homossexualidade da Classificação Estatística Internacional de Enfermidades e outros Problemas de Saúde.

– No Senado americano começa o processo do Watergate, que culminará com a deposição do presidente Richard Nixon.

1975: – É publicado manifesto da TFP chilena: “Indochina, la détente y el futuro de Chile”, no qual exorta à vigilância anti-comunista.

1980: – Em Miami, a absolvição de quatro policiais brancos que, em 1979, tinham matado a golpes um negro, desencadeou a mais grave desordem racial desde 1967.

1984: – O Senado americano rejeita, pelo terceiro ano consecutivo, o pedido do presidente Ronald Reagan de atribuição de verbas para fabrico de armas químicas.

1989: – A URSS inicia a retirada de tropas da Alemanha comunista.

– Anglicanos irlandeses aprovam sacerdotisas.

1992: – No Vaticano, João Paulo II beatifica em tempo recorde o Pe. Josemaria Escrivá de Balaguer, fundador do Opus Dei.

1993: – Os ministros de Cultura da União Européia declaram patrimônio cultural europeu o Caminho de Santiago.

2001: – Reduz-se em cerca de 35% a iluminação pública em várias regiões do Brasil, por um severo plano para afrontar a maior crise energética na história do país.

2005: – Em Los Angeles, o democrata Antônio Villaraigosa, filho de imigrantes mexicanos, converte-se no primeiro prefeito hispano dessa cidade.

2006: – O Senado norte-americano aprova a construção do muro de 595 quilômetros, ao longo da fronteira entre os EUA e o México, proposta pela administração.

2007: – Dois trens cruzam a fronteira entre a Coréia do Norte e a Coréia do Sul, pela primeira vez em 50 anos.

2009: – Duas mulheres são eleitas para o Parlamento do Kuwait, pela primeira vez na história do emirado do Golfo, após as eleições legislativas de dia 16.

– O presidente Obama recebe o título Honoris Causa em meio a protestos na Universidade Notre Dame, Indiana.