O atroz incêndio que em questão de minutos arrebatou a vida de mais de duas centenas de jovens numa discoteca do sul do Brasil obriga a uma indispensável reflexão. Não é a primeira vez – nem provavelmente será a última – que tragédias dessa natureza ocorrem. Ou melhor, elas vêm se tornando relativamente frequentes e se relacionam com certos estilos de diversão de massas que se procura impor hoje à juventude, caracterizados por um afã de sensações cada vez mais extremas, frenéticas e desvairadas.

“Apetite de extravagância total”

Esse afã foi descrito por Plinio Corrêa de Oliveira em um artigo expressivamente intitulado “Apetite de extravagância total” [1]. Trata-se, explica ele, de uma ânsia inoculada através dos mecanismos da moda, “na parte mais frágil do organismo social, que é a mais propensa à extravagância, às sensações violentas ou super-requintadas, à evasão da lógica, do bom senso e da realidade”.

Este setor se torna presa fácil de “elites sofisticadas, deterioradas, divorciadas da realidade, e falhas do senso do dever”, para as quais “tudo é objeto de exibição e jogo (…). E no centro desse jogo está o campeonato das vaidades. Contanto que cada qual consiga exibir-se, está contente. E como o processo mais cômodo para exibir-se é ser extravagante, daí resulta a espalhafatosa e inglória corrida rumo ao disparate total.”

Como seria interessante analisar este fenômeno, não só no Brasil, mas em tantos países sul-americanos onde não faltam exemplos bem característicos desse exibicionismo, que desvirtua a vida social convertendo-a numa perpétua farândula…

Sem dúvida, acrescenta o autor, tal jogo tem seus riscos. Por exemplo, “muitos há que, quando começam a usar drogas, só o fazem para se mostrar. Mas acabam arrastados pelo vício. É a triste sina dos que brincam com fogo, ainda que por mero snobismo. ‘Quem ama o perigo, nele perece’ (Ecli. 3, 27), diz o Espírito Santo…”.

E, nesse caminhar de extravagância em extravagância, chega-se à extravagância total, à extrema desordem.

Conexão com o preternatural?

Tudo isso pertence ao mundo do irracional. E, no extremo do irracional, aparece outro elemento, que não deve ser subestimado: o oculto, o preternatural, o qual, por sua vez, desemboca no satanismo… Para essas tenebrosas profundidades conduz a busca de paroxismos de sensações, cada vez mais alucinadas e extravagantes.

São muito sugestivos nesse sentido os dados sobre o incêndio da discoteca “Kiss” fornecidos por Dilson Kutscher, jornalista e blogueiro católico brasileiro, apontando uma conexão com o preternatural. Transcrevemos sem comentários sua descrição, pois ela fala por si:

“Vejam que interessante, sobre a banda que tocava na Boate, na tragédia na cidade de Santa Maria RS.

O cartaz da banda era uma caveira pegando fogo e no fundo varias caveiras dançando pegando fogo também.

Notem que na parte de cima, também tudo pega fogo. Seria apenas uma mera coincidência?

Um Blog chamado Libertar ainda faz as seguintes observações sobre o fato:

Sabe quem é a pessoa que  tirou foto ao lado do cartaz da banda?

Foi ele quem jogou o sinalizador que fez começar o “incêndio acidental”

A coisa mais estranha, a última musica que foi tocada foi Die Young, que traduzindo significa Morrer Jovem.

Além disso tudo que é super estranho, na página da Kiss no facebook foi postado assim ‘hoje temos a banda gurizada, a kiss VAI PEGAR FOGO’ logo depois do incêndio o post foi apagado, estranho não?” [2].

*  *  *

De nossa parte, acrescentamos um detalhe: as figuras humanas que ilustram o pôster coincidem significativamente com muitas descrições do fogo do inferno, por exemplo, na visão que desse lugar tiveram os pastorzinhos de Fátima, assim relatada pela Irmã Lúcia:

Vimos como um mar de fogo. Submersos nesse fogo estavam os demônios e as almas como se fossem brasas transparentes e negras, bronzeadas e com forma humana, que flutuavam no incêndio, levadas pelas chamas que delas mesmas saíam juntamente com horríveis nuvens de fumo, caindo por todos os lados. Semelhantes ao cair das fagulhas nos grandes incêndios sem peso e sem equilíbrio, entre gritos de dor e desespero que horrorizavam e faziam estremecer de pavor. Os demônios se distinguiam por formas horríveis e repugnantes de animais espantosos e desconhecidos, mas transparentes como carvões acesos [3].

* * *

Não há, pois, como evitar a pergunta do blogueiro brasileiro: todas essas coincidências, serão meras coincidências? Deixamos a resposta aos que ainda usam sua mente para essa saudável operação chamada pensar; aos que não sucumbiram à mania das sensações…

[1] Plinio Corrêa de Oliveira, Apetite de extravagância total, “Folha de S. Paulo”, 9-4-1972.

[2] http://www.rainhamaria.com.br/Pagina/13067/Incendio-na-boate-gaucha-O-cartaz-da-banda-era-uma-caveira-pegando-fogo.

[3] Memorias de Lucía, la vidente de Fátima, Introducción y notas del P. Joaquín María Alonso, Ediciones “Sol de Fátima”, 5a Edición, Madrid 1995, pág. 148.

15 COMENTÁRIOS

  1. Muito interessante as revelações neste “Incêndio na Discoteca… “. No livro da Constituição do Planeta Terra – a Bíblia, está escrito: “Comerás do fruto da tua boca”; também: “Quando um cego guia outro cego, vão ambos para o abismo. (Entenda-se aqui “cego” no sentido espiritual). Simbologia é coisa séria; tanto, que é fartamente utilizada em todas as religiões e seitas, filosofias e crenças…

  2. Sobre meu poster @Paulo Kelson
    Eis a prova que o dono do (blog Libertar.in), Marcos Paulo Goes é comunista ou no mínimo socialista, já que faz o jogo sujo dos neofascistas do PT, ou seja, ele tem nada de libertário, nunca denunciou as atrocidades do regime cubano. Não passa de uma falsa bandeira como o petista “irmão” Rubens do “Verdade” Oculta.

    http://www.libertar.in/2013/02/mais-um-desmascarado-as-40-perguntas.html

    http://www.libertar.in/2013/02/teatro-de-ativistas-mais-evidencias-que.html#comment-form

  3. Mais um detalhe que não foi citado no texto acima, a forma em que está a mão do rapaz ao lado do cartaz simboliza um dos símbolos atribuídos a satanás (apenas o dedo indicador e mínimo em riste, parecendo dois chifres).

  4. Odioso é silenciar a verdade sobre a existência do inferno, fazendo com que incontáveis almas nele caiam por essa omissão. A própria Nossa Senhora não hesitou em mostrá-lo aos três pastorzinhos em 1917, para incutir-lhes o temor de ofender a Deus e o desejo de rezar pela salvação das almas. A Jacinta disse que o pecado da carne era o que mais almas levava ao inferno. A imutável doutrina católica ensina que se qualquer um de nós tiver a infelicidade de morrer em estado de pecado mortal, será condenado. E, para se incorrer nesse pecado, é mister que a matéria do mesmo seja grave, e que haja, da parte de quem a pratica, conhecimento de sua gravidade e consentimento em praticá-la. A Igreja Católica ensina também que todos nós dispomos das graças necessárias para nos salvarmos e que só se condena quem quer.

  5. O lado bom, sim tudo tem um lado bom, é que toda uma cidade rezou ou um País rezou (orou) por estes jovens.O destino deles é a DEUS que em sua infinita misericórdia os amparou,mas todos sem exceção pensaram em DEUS e elevaram suas orações a ele.Ir a um baile não é ofensa a DEUS, ofensa é lembrar-se de um baile e esquecer-se de nosso sumo bem,colocá-lo em segundo, terceiro quarto lugar, e assim por diante, quando ele nos disse: “AMAR A DEUS SOBRE TODAS AS COISAS” Nosso DEUS mesmo nos disse que é um DEUS ciumento, nos ama com amor infinito ele é o primeiro amor de nossas vidas, seu amor vem primeiro que o amor de nossos pais por nós, se eles nos abandonam, DEUS não, nunca, em hipótese alguma nos abandonará.Confortará os corações das famílias,sustentará suas bases se se basearem em DEUS.Nosso SENHOR e criador não nos obriga a amá-lo, temos nosso livre arbítrio e as consequências de nossas escolhas, para o bem e para o mal depende de nossas escolhas.SUELI SOUZA DE CASTANHAL-PARÁ.Minhas orações as famílias.

  6. Som alto, bebidas, drogas, vida noturna…aconteceu a eutanásia social! Não há divertimento mais. Só grife! e uma pior que a outra, uma vez que basta enfeitar uma parede com luminosos e cobrar entrada, consumação e manter a propaganda. O resto é lucro! A cara consternada da presidente parece dizer: “pena que não são aposentados que estão entre as vítimas. O INSS agradeceria!”

  7. Particularmente, acho odioso esse tipo de artigo que fica dando menções ao inferno e satanismo. Acho odioso com a família desses jovens. Acho odioso para a memória deles e acho odioso o julgamento que é feito.

    “Vai pegar fogo” é uma expressão, simples assim. Já usei essa expressão em torno de debates: “o debate entre fulano e sicrano vai pegar fogo”. É só uma expressão e a coincidência foi infeliz, só isso. Trágica, abalável.

    Essas ligações de tom muito mais protestante que católico são odiosas. São nojentas mesmo. Em tudo, procurando julgar, em tudo procurando catalogar.

    Muito mais sábia é a expressão: “velai, pois não sabeis nem o dia, nem a hora”. Serve de alerta, mas o destino eterno desses jovens, só Deus sabe e não cabe a nenhum católico se pôr na posição acima do bem e do mal, como se também não estivesse vulnerável às chamas só porque não vai a boates.

  8. E em relação ao teto da igreja Renascer que desabou na cabeça dos fiéis na hora do culto, matando várias pessoas? E o que dizer das pessoas que estavam na boate e se salvaram? Deus escolheu quem seria salvo e as outras, ele deixou morrer?

  9. Muito bom!Espero que sirva para aumentar a fé dos incrédulos, senão vejamos: Ali dentro da boate não tinha lugar para JESUS, então o que sobra é para o demônio tomar conta. E o que ele mais gosta é da perdição das almas, ele é o pai da mentira, se alegra com a tristeza dos outros, foi assim com JESUS, será assim conosco.É uma pena que logo cai no esquecimento e mais vidas serão ceifadas por aí. Aqui vai um conselho para os jovens, mesmo porque tenho filhos jovens: “Vocês não são proibidos de ser felizes, ir a um bom baile, etc.., assim como fui na minha adolescência, porém analise com senso crítico se onde estão frequentando é lugar saudável e se JESUS está ali, com certeza vocês vão evitar muito mais problemas para suas vidas”. Que DEUS abençoe a todos que lerem este meu relato e que toque no fundo de seus corações. Fiquem com JESUS através do olhar materna de sua e nossa mãe MARIA.

  10. Faltou falar algo muito mais importante que as coincidências. A boate KISS, espelha-se na banda de Rock Pesado norte americana KISS, basta traduzir, que este kiss, não significa beijo
    em português, só se for BEIJO DA MORTE, mas este KISS significa em ingles por extenso:
    KNIGTS IN SERVICE OF SATAN, em portugues CAVALEIROS A SERVIÇO DA SATAN !

  11. Às vezes leio blogs de pensadores como Olavo de Carvalho como sugere nossa amigo Kelson, mas raciocino que há outros fatores como indica o Prof. Plinio – os psicológicos – que explicam muito bem as tragédias. Nenhum autor já, que eu conheço, trata desses temas com tanta argúcia como o Prof. Plinio. Explicar como é a juventude é coisa que não vejo nos escritos de autores que são contra o comunismo.

  12. Na Bíblia fala sobre idolatria. a meu ver sobre esses tais shows satânicos. Muitos seguem os ídolos fabricados pela mídia também, e deixam de ser eles mesmos para imitar o idolo em seus cabelos, suas tatuagens, musicas trejeitos de dançar, e por ai vai.
    Tal mensagem como a que aqui está exposta a mídia nem faz referencias. E a famigerada banda KISS americana desde o inicio de suas apresentações faz shows com satanismo no palco. Seguem os Rolling Stones, Rock in RIO, entre outros em outras áreas de sucessos, onde houver ajuntamento de pessoas. Não é assim também com os homens bombas muçulmanos?
    Uma coisa é certa: o satanás se serve desses tais e de outros simpatizantes para aprontar sinistros contra os idólatras. E depois fica rindo das tragédias enquanto a policia procura culpados.

  13. O blog Libertar.in, que é um blog de teorias de conspiração, anti-católico com tendências (libertárias), vejo que é bastante conhecido até pelo TFP, melhor mesmo é o Mídia Sem Máscara, apesar de tudo pelo menos as pessoas estão se informando, de forma básica, sobre a agenda global dos “três poderes socialistas”¹ da Nova Ordem Mundial, isso não é teoria, é fato:

    Fabianistas: ONU, globalistas, Bildeberges, pejorativamente chamados de Illuminati; Eurasiano: Rússia e China com outros regimes comunistas asiáticos e a Fraternidade Mulçumana: países islâmicos sob a liderança iraniana.

    Agora o que está no Libertar.in sobre Chemtrails e a HAARP², existem, pesquisem!

    Tanto que na Segunda Guerra as pessoas só supunham que existia a bomba atômica até ela ser conhecida pela humanidade depois de ser detonada em Hiroxima.

    Eu e minha esposa vimos esses aviões de rastros químicos várias vezes, só estou esperando uma oportunidade de filmar aqui em Manaus para postar na intenert, olhem para cima!

    (Agora sobre a boate, foi consequência da irresponsabilidade provocado pela ganância do seus donos e agentes públicos, e tudo o que é de ruim é atração para o demônio.)

    ¹http://www.dcomercio.com.br/index.php/opiniao/sub-menu-opiniao/95155-o-que-esta-acontecendo

    ² http://www.libertar.in/2013/02/novo-video-do-canal-libertar.html

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor deixe seu comentário!
Por favor insira seu nome