18 de junho

1429: – Os franceses, liderados por Santa Joana d’Arc, vencem o exército inglês, na Batalha de Patay.

1757: – Tropas da imperatriz Maria Teresa de Áustria esmagam às de Frederico da Prússia, em Kolin, na Boêmia.

1783: – Chega simultaneamente a Paris, Turim e Pádua a nuvem ácida proveniente do vulcão Laki, da Islândia, que entrou em erupção a 8 de junho, e continuará nos próximos 8 meses. Nos anos seguintes causará grande fome, que deixará um saldo de 6 milhões de mortos em todo o mundo, no que foi descrito como “uma das maiores catástrofes do meio ambiente na História européia”.

1812: – Os Estados Unidos declaram guerra ao Reino Unido e suas colônias, incluindo o Canadá Superior (Ontário), o Canadá Inferior (Quebec), Nova Escócia, Bermuda e a ilha da Terra Nova. O massacre do Fort Dearborn, Indiana, em 15 de agosto de 1812, foi a gota d’água que levou os americanos à guerra contra os britânicos. A guerra terminou em status quo.

1815: – Na Batalha de Waterloo as tropas napoleônicas são derrotadas pelas do duque de Wellington, pelo que Napoleão tem que renunciar pela segunda vez.

1900: – Na China, a imperatriz viúva, Longyu, manda matar todos os estrangeiros no país, incluindo os diplomatas e suas famílias.

1908: – Chega ao porto de Santos o barco Kasato-Maru, com os primeiros imigrantes japoneses.

1927: – Projeção, em Nova York, da primeira reportagem cinematográfica sonora, sobre a recepção em Washington ao aviador americano Lindbergh, depois de seu vôo sem escalas sobre o Atlântico.

1940: – Na Inglaterra, Winston Churchill faz o discurso chamado Finest hour. Por sua vez o general De Gaulle faz na BBC a “chamada de 18 de junho”, apelo decisivo à resistência de todos os cidadãos franceses às forças nazistas de ocupação.

1942: – Em Tobruck, na Líbia, as tropas britânicas capitulam ante os alemães, que capturam mais de 33 mil prisioneiros e abundante material de guerra.

1948: – A Columbia Records apresenta o LP, primeiro disco em vinil capaz de suportar uma gravação em estéreo, mantendo 33 rotações e meia por minuto.

1953: – No Egito, um grupo de oficiais do exército liderados por Gamal Abdel Nasser, derrubam o rei Faruq, e proclamam a República do Egito, de cunho socialista.

1979: – Os dirigentes dos Estados Unidos, James Carter, e da URSS, Leonid Brezhnev, assinam em Viena o tratado “SALT II” para a limitação das armas nucleares.

1982: – Em Londres, aparece enforcado o italiano Roberto Calvi, presidente do Banco Ambrosiano.

1992: – Os irlandeses aprovam, em referendo, a ratificação do Tratado de Maastricht com 69% dos votos.

Copies of Pope Francis’s encyclical, a collection of principles to guide Catholic teaching, entitled “Laudato Si ” lies on a table during its official presentation at the Sinod hall in the Vatican, 18 June 2015. ANSA/ALESSANDRO DI MEO

1994: – Despedida, em Berlim, das tropas britânicas, americanas e francesas, encarregadas da defesa do setor ocidental desde o final da II Guerra Mundial.

1999: – Morre em acidente de avião, sem deixar filhos, o único descendente varão de John F. Kennedy, John-John.

2004: – Os países membros da Unigão Européia aprovam o projeto de Constituição Européia, formalmente chamado “Tratado pelo qual se institui a Constituição para a Europa”.

2006: – A Igreja Episcopal dos Estados Unidos elege, pela primeira vez, uma mulhe, a responsável pelo episcopado de Nevada, Katharine Jefferts Schori, como líder.

2007: – A polícia britânica, em cooperação com as autoridades de 35 países, desmantela uma rede internacional de pedofilia que funcionava através da Internet, envolvendo mais de 700 suspeitos em todo o mundo.

2013: – Enchente extraordinária do rio Gave alaga a Gruta de Lourdes e instalações do Santuário.

2014: – A Câmara de Deputados do Luxemburgo aprova, por 56 votos contra 4, o reconhecimento do “casamento” homossexual e a adoção de infantes e crianças por eles.

2015: – Francisco I lança sua encíclica Laudato Si, pela qual assume a liderança da revolução ecológica e suscitou controvérsias.(clique aqui)

Deixe um comentário!