19 de junho

Hughes Félicité Robert de Lamennais defensor da liberdade em tudo para todos.

1782: – Nasce o Pe. Felicité de Lamennais, filósofo e teólogo francês, que foi condenado pelas encíclicas do Papa Gregório XVI Mirari Vos, de 1832, e Singulari Nos affecerant Gaudio, de 1834, por persistir em suas idéias heterodoxas contidas em seu livro “Palavras de um crente”. Morre em 1854.

1790: – Durante a Revolução Francesa, é decretada a abolição da nobreza, das ordens militares, dos escudos, e de toda classe de distinção entre os franceses.

1812: – O papa Pio VII, prisioneiro de Napoleão, é encarcerado no castelo de Fontainebleau.

1821: – São supressos no México os “mayorazgos”, instituição civil de origem feudal, com raízes no fideicomisso romano, criados pelos Reis Católicos na Espanha em 1502. Estes beneficiavam ao primogênito da família, de maneira a fazer com que o grosso do patrimônio famíliar não se disseminasse, mas só pudesse aumentar.

1842: – Os restos do Cid Campeador e de sua esposa Jimena são trasladados do mosteiro de São Pedro de Cardeña à Casa Consistorial de Burgos.

1862: – Abrahão Lincoln sanciona a lei que proíbe a prática de escravatura nos Estados Unidos, apresentando uma proposta de emancipação dos escravos, que será assinada em janeiro de 1863.

1867: – São executados em Santiago de Querétaro o Imperador do México Maximiliano I e os seus generais Tomás Mejía e Miguel Miramón, por ordem de Benito Juárez.

1870: – Os “Estados Confederados da América” deixam de existir depois da readmissão dos Estados do sul nos “Estados Unidos da América”.

1905: – São Pio X autoriza os católicos italianos a participarem da vida pública.

1917: – A Câmara dos Comuns reconhece o direito de voto das mulheres britânicas com mais de 30 anos.

1923: – O revolucionário mexicano Pancho Villa é assassinado em uma emboscada nas imediações de Parras de la Fuente.

1933: – O partido nazista austríaco é dissolvido, mas a organização inspirada em Adolf Hitler prossegue as ações terroristas.

1953: – Execução dos espiões Júlio e Ethel Rosenberg, nos Estados Unidos, acusados de entregarem à URSS segredos atômicos americanos.

1961: – O Kuwait declara sua independência em relação ao Reino Unido.

1964: – O Senado dos Estados Unidos aprova a carta dos direitos cívicos, que suprime as políticas segregacionistas praticadas pelos diferentes Estados.

1991: – Os Estados Unidos e membros do Mercosul assinam, em Washington, o “Acordo da Rosaleda”, para harmonizar a política de comércio e inversão.

1999: – O príncipe Eduardo da Inglaterra contrai matrimônio com Sofia Rhys-Jones, na capela de São Jorge de Windsor.

– Falece Henrique de Orleans, Conde de Paris, pretendente ao trono da França.

2008: – A União Européia concorda em levantar as sanções a Cuba, com a ilusão de uma liberalização na Ilha depois que Raul Castro assumiu a chefia do país.

2011: – Os “indignados” da Espanha organizam uma manifestação massiva principalmente contra o Pacto do Euro, iniciativa apoiada a nível mundial.

2014: – Com a abdicação de seu pai, João Carlos I, no dia 2, a seu favor, Felipe VI foi proclamado neste dia pelas Cortes Gerais, Rei da Espanha.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here