19 DE DEZEMBRO

1789: Para tentar sanar a grave crise econômica conseqüência da Revolução, os revolucionários franceses criam os assignats, papel moeda que estabelecem como moeda única.

1897: Nos Estados Unidos, o presidente William McKinley anuncia a intervenção de seu país na guerra de Cuba contra a Espanha.

1924: Em Londres, é vendido o último Rolls-Royce Silver Ghost.

Leon Trótski (nascido Liev Davidovich Bronstein; Ianovka, 7 de novembro de 1879 — Coyoacán, 21 de agosto de 1940) foi um intelectual marxista e revolucionário bolchevique, organizador do Exército Vermelho e, após a morte de Lenin, rival de Stalin na disputa pela hegemonia do Partido Comunista da União Soviética (PCUS).

1936: O comunista Leon Trotski é admitido no México na qualidade de refugiado, depois de peregrinar nove anos por diversos países.

1941: II Guerra Mundial. Perante alguns reveses, Adolf Hitler demite os chefes militares, e assume o comando do exército nazista.

1968: Os Estados Unidos lançam o Intersalt 3, o mais sofisticado satélite de comunicações até à data.

1984: Por meio de acordo, a Grã Bretanha se compromete a entregar Hong Kong à China em 1997.

1986: O líder soviético Gorbachev libera o cientista Andrei Sakarov e sua esposa de seu exílio em Gorki, onde eram mantidos desde 1980.

1999: Transferência da soberania de Macau para a China comunista, depois de 442 anos sob administração portuguesa.

2000: O Parlamento britânico aprova a proposta do Governo que autoriza a clonagem de embriões humanos para fins terapêuticos.

2007: O presidente russo Vladimir Putin, é designado personalidade do ano pela revista Time.

2016: Em Ankara, durante uma exposição de arte, o embaixador russo na Turquia, Andrei Karlov, é assassinado a tiros por um homem que se fazia passar por membro das forças de segurança turcas.

– Em Berlim, um caminhão atropela uma multidão em um mercado de natal, deixando 12 mortos e 48 feridos.

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor deixe seu comentário!
Por favor insira seu nome