Efemérides – 23/06

0

1848: – Têm início na França os distúrbios que culminaram com a revolução republicana e queda de Luis-Filipe.

1858: – Em Bolonha, então pertencente aos Estados Papais, ocorre o Caso “Mortara”. Ao saber que o menino judeu Edgardo Mortara (1851-1940), fora batizado em segredo por sua babá quando severamente doente, quando este se recuperou as autoridades governamentais decretaram que deveria ser educado como católico. Foi então retirado da família e entregue ao papa Pio IX, que o fez educar pela Ordem dos Cônegos Regulares, onde Edgardo mais tarde entrou como noviço.

O Papa Pio XII promulga o “Decreto contra o Comunismo”, decretando a excomunhão dos comunistas e seus simpatizantes.

1949: – O papa Pio XII decreta a excomunhão dos comunistas e seus simpatizantes.

1968: – É publicada na Folha de São Paulo a carta do Prof. Plinio a D. Hélder pedindo medidas contra o Pe. Comblin por suas posições revolucionárias. A TFP distribuiu 500.000 exemplares dessa carta.

1969: – Tem início campanha de difusão do exemplar de “Catolicismo” denunciando a conspiração do IDO-C e dos Grupos proféticos, para subverter a Igreja. Nessa ocasião, foi lançada em público a depois conhecida capa rubra dos militantes da TFP.

1991: – Moldávia declara sua independência da União Soviética.

2016: – Em um referendo no Reino Unido sobre sua permanência ou não na União Européia, 51,9% dos votos foram favoráveis à sua saída dessa União.

– Em Havana, por ocasião dos diálogos de paz entre as FARCs e o Governo colombiano, ambas partes concordam com o fim das confrontações e um cessar fogo e hostilidades, bilateral e definitivo.

Deixe uma resposta