24 de fevereiro

O quadro representa Henrique I, 3º Duque de Guise, Príncipe de Lorena, França (1550–1588).

1563:Assassinato do duque de Guise, em Orleans, por ordem de Coligny, chefe calvinista.

1582: – Gregório XIII estabelece o calendário gregoriano.

1848: – Em Paris, Luiz Felipe “rei dos franceses”, abdica.

1891: – É promulgada a primeira Constituição republicana do Brasil.

1920: – É constituído, em Munique, o Partido Nacional Socialista Alemão, o partido nazista de Adolf Hitler. E, em Londres, Nancy Astor, primeira mulher deputada, pronuncia seu primeiro discurso.

1917: – Primeira Guerra Mundial: O embaixador americano em Londres é informado sobre o telegrama Zimmermann, em que a Alemanha promete ajuda econômica e a restituição dos estados do Novo México, Texas e Arizona ao México, se esse país declarar guerra aos Estados Unidos.

1991: – Guerra do Golfo. Começa a ofensiva terrestre das forças aliadas contra as tropas iraquianas no Kuwait, com o avanço de um milhão de soldados e dez mil blindados.

1999: – Morre o primeiro sacerdote operário, Pe Jacques Loew.

2004: – George W. Bush sanciona a emenda à Constituição dos Estados Unidos que proíbe o casamento entre pessoas do mesmo sexo.

2008: – Raul Castro sucede oficialmente ao irmão Fidel na chefia do Estado cubano, eleito pela nova Assembléia para um mandato de cinco anos. O novo presidente de Cuba anunciou que vai avançar com uma reestruturação da Administração Pública e saudou efusivamente o presidente e as forças armadas da Venezuela

Deixe um comentário!