Efemérides – 24/06

0
Na fotografia acima, um C-54 carregado de suprimentos se aproxima para pouso em Berlim Ocidental, por ocasião da Bloqueio soviético da capital alemã.

1662: – Batalha de Macau. Os holandeses tentam, em vão, capturar Macau, mas são rechaçados pelos defensores portugueses.

1717: – Inauguração em Londres da primeira Grande Loja Universal da Maçonaria, base da Franco-maçonaria ou Maçonaria moderna.

1779: – Napoleão Bonaparte inicia a Campanha da Rússia. As tropas francesas atravessam o Rio Neman

1888: – Inauguração da basílica velha de Nossa Senhora em Aparecida, no interior do Estado de São Paulo.

1947: – É feito o primeiro relato, amplamente divulgado, sobre o fenômeno UFO (unidentified flying object) ou OVNI (objeto voador não identificado), pelo aviador e empresário norte americano Kenneth Arnold, marcando assim o início da ufologia ou ovnilogia moderna.

Mapa de Berlim, em 1948. No centro da massa vermelha, as partes coloridas significam as partes de Berlim que coube a cada país. A URSS então isolou a parte Ocidental de Berlim, impedindo a chegada de recursos do Ocidente por terra aos alemães. Por isso foi criada a Ponte Aérea de Berlim, por onde foram entregues milhares de toneladas de suprimentos aos berlinenses ocidentais.

1948: – Início do Bloqueio de Berlim. A União Soviética torna impossível viajar por terra entre a Alemanha Ocidental e Berlim Ocidental

1966: – O Prof. Plinio envia carta privada ao Cardeal Agnelo Rossi, presidente da CNBB, externando surpresa pelo comunicado da entidade contra a TFP, então em campanha contra o divórcio.

1969: – O Governo socialista do Peru aprova a lei de reforma agrária, que expropria os grandes latifúndios.

2006: – A TFP americana encerra campanha de 2.092 protestos públicos contra o filme blasfemo “The Da Vinci Code”, diante das sedes da produtora Sony em New York e Los Angeles.

2020: – O Fundo Monetário Mundial prevê uma recessão global mais profunda, com contração de 4,9% (ante 3%), observando que 2/3 de todos os países usaram 11 trilhões para apoiar suas economias.

Deixe uma resposta