Efemérides – 26/08

0
Iluminura da Batalha de Crécy, primeira batalha de relevo da Guerra dos Cem Anos, em 1346.
Pintura de Eduardo III, rei da Inglaterra, que derrotou as tropas francesas superiores na Batalha de Crécy, 1346.

1346: – Batalha de Crécy, primeira grande batalha da Guerra dos Cem Anos. Culminou com a vitória das forças inglesas comandas por Eduardo III, rei da Inglaterra, sobre as tropas francesas de Felipe VI.

1789: – Durante a nefasta Revolução Francesa, a Assembléia Nacional Constituinte aprova a Declaração dos Direitos do Homem e do Cidadão, inspirada na declaração de independência dos Estados Unidos, que marca o fim do Ancien Régime e o advento de uma nova era.

1914: – Têm início a Batalha de Tannenberg, na Prússia Oriental; terminará a 30 de agosto, com o exército alemão vitorioso contra as forças russas;

– Os alemães conseguem a retirada das tropas aliadas na Batalha de Cateau.

1936: – A BBC de Londres realiza a primeira transmissão mundial de televisão, primeiro passo para a televisão moderna. Essa difusão foi suspensa de 1º de setembro de 1939 até 7 de junho de 1946, por causa da Segunda Guerra Mundial.

1978: – O cardeal Albino Luciani, arcebispo de Veneza, é eleito papa com o nome de João Paulo I. Governaria apenas 33 dias, falecendo misteriosamente no dia 28 de setembro.

2006: – O Irã inicia a nova fase do programa nuclear, com a abertura do projeto de água pesada de Arak, a 400 quilômetros de Teerã.

2016: – A Policia Federal brasileira indicia o ex-presidente Lula da Silva, sua mulher, e outras três pessoas por corrupção ativa, passiva e lavagem de dinheiro num caso da operação Lava Jato, que investiga crimes cometidos na Petrobras.

Deixe uma resposta