27 de julho
1214: – O rei Felipe II da França derrota João Sem Terra, da Inglaterra, na Batalha de Bouvines.
1549: – São Francisco Xavier chega às costas do Japão, onde exerceria um profícuo apostolado.
1794: – Durante a Revolução Francesa, a Convenção Nacional, no golpe que ficou conhecido como Golpe do 9 termidor, ordena a prisão de Maximilien Robespierre, depois deste ter proposto a execução de 17 mil “inimigos da Revolução”, numa ameaça aos deputados mais moderados. Isso acabará com a fase do Terror, a mais radical da Revolução.
1830: – Uma revolução nos dias 27, 28 e 29, do “povo de Paris” insuflado pelas sociedades secretas republicanas, e liderados pela burguesia liberal, provocam a renúncia forçada do rei Carlos X.
1843: – A China fica aberta ao comércio europeu.
1866: – Termina a instalação do cabo submarino Atlantic, o primeiro cabo telegráfico entre a Europa e os Estados Unidos, permitindo o estabelecimento de comunicações entre o continente europeu e a América do Norte.
1882: – Nasce o engenheiro britânico Geoffrey De Havilland, pioneiro da aviação, criador do Havilland Comet, primeiro avião a jacto de uso regular, e do “Mosquito”, avião de combate da Royal Air Force, o mais versátil da II Guerra Mundial.
1884: – Na França, primeira lei autorizando o divórcio.
1900: – Parte da Alemanha um corpo expedicionário para sufocar a rebelião dos boxers, na China.
1916: – Na I Guerra Mundial, os russos invadem a Turquia Oriental e ocupam Erzincan.
1919: – Em Chicago, começam os distúrbios raciais que terminarão uma semana depois com 38 americanos afro-descendentes assassinados pelos de pele branca. O apartheid durará até 1965.
1933: – O Governo da Segunda República Espanhola reconhece a União Soviética.
1941: – O Japão ocupa o território francês da Indochina.
1944: – Durante a II Guerra Mundial, forças americanas quebram a linha de defesa alemã, na Bretanha.
1946: – O Kuomintang (Partido Comunista Chinês), rechaça a proposta de finalizar a guerra civil na China.
1953: – Os Estados Unidos, a Coréia do Norte e a China assinam em Panmunjon um armistício que termina com a Guerra da Coreia. A Coreia do Sul fica só como membro observante ao negar-se assinar o armistício, que só favoreceu o inimigo do Norte.
1954: – É assinado um Tratado entre o Reino Unido e o Egito sobre a retirada dos britânicos da zona do Canal.
– Caso Watergate. A Comissão Judicial da Câmara dos Representantes dos EUA emite o primeiro dos três atos de impugnação do presidente Richard Nixon, comprovada a tentativa de obstrução à justiça.

1983: – O ministro argentino do Interior confirma a prisão, em Buenos Aires, de 200 membros das forças militares e de segurança da ditadura do general Videla.
1988: – É aprovada no Brasil uma nova Constituição com grandes inovações, criticada na doutrina por ser muito extensa, prolixa e analítica.
1989: – Na URSS o Parlamento aprova provisoriamente a autonomia financeira das Repúblicas Balticas.
2002: – O Congresso americano concede ao presidente George W. Bush plenos poderes para negociar acordos comerciais com outros países.