Efemérides – 27/07

0
Soldados britânicos manobram uma peça de artilharia em meio à lama, durante a Batalha de Passchendaele, em 1917.

1794: – Durante a Revolução Francesa a Convenção Nacional, no que ficou conhecido como Golpe do 9 termidor, ordena a prisão de Maximilien Robespierre, depois deste ter proposto a execução de 17 mil “inimigos da Revolução”, numa ameaça aos deputados mais moderados. Ele e seus comparsas serão guilhotinados, o que acabará com a fase do Terror, a mais radical da Revolução.

1884: – Na França, primeira lei autorizando o divórcio.

Um canhão alemão capturado por tropas britânicas, durante a Batalha de Passchendaele. Foi umas das batalhas mais sangrentas da Primeira Grande Guerra.

1917: – Na Batalha de Passchendaele, os Aliados alcançam o canal Yser.

1942: – Os Aliados conseguem deter o avanço de Rommel na África do Norte, na Batalha de El Alamein.

1949: – Primeiro voo da primeira aeronave à jato comercial, o de Havilland Comet.

1953: – Os Estados Unidos, a Coréia do Norte e a China assinam em Panmunjon um armistício que termina com a Guerra da Coréia. A Coréia do Sul fica só como membro observante ao negar-se a assinar o armistício, o que só favoreceu o inimigo do Norte.

1981: – Ao pousar no Aeroporto Internacional de Chihuahua, o voo Aeroméxico 230 sai da pista, matando 32 dos 66 passageiros e tripulantes a bordo da aeronave.

1988: – É aprovada no Brasil uma nova Constituição com grandes inovações,  criticada por ser muito extensa, prolixa e analítica.

2020: – A China fecha oficialmente o Consulado dos Estados Unidos em Chengdu, semanas depois do fechamento do Consulado chinês em Houston. O que tornou tensa a relação entre os Estados Unidos e o Tigre de Papel.

Deixe uma resposta