Portal do IPCO
Plinio Corrêa de Oliveira
IPCO em Ação

Efemérides – 31/05


1232: – Canonização de Santo Antônio de Lisboa ou de Pádua.

1653: – O papa Inocêncio X condena as doutrinas jansenistas, disseminadas sobretudo na França.

1793: – Começa o período do Terror na Revolução Francesa, com a prisão dos deputados girondinos e moderados, que seriam depois guilhotinados.

1820: – Supressão da Inquisição no México.

1889: – Na Pensilvânia, dois dias de copiosa chuva rompem a represa South Fork, morrendo 2209 pessoas.

1906: – Em Madri o rei Alfonso XIII se casa com Vitoria Eugênia de Battemberg. À saída da cerimônia o anarquista Mateus Morral lança uma bomba contra a comitiva que não alcança os reis, mas causa a morte de 30 pessoas.

1912: – A empresa naval White Star aprova e atesta a lista original de passageiros do Titanic, a única que se conserva na atualidade.

1962: – Execução, em Jerusalém, do nazista Adolf Eichmann, antigo chefe das SS, responsável pela deportação de judeus para os campos de extermínio, sequestrado na Argentina por agentes israelitas.

Julgamento do nazista Adolf Eichmann, antigo chefe das SS, responsável pela deportação de judeus para campos de extermínio, capturado na Argentina por agentes especiais israelitas.

1963: – João XXIII, agonizante, recebe mensagem do grão rabino de Jerusalém: “Os judeus não se esquecerão de que sois um seu amigo”.

1988: – Lançamento, na Espanha, da campanha do livro “Espanha anestesiada”.

1989: – Em um bar em Tarapoto, no Peru, membros do grupo terrorista MRTA assassinam 8 travestis, por serem “flagelos sociais para corromper a sociedade”.

1995: – Manifesto da TFP colombiana: “Si el Estado no lucha contra el crime narco-guerrillero, se dejará dominar por El”.

2003: – Depois de 26 anos de existência, a Air France põe fim à exploração comercial de seus cinco aviões supersônicos Concorde, com um último vôo para Nova York.

2005: – O antigo diretor do FBI, Mark Felt, revela ter sido a fonte secreta dos jornalistas do Washington Post, “Garganta Funda”, durante a investigação do caso Watergate.

2009: – O Airbus A330 da Air France em sua viagem entre o Rio de Janeiro e Paris, cai no Oceano Atlântico. Entre as vítimas estava D. Pedro Luís de Orléans e Bragança, príncipe do Brasil, filho de D. Antônio João de Orleans e Bragança, terceiro na linha de sucessão ao trono brasileiro. 

2020: Nos Estados Unidos, no dia 26 a polícia foi chamada para uma emergência de suspeita de assalto. Um policial que tinha em sua custódia um suspeito, desastradamente ficou ajoelhado sobre o pescoço do mesmo provocando sua morte por asfixia. O movimento anarquista e racista Black Lives Matter explorou o caso promovendo, a começar neste dia,  protestos contra a polícia em todos os Estados Unidos, com incêndios e depredações de propriedades de brancos.

Detalhes do artigo

Autor

Instituto Plinio Corrêa de Oliveira

Instituto Plinio Corrêa de Oliveira

2536 artigos

O Instituto Plinio Corrêa de Oliveira é uma associação de direito privado, pessoa jurídica de fins não econômicos, nos termos do novo Código Civil. O IPCO foi fundado em 8 de dezembro de 2006 por um grupo de discípulos do saudoso líder católico brasileiro, por iniciativa do Eng° Adolpho Lindenberg, seu primo-irmão e um de seus primeiros seguidores, o qual assumiu a presidência da entidade.

Categorias

Tags

Comentários

Seja o primeiro a comentar!

Comentários

Seja o primeiro a comentar!

Tenha certeza de nunca perder um conteúdo importante!

Artigos relacionados