No momento, você está visualizando Como Fidel Castro Enganou o Mundo e Manteve Cuba de Pé após a Queda da União Soviética

Introdução — Em 20 de julho de 2026, o Departamento de Estado dos Estados Unidos divulgou o relatório “Cuba — A Capital do Comunismo do Século XXI”. Esse relatório de cem páginas examinou detidamente a história do conflito entre os Estados Unidos e Cuba desde a Revolução de Fidel Castro, em 1959. Em vista de sua importância, a TFP preparou uma análise desse relatório em quatro partes.

Durante o período do Advento de 1991, certos bairros de Miami fervilhavam com uma expectativa que nada tinha a ver com as festividades natalinas que se aproximavam. A União Soviética estava se desintegrando. Muitos refugiados cubanos tinham certeza de que a queda de Fidel Castro ocorreria logo depois de seu patrono soviético. Muitas famílias cubanas ansiavam por regressar a la patria (a pátria), levando consigo escrituras e outros documentos, para recuperar tudo o que haviam perdido durante os anos de domínio comunista.

Mantendo vivo o comunismo

Então, surpreendentemente, Cuba não caiu. Na verdade, nem sequer pareceu vacilar. O regime de Castro parecia não ter sido afetado por acontecimentos que, segundo muitos esperavam, selariam sua ruína. De certo modo, essa façanha de sobrevivência conferiu uma nova dimensão à lenda de indestrutibilidade que os partidários de Castro sempre haviam alimentado. Mais uma vez, a ilha empobrecida demonstrara ser imune a acontecimentos mundiais de enormes proporções.

Cerca de seis meses depois, o fundador do movimento Tradição, Família e Propriedade, o professor Plinio Corrêa de Oliveira, apresentou sua opinião. Era um observador veterano de tudo o que dizia respeito à Revolução e, em particular, ao comunismo. Sua resposta foi emblemática de seu estilo: não deixava dúvida alguma quanto à sua intenção e, ao mesmo tempo, recorria a uma rica analogia com traços poéticos.

“Imagine um submarino”, começou ele, “no qual o periscópio, além de sua função óptica, serve também como um snorkel que permite a entrada de ar para aqueles que estão dentro da embarcação. Cuba desempenha atualmente o papel desse periscópio hipotético. A tripulação comunista, submersa nas águas da miséria, sente-se diminuída, desalentada e asfixiada diante da visão do naufrágio do comunismo russo. Contudo, a existência da Cuba de Castro leva oxigênio a esses pulmões. De tal modo que, se os comunistas respiram hoje, é porque Castro respira. E isso é de grande importância para a sobrevivência do comunismo.”

Um novo modelo revolucionário

Na primavera e no início do verão de 2026, o Departamento de Estado dos Estados Unidos — sem o saber — comprovou a tese apresentada pelo professor Corrêa de Oliveira em julho de 1992. Essa conclusão aparece no relatório do Departamento de Estado intitulado Cuba — A Capital do Comunismo do Século XXI. O documento merece ser examinado por todos aqueles que se perguntam como a esquerda adquiriu tamanha força depois de permanecer praticamente moribunda entre a primeira eleição de Ronald Reagan, em 1980, e a ascensão dos Socialistas Democráticos, iniciada por volta de 2016.

O relatório não perde tempo antes de entrar no assunto. O tom é estabelecido já nos dois primeiros parágrafos.

“Há quase sete décadas, o regime cubano conduz uma campanha contínua de subversão contra os Estados Unidos. É uma campanha que se infiltrou nos mais altos escalões do governo dos Estados Unidos, recrutou e cultivou gerações de ativistas norte-americanos, apoiou uma onda sem precedentes de terrorismo de esquerda em território norte-americano e realizou uma das mais duradouras e danosas infiltrações de inteligência estrangeira da história dos Estados Unidos.

“A campanha cubana contra os Estados Unidos é singular. Ela é irregular e clandestina — mesmo no auge de seu poderio militar, Havana jamais teve capacidade para derrotar os Estados Unidos em um conflito armado convencional. Em vez disso, os cubanos aperfeiçoaram um novo modelo para uma longa guerra de desgaste, organizado em torno da espionagem, da infiltração, da sabotagem, de redes de procuradores e de uma infraestrutura revolucionária concebida para voltar os Estados Unidos contra si mesmos.”

Subestimando Castro

É quase como se Cuba fosse um casulo, um refúgio para as larvas do comunismo até que este pudesse irromper como um espécime plenamente desenvolvido. Para examinar a construção desse casulo, é necessário — como em todos os aspectos da Cuba moderna — remontar a 1º de janeiro de 1959 e a Fidel Castro.

Sempre foi fácil subestimar Castro. No domingo, 11 de janeiro de 1959, menos de duas semanas depois de sua marcha vitoriosa até a capital cubana, a emissora de televisão CBS levou suas câmeras a Havana, onde o “Dr. Castro” foi o convidado do longevo programa da rede, “Face the Nation”.

Vestindo seu característico uniforme surrado e exibindo a barba rala, ele se apresenta como o compenetrado e afável servidor do povo. Em seu inglês hesitante e gramaticalmente incorreto, exalta a importância da opinião pública e de uma imprensa livre. “A opinião pública em Cuba é agora muito forte e possui um poder tremendo. Ninguém é poderoso o suficiente para se opor, neste momento, à opinião pública do país livre de Cuba.” Em determinado momento, ele sorri timidamente, como quem pede desculpas por seu inglês ruim.

A imagem do jovem líder democrático, patriótico e quase pacifista permaneceria por muito tempo no imaginário norte-americano. Quanto mais à esquerda estivesse o espectador, mais vividamente essa imagem se gravava em sua mente. Vê-lo dessa maneira torna muito mais fácil compreender a perspectiva equivocada de tantos acadêmicos norte-americanos das décadas de 1960, 1970 e 1980, que acreditavam que Castro começara como “um democrata com ‘d’ minúsculo, amante da liberdade” — isto é, um defensor da democracia, e não um integrante do Partido Democrata — e fora obrigado a se voltar para os soviéticos em razão da intransigência dos Estados Unidos.

Uma ilusão deliberada

Uma das primeiras realizações importantes do relatório é demonstrar que essa impressão sempre foi equivocada. Fidel Castro nunca quis ser aliado dos Estados Unidos. Um trecho de uma carta que escreveu em 1958 a Celia Sánchez, sua amante de longa data, comprova esse ponto. “Jurei a mim mesmo que os americanos pagariam caro pelo que estavam fazendo. Quando esta guerra terminar, começará para mim uma guerra muito mais ampla e maior: a guerra que vou lançar contra eles. Digo a mim mesmo que esse é o meu verdadeiro destino.”

Se o mundo subestimou Castro, ele próprio jamais cometeu esse erro. Compreendia seu papel na hierarquia do poder soviético: administrador de um posto avançado muitas vezes ignorado, pertencente a um patrono que lhe proporcionava a proteção tão necessária e suprimentos ocasionais. Ao mesmo tempo, podia deleitar-se com o apoio dos “progressistas” dos Estados Unidos e da Europa Ocidental. Quanto aos conservadores, ele sabia que a Crise dos Mísseis havia amedrontado os Estados Unidos e que Washington jamais voltaria a correr tamanho risco. Essa combinação lhe conferia uma posição a partir da qual podia agir impunemente em seu próprio quintal.

Assim, o líder cubano construiu gradualmente redes que conectavam comunistas em quase todos os países da América Latina. Para os marxistas sul-americanos, Castro era um herói — alguém que já havia realizado aquilo que eles apenas sonhavam fazer. O inimigo comum era uma visão grosseiramente distorcida de uns Estados Unidos repressores, o temido “regime imperialista ianque”.

Um canal de acesso à universidade norte-americana

Fiel ao modo de agir Revolucionário, a natureza exata do imperialismo ianque jamais foi claramente definida. Essas lendas são mais poderosas quando permanecem nebulosas, em vez de serem sobrecarregadas com “fatos” que possam ser comprovados ou refutados. Como afirma sucintamente o relatório: “Desde sua fundação, em 1959, a razão de ser do regime de Havana tem sido a exportação violenta do comunismo para o exterior. Mas seu verdadeiro alvo — acima de qualquer outro inimigo momentâneo — sempre foram os Estados Unidos.”

Castro tinha muitos apoiadores nos Estados Unidos. De fato, sua rede mais útil foi aquela que desenvolveu no país: um canal ininterrupto de acesso ao coração da universidade norte-americana. Ele conhecia os jornais e as revistas liberais, cujos textos eram produzidos por simpatizantes da esquerda que expunham detalhadamente sua admiração por um homem que julgavam compreender.

O processo pelo qual Castro desenvolveu essa rede será o tema do próximo artigo desta série.


Fonte: The American TFP — https://www.tfp.org/fidel-castros-great-deception-enabled-cuba-to-outlast-the-fall-of-the-soviet-union

Deixe um comentário