Patrono por excelência das Famílias, o glorioso São José, esposo da Santíssima Virgem Maria e pai adotivo do Menino Jesus, é celebrado pela Santa Igreja neste dia 19 de março. Em sua homenagem e para auxílio dos pais e filhos nestes dias nos quais as famílias atravessavam enormes dificuldades — sobretudo de ordem moral e religiosa, mas também de ordem material —, transcrevemos uma bela oração a São José composta pelo Papa São Pio X e depois alguns pensamentos de três grandes santos a respeito do perfeito modelo para os pais.

ORAÇÃO A SÃO JOSÉ 

Glorioso São José, modelo de todos os que se dedicam ao trabalho, obtende-me a graça de trabalhar com espírito de penitência, para a expiação de meus numerosos pecados; de trabalhar com consciência, pondo o culto do dever acima de minhas inclinações; de trabalhar com recolhimento e alegria, olhando como uma honra empregar e desenvolver pelo trabalho os dons recebidos de Deus; de trabalhar com ordem, paz, moderação e paciência, sem nunca recuar perante o cansaço e as dificuldades; de trabalhar sobretudo com pureza de intenção e com desapego de mim mesmo, tendo sempre diante dos olhos a morte e a conta que deverei dar do tempo perdido, dos talentos inutilizados, do bem omitido e da vã complacência no sucesso, tão funesta à obra de Deus.

Tudo para Jesus, tudo por Maria, tudo à vossa imitação, ó Patriarca São José! Tal será a minha divisa na vida e na morte.
Amém.

“Em Nazaré, síntese do mundo, São José manda e o Filho de Deus obedece. Esta obediência nos mostra a humildade do Salvador e a dignidade de José. Que dignidade maior que a de mandar n’Aquele que manda em todos os reis?

(Santo Afonso M. de Ligório)

“Tomei por advogado e senhor o glorioso São José, e muito me recomendei a ele. Claramente vi que desta necessidade, como de outras maiores, referentes à honra e à perda da alma, esse pai e senhor meu salvou-me com maior lucro do que eu lhe sabia pedir. Não me recordo de lhe haver, até agora, suplicado graça que tenha deixado de obter”.

(Santa Teresa de Ávila)

“O nome justo, que o Espírito Santo dá a São José, significa: completo em todas as virtudes”.

(São João Crisóstomo)

Deixe um comentário!