Estamos na era pós petista. O que é governar bem?

           Transcrevemos abaixo considerações do Prof. Plinio sobre o Rei, Santo Edmundo das quais destacamos o conceito de “bem governar”. Muito úteis para nossos governantes, nossos altos Magistrados, nossos altos Militares etc.  Já não falo do mundo econômico porque normalmente ele está voltado quase exclusivamente à produção material.

          “Porque enquanto os povos católicos, no campo temporal e sobretudo no espiritual, não são governados por homens dispostos a derramar seu sangue, não são dirigidos por quem preste. Só governa bem quem está disposto a ir na fidelidade a seus princípios até o martírio, na fidelidade a seu cargo até o martírio, do contrário não vale de nada.

          “Assim como um militar que não está disposto a morrer é igual a zero, assim um bispo, um príncipe, um rei, um alto governante que não esteja disposto a morrer para o cumprimento de seu dever é igual a absolutamente zero. (como andam longe desse ideal os progressistas, os adeptos da TL, os Eco-teólogos do Sínodo da Amazônia).

         “Os altos cargos exigem a alta coragem. São os cargos pequenos que podem se acomodar com o valor moral normal.

       “Os grandes cargos exigem o grande espírito de dedicação, o grande sacrifício.

       “Os grandes cargos… Deus o que dá de mais alto a um homem é um cargo? O que vale mais: um cargo ou uma vocação? Não há situações em que uma vocação vale mais do que um cargo?”

                                              * * *

Por essa razão, na Idade Média, na Civilização Cristã a primeira classe é o Clero. Não confundamos o Clero em tese com os clérigos filhos da Teologia da Libertação. Pensemos em Santo Anchieta, em Frei Galvão, em Santa Francisca de Jesus.

No plano temporal tivemos também grandes homens, grandes vultos nacionais, desde os governadores Gerais Tomé de Souza, Mem de Sá; João Fernandes Vieira, organizador da resistência contra o herege holandês, em Pernambuco. E assim, tantos outros, enumerá-los não é o objetivo desse artigo.

Infelizmente, de há muito nossa classe política não se identifica com a Nação. A retomada dos Valores Conservadores levará o Brasil a renovar a sua classe política e nos dará homens identificados com a Nação?  É o que mais desejamos.

Fonte: https://www.pliniocorreadeoliveira.info/DIS_SD_701120_Santo_Edmundo.htm

Deixe uma resposta