Portal do IPCO
Plinio Corrêa de Oliveira
IPCO em Ação

Grandes diários espanhóis denunciados por “proxenetismo”


Luis Dufaur

Cada dia grandes jornais espanhóis como o socialista “El País”, o centrista “El Mundo”, o monarquista “ABC” ou o regionalista catalão “La Vanguardia” publicam páginas inteiras de propaganda das formas mais perversas de prostituição e nos termos mais explícitos possíveis.

Essa má prática jornalística rende seis milhões de euros por ano. Protestos católicos, pró-vida e conservadores denunciam esses “jornais-proxenetas”, noticiou a revista de esquerda francesa “Rue89”.

Deputados de diversas tendências, percebendo o interesse eleitoral, exigem do  governo socialista espanhol proibir essa propaganda com firmeza e rapidez. Porém, esses jornais, zelotes da moral na hora de falar mal da Igreja Católica, lavam-se as mãos e querem seguir lucrando com esta forma de “proxenetismo”.

O diretor do “El Mundo” de Madri, Pedro J. Ramirez, alega que o jornal não é polícia e que não pode fazer nada.

O diretor de comunicação do “El País”, Pedro Zuazua, argúi que o jornal publica centenas de anúncios por dia sem ter relação com a atividade dos anunciantes. “Em nenhum caso é nosso dever dar lições de moral”, disse, sem se importar com o fato que o jornal vive tentando dar essas lições à Igreja.

A ONG de prostitutas Hetaira defende os jornais aduzindo que “se a prostituição voluntária não é um delito, a publicidade também não é”.

Uma das dificuldades para esses jornais é que no mês de julho, uma rede de proxenetismo que explorava 350 mulheres de perdição foi desmantelada e descobriu-se que os chefes pescavam metodicamente clientes por meio dessa propaganda paga na imprensa.

Detalhes do artigo

Autor

Luis Dufaur

Luis Dufaur

1042 artigos

Escritor, jornalista, conferencista de política internacional no Instituto Plinio Corrêa de Oliveira, webmaster de diversos blogs.

Categorias

Tags

Comentários

Seja o primeiro a comentar!

Comentários

Seja o primeiro a comentar!

Tenha certeza de nunca perder um conteúdo importante!

Artigos relacionados