Portal do IPCO
Plinio Corrêa de Oliveira
IPCO em Ação
Logo do Instituto Plinio Corrêa de Oliveira
Instituto

Plinio Corrêa de Oliveira

Cruzada de orações pela Igreja no próximo Sinodo

Horário livre para crianças e adolescentes é banido da televisão brasileira

Por Ivan Rafael de Oliveira

2 minhá 8 anos


televisao-infantilA televisão brasileira, que já estava longe de ser recomendavel para qualquer pessoa – seja jovem ou adulto – que deseja sinceramente cumprir com os Mandamentos da lei de Deus, agora recebe carta branca do STF para apresentar conteúdos violentos e erotizados a qualquer horário do dia.

A nova regulamentação entrou em vigor no dia 1 de setembro, e foi comemorada pelas emissoras, que apresentaram o fato como um benéfico “fim das restrições à liberdade criativa” e uma possível redução de custos com seus departamentos responsáveis pelas censuras. “[A restrição de horários] era um ranço de subdesenvolvimento cultural do país”, de acordo com Gustavo Binenbojm, advogado da Abert (Associação Brasileira de Emissoras de Rádio e TV).

O trecho do Estatuto da Criança e do Adolescente que proibia exibir programas fora dos horários reservados a cada idade, segundo a classificação do Ministério da Justiça, foi suprimido pela nova regulamentação. Nessa decisão, o STF encerrou uma ação apresentada há 15 anos pelo PTB, com apoio da Abert.

Em 2015, o novelista Gilberto Braga teve de mudar o enredo de uma personagem, que inicialmente era uma “garota de programa”, na novela “Babilônia” para evitar a classificação para 16 anos, o que faria com que a novela das 21h só pudesse ir ao ar às 22h. Outras oito produções televisivas receberam, em 2016, pedidos de esclarecimento do ministério.

A classificação indicativa ainda existirá, e deve ser informada no início de cada atração, para que o jovem saiba que nela serão apresentados conteúdos somente para adultos, e que portanto ele deverá tomar a iniciativa de não assistir, se quiser.

Que essa medida vai facilitar a vida dos donos das TVs, ninguém duvida. Porém, pobres crianças, já tão bombardeadas na escola, nas ruas e por toda parte com apelos à corrupção moral, agora também na televisão!

Fonte: http://www1.folha.uol.com.br/ilustrada/2016/09/1810507-para-tvs-nova-classificacao-indicativa-corrige-distorcoes.shtml

Detalhes do artigo

Autor

Ivan Rafael de Oliveira

Ivan Rafael de Oliveira

65 artigos

Categorias

Esse artigo não tem categoria

Tags

Comentários

Seja o primeiro a comentar!

Comentários

Seja o primeiro a comentar!

Tenha certeza de nunca perder um conteúdo importante!

Artigos relacionados