Portal do IPCO
Plinio Corrêa de Oliveira
IPCO em Ação

Inédito: criança pega câncer no pulmão pela poluição


Mãe e filho em Jilin, nordeste da China, onde as escolas foram fechadas pela poluição
Mãe e filho em Jilin, nordeste da China,
onde as escolas foram fechadas pela poluição

Uma menininha contraiu câncer no pulmão que os médicos atribuem à poluição atmosférica na província oriental de Jiangsu, segundo a agência Nova China, citada por “Le Figaro” de Paris.

A doença é raríssima nas crianças e em geral atinge pessoas por volta dos 70 anos, segundo a American Cancer Society.

Os médicos chineses atribuem o caso à poluição atmosférica, um dos tantos flagelos que se abatem sobre a saúde pública da China após políticas econômicas irrefletidas do regime socialista.

A criança, cuja identidade foi protegida com o anonimato, é o ser humano mais jovem atingido por um câncer pulmonar na China.

Segundo o Dr Jie Fengdong, médico de um hospital especializado em oncologia da cidade de Nanquim, a menininha deve ter respirado durante longos períodos poeira e partículas nocivas de origem industrial.

A poluição atmosférica provoca centenas de milhares de mortes prematuras todo ano no país, no maior desinteresse do Partido Comunista chinês e das ONGs verdes mundiais que dizem se preocupar com a qualidade do ar no planeta.

Em trinta anos, o número de decessos por essa causa cresceu em mais de 400%, segundo as cifras sanitárias oficiais. O câncer se transformou na primeira causa de na capital Pequim.

Nessa cidade como nas demais metrópoles chinesas, a densidade de partículas perigosas, como a PM 2,5 que penetra profundamente nos pulmões, atinge regularmente patamares que superam em mais de 4.000% o teto máximo admitido pela Organização Mundial da Saúde — OMS.

Detalhes do artigo

Autor

Luis Dufaur

Luis Dufaur

1042 artigos

Escritor, jornalista, conferencista de política internacional no Instituto Plinio Corrêa de Oliveira, webmaster de diversos blogs.

Categorias

Esse artigo não tem categoria

Tags

Comentários

Seja o primeiro a comentar!

Comentários

Seja o primeiro a comentar!

Tenha certeza de nunca perder um conteúdo importante!

Artigos relacionados