Será que tudo o que está acontecendo em São Paulo em matéria de violência tem um objetivo em comum? Leia o artigo e deixe sua opinião

Em primeiro lugar, os fatos.

● Em 18 dias, a região metropolitana de São Paulo registrou ao menos 191 vítimas de homicídio, numa média de 10,6 mortes por dia. Até setembro, a média diária era de seis mortes.[1]

● Vários ônibus queimados, por vezes com o cobrador dentro. Carros incendiados. Policiais e membros do PCC (Primeiro Comando da Capital) foram executados sumariamente.

● Toque de recolher. O telefone de um açougue tocou e a funcionária ouviu uma voz que mandava fechar o comércio naquele momento. Se não obedecesse, alguém iria “descer bala” na loja. O mesmo se repetiu em vários bairros. À tarde, houve fechamento de escolas devido ao toque de recolher.

● A PM não reconhece a existência de toque de recolher na capital e afirma que os boatos lhe devem ser comunicados.

● Muita gente não sai de casa por medo da violência. Na periferia, os criminosos acabaram sendo apelidados de “motoqueiros fantasmas”.

● Na madrugada de 18 de novembro houve a 15ª chacina do ano na Grande São Paulo. Quatro jovens foram mortos e três sobreviveram na Cidade Ademar, zona sul de São Paulo. Na mesma noite, um bandido morreu em uma troca de tiros com policiais militares em Embu, um irmão de policial civil foi assassinado no Jaçanã e um mecânico foi morto na Penha.[2] Um tiroteio entre policiais militares e um grupo com pelo menos 12 homens armados parou uma das pistas do Rodoanel Mário Covas, em Embu das Artes, por volta da 0h30 do dia 18-11. O grupo armado, com fuzis e metralhadoras, havia acabado de fazer um arrastão em um ônibus com 42 viajantes de Curitiba, quando foi surpreendido por três viaturas da PM. Um dos suspeitos morreu na troca de tiros. Ninguém foi preso.

● No Estado de Santa Catarina houve ataques igualmente mortíferos em Florianópolis, São José, Tijucas e Navegantes.  No dia 17, dois homens de moto dispararam cinco tiros contra a base da PM no Campeche, em Florianópolis.  Criminosos jogaram coquetel molotov em um DP da capital. E  em São José, bandidos deram 10 tiros na base da Guarda Municipal.  Polícia militar de Florianópolis suspende férias de soldados.

● Em São Paulo, Fernando Salla, diante da afirmação de que a situação está sob controle, pergunta: sob controle de quem?[3]

● Diz-se que os serviços de inteligência das Polícias Militar e Civil e do sistema penitenciário, que tem sob sua guarda as lideranças do PCC, falharam ao não detectar o seu crescimento, depois dos embates de 2006, e afirma-se que esse erro poderia ter sido corrigido se o governo federal tivesse repassado as informações que possuía a respeito.

Em síntese, estes foram ‒ e continuam sendo ‒ os fatos.  A respeito podem ser feitas pelo menos as seguintes perguntas:

  1. Trata-se de uma movimentação espontânea movida apenas pela sede de vingança dos bandidos, e a repressão das forças da ordem?
  2. Existiria uma intenção oculta no conjunto da movimentação? Uma finalidade por detrás?
  3. Existe ‒ em teoria ‒ uma tática para espalhar boatos?

Talvez valha a pena mencionar  um precedente histórico, entre outros: Durante a Revolução Francesa ‒ em julho e agosto de 1789 ­­‒ houve a chamada “grande peur” (o grande medo, o pânico). Espalhou-se pela França inteira o boato de que havia por perto, vagando pelas estradas, bandidos que vinham saquear tudo. Um cavaleiro misterioso  se aproximava da cidade e gritava: Os bandidos! Os bandidos! Depois fugia.

O pânico era tão grande que, em uma região, a poeira levantada por um rebanho de ovelhas foi interpretada como uma tropa de soldados em marcha. Em vários lugares, os monges mendicantes foram tomados por bandidos.

Em toda parte estouravam pilhagens, revoltas, atentados, incêndios. Em uma região, ouviu-se o alarme geral, por medo de “10 mil” ingleses que teriam desembarcado e estariam invadindo a França.

Foi uma onda de boatos histórica, que favoreceu a Revolução Francesa, e que relatamos aqui para enriquecer nosso texto. No nosso caso, não há só boatos, mas também crimes, talvez um tanto exagerados pela sensibilidade pública e pela mídia.

Veremos algo de semelhante, com as devidas adaptações e modernizações?  Em todo caso, como dizia Dr. Plinio, é preciso “crescer com os perigos. Enfrentá-los com toda seriedade, toda calma, toda previsão.”


[1] FSP,  12-11-12.

[2] OESP,  18-11-12.

[3] OESP, 18-11-12.

16 COMENTÁRIOS

  1. Não apenas a Revolução Francesa, mas a Revolução Russa, Chinesa, Cubana, e outras de cunho comunista usaram o terror para tomar o poder. Agora uma questão: O Brasil já está bastante dominado, então estas ações que com certeza tem a mão da canalha que nos governa, seria o golpe final para a implantação da ditadura nazicomunista? Se for assim então o governo de São Paulo está agindo em cumplicidade e não se importa em dar lugar aos aos mesmos.
    Desculpem minha descrença, mas todos são farinha do mesmo saco, aliás desde sempre.

  2. Para mim, pergunta mais fácil de responder, no texto do artigo, é a segunda, sobre se existe alguma “intenção oculta” ou “finalidade por detrás”, no caso, desse bizarro surto de violência que nos acomete. A resposta seria extensa, e não é fácil nem simples. Sendo sucinto, imaginemos um corpo humano, em que se aplicam agulhas, em uma sessão de terapia de acupuntura. Cada agulha tem um nome: impostos exorbitantes, sistema de saúde em estado de coma, corrupção, criminalidade, violência, infra-estrutura de quinta categoria, aberrações, relativismo, politicagem, etc. etc. etc… pois bem: dá para observar que o corpo reage cada vez menos a cada “agulhada”, que um processo de “letargia induzida” tomou conta do organismo todo, que perdeu a capacidade de reagir, de criticar, de raciocinar, mesmo de agir. O organismo está dominado por doenças silenciosas, como as que atingem o ser humano, tipo hipertensão e diabetes, que vão matando sem avisar. Não é difícil figurar a existência de um plano maquiavélico, diabólico, instaurador de caos mental e social. Podem dizer que é paranóia de minha parte. Prefiro ser considerado um paranóico politizado que um pseudo-organismo anestesiado, alienado. Eu disse que a pergunta é boa, mas a resposta não seria simples.

  3. A denúncia deste site de “uma central de boatos” foi verdadeiramente exorcistica. A onda de assassinatos contra policiais militares, especialmente. mas, também envolvendo pessoas do público em geral, estava criando uma situação de “clima de terror”, lembrando muito o “grand peur” da Revolução Francesa.
    Nossa Senhora Aparecida os abençoe muito por este alerta. Aliás, depois deste alerta, a “coisa” cessou. Notaram ?
    Da minha parte só tenho que agradecer. Conte com as minhas orações. Aurélio.

  4. Ouvi na rua uma pessoa citar a parte do hino nacional: onde se lê “um povo heróico brado” leia-se, “de um povo HERÓI COBRADO” pois o que pagamos de impostos, inclusive para a manueção de bandidos na cadeias, contra o povo heróico é demais. E não há soluções que deveriam brilhar no ceu da patria nesse instante! Também não se sabe se haverão

  5. Olá amigo e cidadão. Apenas uma nova proposta deste fragmento do hino nacional, que ouvi na rua. onde se lê “de um povo heróico brado”, leia-se de um povo heroi cobrado”, pois a carga tributária e impostos são demais e pagamos tudo, inclusive a manutençao dos bandidos nas cadeis.

  6. Sou da opinião e parece que só o futuro dirá. O PODER MALIGNO QUE NOS AFETA ESTÁ EM BRASÍLIA. De lá vem as orientações para estes ATAQUES INFAMES e COVARDES contra uma POPULAÇÃO INDEFESA. Temos uma Presidente que já foi BANDOLEIRA e TERRORISTA, SIMPATIZANTE das FARC, CUJO ALINHAMENTO INCONTESTÁVEL com o PCC está a olhos vistos. O que falta é coragem do GOVERNADOR DE SÃO PAULO VIR A PÚBLICO E DENUNCIAR UM GOLPE DE ESTADO EM EXECUÇÃO APOIADO POR ESTE PARTIDO DOS TERRORISTAS contra a NAÇÃO BRASILEIRA. Enquanto isto POLICIAIS CIVIS e MILITARES, mais POPULARES INDEFESOS estarão sempre a MERCE DESTES MARGINAIS A MANDO de COMUNISTAS de PLANTÃO.

  7. Interessante notar que, os 02 estados onde essa onda de violência está fartamente noticiada pela mídia, são estados não governados pelo PT.
    – PORÉM, em números absolutos, o Estado da Bahia com 4.380 homicídios e pouco mais de 14 milhões de habitantes, GOVERNADO PELO PT, tem mais assassinatos que o Estado de São com Paulo com 4.194 homicídios e 41 milhões de habitantes, mais que o triplo de habitantes da Bahia. Os dados citados referem-se ao biênio 2010/2011.

    A BEM DA VERDADE, quando comparado a taxa de homicídios para cada grupo de 100 mil habitantes, São Paulo é o último no ranking nacional!

    – Por que será que a “grande mídia” não noticia isso?

    FONTE: http://noticias.uol.com.br/cotidiano/ultimas-noticias/2012/11/06/alagoas-e-estado-com-maior-numero-de-homicidios-no-pais-aponta-estudo.htm

  8. Una de las medidas mas efectivas para acabar con esta “ola de violencia”, sería limpiar las cárceles de delincuentes del PCC. Una táctica de guerra muy conocida es que todo contra-ataque debe tener una fuerza tal que haga dudar al enemigo de sus próximos embates. Cómo bien decía el Beato Fco. Palau, hemos entrado en épocas en que la fuerza será determinante y, si los que la tienen la aplican, será una carta de triunfo.

  9. La gente que votó a una guerrillera para la Presidencia es muy culpable. Ahora están los resultados a la vista. El neo-marxismo imperante en América Latina va amarrando y destruyendo la familia, Iglesia y FF:AA y de SS. Logran cambiar los valores cristianos y la gente se “acomoda” por su ignorancia y falta de principios al sistema salvaje que se va imponiendo con hechos criminales. Un justo Gobierno comienza con cárceles para los revoltosos y criminales cadena perpetua. Sin embargo permiten que estos males se agraven!

  10. QUERIDOS ESTA ONDAS DE VIOLENCIA SAO SO PRINCIPIOS DAS DORES. TUDO O QUE ACONTECE NO NOSSO BRASIL E O MUNDO SAO CONSEQUENCIA DO PECADO. PARA VOÇE ISTO NAO PODE SE NADA. O GOVERNO NADA PODE FAZ. BEM QUE PODERIA POR QUE ? TEM A ESPADA(JUSITÇA) PARA PUNIR OS MALVADOS E CRIMINOSSO. UMA PENA DE MORTE MINIMIZAR A CONSEGUENCIA. OUTRO NOTIVO SERIA FIEL PREGAÇAO DO EVANGELHO NO BRASIL. 45 MILHOES DE EVANGELHO BRASILEIRO TENHO MINHAS DUVIDAS. JUNTANDO TODOS PARECE UMA ROUPAGEM FALSAR. DOS RAMANOS(CATOLICOS) AO OUTROS EVANGELHO.

  11. É o cúmulo do absurdo o que está acontecendo! Bem diz que o “Povo tem o Governo que merece”. Cadê o Amor à Pátria, de um povo heróico brado retumbante e o sol da liberdade em raios fúlgidos, brilhou no céu da pátria neste instante, se o penhor dessa igualdade, conseguimos conquistar com braços fortes. Cadê os braços fortes dos nossos governantes para emergir nesta situação em que as pessoas de bem que pagam seus impostos em dia, não tem o direito de ir e vir como diz a Constituição Federativa da República do Brasil? JESUS, EU CONFIO EM VÓS! MAS… NÃO OLHEIS OS NOSSOS PECADOS E SIM TENHA MISERICÓRDIA DE NÓS SENHOR!

  12. Concordo plenamente com o amigo acima;-Edgar Granata, assino embaixo suas palavras, que são minha opinião, depois que implantou este governo “c o r r u P T o” no Brasil, tendo seu lider o ex-presidente o maior cara de pau da história, este que não viu nada, não sabe de nada, deixou a corrupção correr frouxa porque levou a fatia maior, agora quer dar uma de bonzinho e, por mais bombástico andam encobrindo suas falcatruas. O que tenho certeza é que enquanto estes políticos continuarem roubando e a maioria das vezes ficando impune, o que acontece é que os brasileiros se revoltam e partem para o crime, porque as leis são brandas e não intimidam ninguém, e mais se os políticos fizerem leis severas eles serão os primeiros a serem punidos, então…abraço do amigo Esmeraldo.

  13. Cont. o que nós não podemos esquecer é que a Camarilha é amiguinha dos narcotraficantes e guerrilheiros das FARCs Colombiana! E a mídia se cala porque ela é comprada com o dinheiro que sai do bolso dos contribuintes para pagar as propagandas pagas a peso de ouro do Banco do Brasil, Caixa Econômica Federal, Petrobrás e todas as outras estatais brasileiras usadas para calar a boca da Mídia! Enquanto o brasileiro médio perde o seu tempo assistindo as novelas da rede bobo de televisão a camarilha planeja sequestrar os seus bens, e torná-los escravos de um sistema do qual NUNCA MAIS SE LIVRARÃO! Nossa Senhora Aparecida livrai o Brasil do flagelo do comunismo!Pisa na cabeça do dragão vermelho para a Honra, o Poder e a Glória de Nosso Senhor JESUS CRISTO!

  14. Concordo em gênero, número e grau com você Edgar, acho que tem um poder oculto por trás destes ataques de 2006 e agora de 2012, em 2006 o LULA disputava as eleições presidenciais com o Geraldo Alckmin, e agora às vésperas das eleições municipais entre o conadidato do PT e dos PSDB, estoura uma nova onda de ataques do PCC, isto não é coincidência, isto é conveniência, a pergunta que fica é esta a quem interessa este estado de coisas? Será que o PT está planejando finalmente dar o Golpe de Estado e implantar definitivamente A DITADURA COMUNISTA NO BRASIL? BRASIL ACORDA!!! @EDGAR GRANATA

  15. Para mim , o atual governo dos c o r r u P T o s , está a serviço do comunismo internacional …
    Estão usando a própria marginália como ‘ ferramentas ‘ incendiárias , a baixo custo como ‘ salário ‘ , mas incomensurável custo ao povo brasileiro … provocando esses desmando incendiários do capeta para depois dar um basta e ‘ mostrar ‘ ao povo de que são os SALVA-PÁTRIA … e ai … implantar de vez o comunismo como o melhor sistema … C U I D A D O …

Deixe uma resposta