Portal do IPCO
Plinio Corrêa de Oliveira
IPCO em Ação

Meditação Anticomunista: 2o. Dia da Novena


Em apoio à Novena contra o Comunismo estamos publicando trechos escolhidos de autores anticomunistas que possam ajudar nossos leitores no repúdio à seita vermelha condenada pelos Romanos Pontífices.

Conheça o ensinamento dos Papas condenando a seita vermelha desde Pio IX, dois anos antes do famigerado Manifesto de Marx, 1848.

A Igreja condena o comunismo

ASSINE E REZE CONTRA O COMUNISMO PELO BRASIL
5 MILHÕES DE AVE-MARIAS CONTRA O COMUNISMO E PELO NOSSO PAÍS.
JÁ CADASTROU A SUA? ENTRE NESTE LINK E COMPARTILHE:
HTTPS://REZECONTRAOCOMUNISMO.ORG.BR/

O evolucionismo materialista — teoria marxista

“A base de toda a concepção marxista é o evolucionismo materialista. Ensina o evolucionismo materialista: no universo só existe a matéria. Ela é eterna, necessária. Esta matéria se encontra em um processo de desenvolvimento, partindo da forma mineral e anorgânica em direção de formas mais perfeitas. Uma força cega e irresistível impele a matéria no sentido de aperfeiçoar-se. Cada dia que passa, este processo dá um imperceptível passo à frente. Deus não existe, não existe espírito nem alma. Portanto, não foi Deus que criou a matéria, não foi Ele que estabeleceu um plano de desenvolvimento da matéria imperfeita à procura da maior perfeição. Não há uma inteligência infinita que concebeu um grande plano, nem uma Providência sabia e onipotente, que dirige o desenrolar das várias fases da história do universo. O universo evolui para sua perfeição levado por dinamismo interno, do qual Deus está ausente.”

Em oposição, o que ensina a doutrina católica

A. A verdade

* Doutrina católica

“Deus criou o universo de acordo com suas Ideias, e assim as criaturas todas representam as Ideias divinas. As coisas têm sua natureza estabelecida pela Inteligência de Deus. A alma humana é capaz de conhecer a natureza das coisas e enunciar juízos a seu respeito. Estes juízos são objetivamente verdadeiros e universais se estão conforme à natureza das coisas, ou são errados se estão em desacordo com esta. Assim, a afirmação «o homem é composto de corpo material e alma espiritual» é uma afirmação verdadeira. Outra: «a alma humana é imortal», é igualmente verdadeira. Isto é: é verdade que toda alma humana é imortal. Esta verdade é universal e vale em qualquer hipótese. Tais verdades não dependem de nós. Quer pensemos nelas, quer não, quer elas nos agradem, quer nos desagradem, são verdades e continuam verdades. Não é minha inteligência que as cria, mas elas são objetivas e minha inteligência as contempla e as conhece.

Nossa inteligência se acomoda à realidade. O papel da inteligência é, sob este aspecto, passivo.

a. Princípio de identidade

“A inteligência humana contempla o universo e descobre uma lei do ser, universal e evidente. A inteligência é ferida pela luz interna que esta lei possui, e que subjuga o intelecto humano. Quer o homem queira, quer não, basta que ouça o enunciado desta lei, e nela medite, para que sua inteligência se veja obrigada por uma necessidade irresistível a reconhecer que esta lei é verdadeira. Esta lei, ou melhor, este princípio ontológico é o princípio de identidade: cada ser é idêntico a si mesmo.

Este princípio é a base de todo o pensamento humano, e não pode ser negado nem posto em dúvida. A inteligência não o cria, mas o reconhece como verdadeira. Ele está subjacente em toda afirmação, em toda negação. Sua expressão é o verbo ser.

b. Princípio de contradição

“Com idêntica evidencia a inteligência vê a verdade de outro princípio, ligado ao primeiro pelo laço do ser: o princípio de contradição. Uma coisa não pode ser e não ser sob o mesmo ponto de vista. Basta a inteligência refletir sobre este princípio, para ver com irresistível perfeição a sua verdade. A inteligência de novo não cria este princípio. Ele existe independente de nós, ele preside o universo. Se uma coisa possui uma qualidade, não pode, sob o mesmo ponto de vista, não a possuir.”

***

Participe da Novena contra o Comunismo.

ASSINE E REZE CONTRA O COMUNISMO PELO BRASIL
5 MILHÕES DE AVE-MARIAS CONTRA O COMUNISMO E PELO NOSSO PAÍS.
JÁ CADASTROU A SUA? ENTRE NESTE LINK E COMPARTILHE:
HTTPS://REZECONTRAOCOMUNISMO.ORG.BR/

Fonte https://www.pliniocorreadeoliveira.info/LIV_1963_Pastoral_seita_comunista_01Parte.htm#.Y1NIunbMJjF

Detalhes do artigo

Autor

Nuno Alvares

Nuno Alvares

400 artigos

Categorias

Tags

Esse artigo não tem tag

Comentários

Seja o primeiro a comentar!

Comentários

Seja o primeiro a comentar!

Tenha certeza de nunca perder um conteúdo importante!

Artigos relacionados