Portal do IPCO
Plinio Corrêa de Oliveira
IPCO em Ação

O Brasil em busca de sua alma


Outro Preto, MG - Brasil

Uma verdadeira joia de beleza inocente, paradoxo de força e suavidade, convite à elevação de alma e à meditação serena e aprazível, êxtase calmo, estímulo à contemplação. É a cidade de Ouro Preto iluminada pelo sol poente.

profetas-aleijadinhoNa outra foto, decisão inarredável, força haurida na contemplação do sublime, visão ao longe, posta na Eternidade, do ideal ao qual se consagrou a existência. São alguns dos profetas esculpidos pelo gênio do Aleijadinho, em Congonhas do Campo,

A nota de fundo — não expressa, mas imponderavelmente presente nessas esplêndidas obras — é a fusão do gênio brasileiro com a catolicidade, formando uma só arte (autenticamente brasileira e profundamente católica), um só povo, uma só alma.

Razão tinha — e quanta! — o sociólogo Gilberto Freyre, quando escreveu em Casa-Grande & Senzala: “Essa solidariedade [religiosa] manteve-se entre nós esplendidamente através de toda a nossa formação colonial […], daí ser tão difícil, na verdade, separar o brasileiro do católico: o catolicismo foi realmente o cimento da nossa unidade”.

Houve depois disso o furor laicista, que arrancou violentamente da vida pública, da arte, da educação, dos costumes, a catolicidade. O resultado é um Brasil que perdeu sua alma, sua autenticidade, perdeu seu gênio.

Existe retorno nesse trágico desvio trilhado pela nacionalidade? O Brasil poderá reencontrar sua própria alma? A resposta, para mim é clara: “a Deus nada é impossível” (Luc 1,37); sobretudo se, na perspectiva da Mensagem de Fátima, recorrermos à intercessão da Virgem Santíssima.

Eu bem sei que algum cético, entre risos e muxoxos, poderá me dizer: Qual…! sua esperança é vã. Não vê que a própria Igreja pós-Vaticano II, trabalhada pela autodemolição, não tem em vista recatolicizar o Brasil!?

A ele respondo com o Prof. Plinio Corrêa de Oliveira: “Os céticos poderão sorrir, mas o sorriso dos céticos jamais conseguiu deter a marcha vitoriosa dos que têm Fé” (Auto-retrato filosófico).

Detalhes do artigo

Autor

Gregorio Vivanco Lopes

Gregorio Vivanco Lopes

173 artigos

Advogado, formado na Faculdade de Direito do Largo São Francisco. Autor dos livros "Pastoral da Terra e MST incendeiam o Brasil" e, em colaboração, "A Pretexto do Combate Á Globalização Renasce a Luta de Classes".

Categorias

Esse artigo não tem categoria

Tags

Comentários

Seja o primeiro a comentar!

Comentários

Seja o primeiro a comentar!

Tenha certeza de nunca perder um conteúdo importante!

Artigos relacionados