Portal do IPCO
Plinio Corrêa de Oliveira
IPCO em Ação

Brasil, esse perseguido pelas esquerdas, “que Deus criou para grandes feitos”


     Este ainda será um grande País!

      Nestes tempos em que o Brasil conservador e autêntico se levanta contra a esquerda é de suma importância visualizar bem claramente o que somos nós, o que é o Brasil.

      As grandes manifestações populares de 26 de maio, em centenas de cidades brasileiras, mobilizadas em torno das Redes Sociais (não pela mídia) mostram, mais uma vez, o quanto o Brasil autêntico está vivo, vigilante, atuante.

Fica provado, mais uma vez, que os “políticos profissionais” fazem o jogo da esquerda e tentam paralisar o Brasil, criar impasses, desanimar a reação conservadora.

Retomamos os comentários do Prof. Plinio Corrêa de Oliveira sobre o Brasil, sua alma nacional, sua missão histórica, seu papel no concerto das Nações.

O que é a alma brasileira? Como reconstruir o Brasil?

     “A alma brasileira resulta da transplantação, para novos climas e novos quadros, destes valores eternos e definitivos (ensinados pela Igreja) que, precisamente porque definitivos e eternos, podem ajustar-se a todas as circunstâncias contingentes, sem perderem a identidade substancial consigo mesmo.

     “A perfeita formação da alma brasileira comporta, pois, duas tarefas essenciais, uma que mantenha sempre intactos os fundamentos de nossa civilização cristã e ocidental e outra que ajuste esses fundamentos às condições peculiares a este hemisfério.

Esta predestinação se afirma na própria configuração de nossos panoramas

     “Talvez não fosse ousado afirmar que Deus colocou os povos de sua eleição em panoramas adequados à realização dos grandes destinos a que os chama. E não há quem, viajando por nosso Brasil, não experimente a confusa impressão de que Deus destinou para teatro de grandes feitos esse País cujas montanhas trágicas e misteriosas penedias parecem convidar o homem às supremas afoitezas do heroísmo cristão, cujas verdejantes planícies parecem querer inspirar o surto de novas escolas artísticas e literárias, de novas formas e tipos de belezas, e na orla de cujo litoral os mares parecem cantar a glória futura de um dos maiores povos da Terra.

     “Quando nosso poeta cantava que “nossa terra tem palmeiras onde canta o sabiá, e que as aves que aqui gorjeiam não gorjeiam como lá“, percebeu, talvez confusamente, que a Providência depositou na natureza brasileira a promessa de um porvir igual ao dos maiores povos da Terra.

    E hoje, que o Brasil emerge de sua adolescência para a maturidade, (…) inútil é dizer que as dimensões materiais do Brasil não são (apenas) uma figura de magnitude de seu papel providencial.

O Brasil tem uma missão providencial (que a esquerda quer destruir)

  “A missão providencial do Brasil consiste em crescer dentro de suas próprias fronteiras, em desdobrar aqui os esplendores de uma civilização genuinamente Católica, Apostólica Romana, e em iluminar amorosamente todo o mundo com o facho desta grande luz, que será verdadeiramente o “lumen Christi” que a Igreja irradia.

    “Nossa índole meiga e hospitaleira, a pluralidade das raças que aqui vivem em fraternal harmonia, o concurso providencial dos imigrantes que tão intimamente se inseriram na vida nacional, e mais do que tudo as normas do Santo Evangelho, jamais farão de nossos anseios de grandeza um pretexto para jacobinismos tacanhos, para racismos estultos, para imperialismos criminosos. Se algum dia o Brasil for grande, sê-lo-á para bem do mundo inteiro”.

* * *

    Temos aqui, portanto, uma clara indicação de como devem ser nossas prioridades nas relações internacionais para que o Brasil continue sempre a ser ele mesmo. Saibamos escolher as nossas alianças internacionais, defender a nossa soberania sobre a integridade de nosso território, preservar e valorizar a identidade nacional. As nações europeias estão sendo desfiguradas pela imigração descontrolada, formando bolsões inassimiláveis.

     No plano interno, se  Brasil quer ser ele mesmo, temos uma clara indicação que é pela fidelidade aos princípios morais que o Brasil será a grande potência a serviço da Fé e exemplo para nossos irmãos latino americanos. Os Valores Morais são os tijolos e a argamassa com que se construirá o verdadeiro Brasil.

      Nossa Senhora Aparecida nos guie e ilumine para realizarmos a nossa providencial missão para nosso bem, da América e do Mundo inteiro.

Ver a íntegra do artigo em https://www.pliniocorreadeoliveira.info/Disc_Congr_Eucar_42_teste.htm

 

Detalhes do artigo

Autor

Nuno Alvares

Nuno Alvares

400 artigos

Categorias

Tags

Comentários

Seja o primeiro a comentar!

Comentários

Seja o primeiro a comentar!

Tenha certeza de nunca perder um conteúdo importante!

Artigos relacionados