O Conclave se realiza na Capela Sistina. Situada no Palácio Apostólico, residência oficial do Papa na Cidade do Vaticano, ela tem seu nome em homenagem ao Papa Sisto IV, que restaurou a antiga Capela Magna, entre 1477 e 1480.
O Conclave se realiza na Capela Sistina. Situada no Palácio Apostólico, residência oficial do Papa na Cidade do Vaticano, ela tem seu nome em homenagem ao Papa Sisto IV, que restaurou a antiga Capela Magna, entre 1477 e 1480.

Em face da inusitada abdicação de Bento XVI, estamos na iminência de um conclave para eleger o novo Papa.

É corrente e inteiramente conforme com a verdade admitir a ação do Divino Espírito Santo nessa ocasião.

Mas cumpre esclarecer que, contrariamente ao que muitos pensam, o Espírito Santo não age sozinho.

A escolha será feita por homens — no caso, por cardeais, livres para corresponder ou não às inspirações do Paráclito —, de tal forma que, ao sair o novo Papa, não se pode pura e simplesmente dizer que foi o Espírito Santo que o escolheu.

Quantas vezes o Espírito Santo se tem deixado “derrotar” por injunções políticas dos homens, para castigo destes!

Aliás, o vaticanista norte-americano John Allen reproduz as seguintes palavras de Bento XVI, quando perguntado sobre o papel do Espírito Santo na eleição dos Papas:

“Eu não diria, no sentido de que o Espírito Santo escolhe o Papa. […] Eu diria que o Espírito Santo não assume propriamente controle da questão, mas que, como bom educador que é, nos deixa muito espaço, muita liberdade, sem nos abandonar inteiramente. Portanto, o papel do Espírito Santo deveria ser entendido num sentido muito mais elástico, não de que Ele dite o candidato no qual devemos votar…”.

*     *     *

Foi pensando em tudo isso que me veio à mente a enorme expectativa criada pelo lulo-petismo em torno do anterior conclave que elegeu Papa o então Cardeal Ratzinger, em 2005.

O PT esperava ver alçado à direção suprema da Igreja um cardeal brasileiro que simpatizasse com sua causa, pois, diziam seus líderes, para a vitória definitiva do socialismo no Brasil e na América Latina, só precisavam de um Papa que os apoiasse. E Dom Cláudio Hummes, Arcebispo de São Paulo, estava então no centro da preferência dos petistas.

Essa expectativa, como se vê, não se realizou. E, apesar de aparelhado nestes últimos dez anos, o governo petista continua desnorteado, pois não conta com o apoio da opinião pública majoritariamente católica. E seu malogro nas últimas eleições municipais só não foi maior, porque obteve nos meios eclesiásticos de São Paulo, alguém que foi decisivo para a vitória do marxista Fernando Haddad.

Mas pode-se perguntar: se a expectativa petista para o conclave de 2005 tivesse se verificado, a escolha teria sido inspirada pelo Espírito Santo?

16 COMENTÁRIOS

  1. “Tu és Pedro e sobre esta pedra edificarei A Minha Igreja, e as portas do inferno NÃO prevalecerão contra ela” – Nosso Senhor JESUS CRISTO, Fundador da Una, Santa, Católica, Apostólica, Petrina e única Igreja, em Mt 16, 18.
    “…e as portas do inferno NÃO prevalecerão contra ela”.
    “…e as portas do inferno NÃO prevalecerão contra ela”.
    “…e as portas do inferno NÃO prevalecerão contra ela”.
    “…e as portas do inferno NÃO prevalecerão contra ela”.
    “…e as portas do inferno NÃO prevalecerão contra ela”.
    “…e as portas do inferno NÃO prevalecerão contra ela”.
    “…e as portas do inferno NÃO prevalecerão contra ela”.
    “…e as portas do inferno NÃO prevalecerão contra ela”.
    “…e as portas do inferno NÃO prevalecerão contra ela”.
    “…e as portas do inferno NÃO prevalecerão contra ela”.

    Amém.

  2. Amados irmãos católicos
    Tomo a liberdade de entrar neste site para poder expressar a minha humilde opinião que como vocês tem o mesmo objetivo, que é ir para o céu se encontrar com o Senhor Deus.
    Depois da renuncia do Papa Bento XVI, muitas especulações vieram a tona e muita sensacionalismo a respeito da renuncia, evidentemente vemos que o Papa já está com a saude debilitada e isso é notorio, talvez seja o motivo maior, não vou estar julgando se ele deveria fazer como o Papa João Paulo II que foi até o final do seu papado e bem mais debilitado que o recente Papa, mas vamos nos atinar as coisas espirituais. O jornal La Republica, escreveu que um dos motivos da renuncia do Papa seria a grande força do ativismo gay dentro do Vaticano, isso seria uma hipótese de um jornal a qual não podemos dizer que sim ou que não, porque só quem conhece o homem é Deus, existe dentro do Vaticano uma ala dirigida pelo Arcebispo Tarcísio Bertone que é contra o Papa por ele ser uma pessoa conservadora. Lembremos da palavra de Jesus que diz “que uma casa dividida não sub existe” e ele diz tambem “andaria duas pessoas juntas se não há concordância” enfim, pode ser um dos motivos de certa pressão contra o Papa, agora o mais grave de tudo é a declaração do padre Gabriele Amorth que é exorcista oficial da igreja católica que diz em suas palavras de que o Diabo habita dentro do Vaticano!!! porisso o motivo de tanta pedofilia e tanta divisão, é como eu disse, quem conhece o homem é somente de Deus e o que acontece dentro dos muros do Vaticano tambem é só Deus que vê, porque diz a sua palavra “que tudo é nu e patente diante dos seus olhos” o que eu quero dizer para o amados irmãos, de que os sinais dos tempos de que Jesus falou estão bem evidentes diante dos nossos olhos e não digo isso devido os ultimos acontecimentos na igreja católica, após a renuncia do Papa veio a baila uma profecia que eu desconhecia de São Malaquias que diz respeito a esse Papa que será eleito como sendo o ultimo Papa e depois virá o fim, só que não se sabe se o fim de tudo ou somente da igreja católica e não quero aqui escandalizar ninguem por dizer a igreja católica, a minha intenção é alertar o povo a buscar a verdade não ficar somente em minhas palavras ou de outros, pesquisem, busque no livro Sagrado a verdade, o Drº Plinio Correa queria clareza e se eu não me engano em 1978 e pedem a mesma coisa hoje, será que vamos ter essa clareza realmente?? sendo que o conclave é numa cerimonia totalmente fechada com voto de jamais contar aquilo que é feito a quatro paredes, pensamos amados irmãos o nosso tempo está cada vez mais remido, vocês citam na matéria sobre o Espírito Santo, pois é, Ele é o único que pode revelar a verdade, não cesse de o busca-lo, busque-o de todo vosso coração e Ele revelará o oculto e o escondido como declara Daniel no seu livro.
    Esqueci de dizer sobre mim, sou crente em Jesus Cristo da Assembleia de Deus e que foi um prazer poder compartilhar a minha opinião.

    Que Deus em Cristo vos abençõe com toda sorte de benção.

  3. Que São Pedro, a Pedra visível (nunca “pedrinha”), rogue ao PAI, em nome de JESUS (a Pedra Espiritual), no ESPÍRITO SANTO, para que este ilumine as mentes e os corações dos Cardeais para que escolham o melhor Almirante para a nossa Barca. Amém.

  4. Não sei o que os Protestantes (mais de 20.000 denominações) todas se dizendo a verdadeira igreja, se metem em assuntos da Igreja Católica. Cuidem da fé de vocês e nos deixem nós católicos com a nossa fé, na nossa Igreja, a única fundade por JESUS CRISTO e com mais de 2.000 anos. Será que a nossa existência incomoda tanto assim? A nossa doutrina e a nossa verdade incomoda? Porque se sentem incomodados? Na verdade se sentem incomodados é com a verdade do Evangelho, que é explicado corretamente pelo magistério da Igreja, já que com o seus pecados pessoais não podem ou não querem se adequar. O centro do universo não é o homem mas DEUS, e nós é que devemos ceder a nossa vontade a Dele, e não Ele a nossa, servir e não ser servidos.

  5. Com toda a razão o articulista. A graça concedida por Deus não altera a liberdade humana, que tanto pode seguir sua inspiração como rejeitá-la. Aliás, o passado traz muitos exemplos de maus Papas cuja eleição obviamente não proveio dos influxos da graça, mas de desvios.

  6. Oremos muito pelo Santo Padre o Papa Bento XVI, o que você diz é verdade e nos unamos em oração pela igreja, por todos os sacerdotes e consagrados, familias, jovens, crianças, idoso e por todos. Nos umamos em oração pelo conclave, que não eja o anticristo.

  7. Vocês continuam ignorando os propósitos de Jesus quando disse a Pedro que ele era Petrus = pedrinha e sobre uma rocha ele fundaria sua Igreja. A pedrinha =Pedro, serviu de ligação com o que Jesus queria passar sobre sua Igreja. A Rocha eterna, inamovível é o próprio Deus, na pessoa de Seu Filho Jesus Cristo. Pedro acabava de confessar sua crença que JESUS É O FILHO DO DEUS VIVO e essa era a Rocha que II Samuel 22.2 confessa como a Rocha verdadeira. Vocês podem ler ainda Salmos 18.2; 19.14;62,7 e muitos outros textos e começarem a reconhecer a verdadeira Rocha dos Séculos. Quão frágil seria nossa igreja se estivesse firmada sobre Pedro, a pedrinha que negaria Jesus pouco tempo depois, a quem Jesus teve que reerguer para continuar seu pastorado. A quem Paulo repreendeu, quando discriminava irmãos gentios em Gálatas 2.11, tornando-se condenável. Onde o I Papa infalível? E a história dos papas através dos séculos? Quantos erros históricos! O Espírito Santo quando age, age completamente. Nós podemos rejeitar-lhe a orientação, tornando-nos reprováveis e entristecendo o Espírito Santo de Deus, mas o que ele determina, ele o faz, independente das decisões humanas pois é o Senhor da História. E para de achar que a igreja de Jesus Cristo está circunscrita à igreja Romana. Leiam Marcos 9.38-41 e vejam se podem excluir o que o próprio Senhor não o fez! Jesus tem muito povo espalhado pelo mundo e seus discípulos verdadeiros pregam sem acepção de pessoas e sem hegemonia a não ser a do Espírito Santo. Como ensina João 1.12 ” A TODOS QUANTOS O RECEBERAM, DEUS-LHES O PODER DE SEREM FEITOS FILHOS DE DEUS.” Quem pode julgar o coração dos que creem? Quem pode julgar a quem Deus os fez filhos de Deus?

  8. Não vai ser mesmo com toda certeza. Mas oremos sim para que não seja o falso profeta, afinal devemos deixar de especulação que não leva a nada e pegar o terço e reza-lo todos os dias como nos foi advertido tantas vezes. Começando já por deixar de lado tantas distraçoes da fera, como a Internet, a TV, os filmes, midia de massa em geral, televisada, falada ou escrita.
    Como esse é um ano de fé, nada melhor do que meditar diante desse mundo conturbado.”Tu és Pedro, sobre essa pedra edificarei a minha igreja e as portas do inferno não prevalecerão contra ela”. Eu creio sinceramente nessa profecia de Jesus.Amém

  9. Eu entendo que a TRINDADE atua na humanidade e sendo assim inspira homens em todos os cantos do mundo. EX.recentemente, li que um magnata da Índia fez uma doação de US$2,3 bilhões, o que o teria inspirado??? Tenho comigo que esse sr. foi tocado por uma força divina talvez para ele seja um KRIHNA, para nós CRISTO,DEUS. O importante é lembrarmos que para toda ação que nos é indicada, seja divina ou não, cabe-nos o livre-arbítrio, independendo dos nossos atos sofreremos uma reação na mesma proporção.
    De tudo que tenho lido sobre o Vaticano e a renúncia do Santo-Padre, entendi que o Sumo
    Pontífice padeceu enorme pressão e traição imposta pelos próprios pares. Toda essa ação fez com que sua reação fosse a renúncia. Ora !!! Que tipo de homem será eleito PAPA???
    Os que participarão do CONCLAVE, são os mesmos que com interesse adversos, fizeram
    renunciar Bento XVI.
    COM ISSO QUERO DIZER QUE PRECISAREMOS ORAR E MUITO PARA QUE A TRINDADE ATUE
    DE FORMA CONCRETA DURANTE O PRÓXIMO CONCLAVE. QUE SEJAM AFASTADAS AS FORÇAS
    MALÉFICAS EM NOME DE JESUS CRISTO,(E OS QUE TEM FÉ DIGAM: A M É M .).
    PAZ E BEM À TODOS.

  10. A luta continua. É chegada a hora de mais uma batalha: o Conclave!
    Mas, temos um consolo: “Tu és Pedro e sobre essa pedra edificrei minha Igreja. E as portas do inferno nunca prevalecerão contra Ela” Mt.16,18.

  11. Os sintomas detectados por Danilo indicam doença gravíssima no nosso sistema. Não podemos , porém, dizer que “esamos nos finais dos tempos”. Apenas indicam que precisamos de orar mais. E orar corretamente. O mais urgente, neste momento, é pedir ao Divino Espírito Santo que não se afaste dos nossos cardeais neste momento crítico em que terão a responsabilidade de escolherem o Novo Papa.

  12. Bem, a verdade é que o Espirito Santo existe! E o fato de aparecer em Pentecostes, como uma rajada de vento e línguas de fogo, são sinais de sua existencial ação sobre nós. O que teria sido aquele raio cobre a Basílica de São Pedro? O que teria sido a luminosidade do meteoro em queda na Russia. Digamos que sejam apenas sinais. Todos vimos. Mas o grande sinal ainda está por vir, a segunda e definitiva vinda de Cristo!

    E se o PT não conseguiu eleger o Papa, segundo sua preferencia, certamente foi sinal de Cristo criou uma Igreja, cujas portas do inferno não prevalecerão contra ela, o que é mais um sinal.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor deixe seu comentário!
Por favor insira seu nome