201412LogoVerdadesEsquecidasDa famosa obra Filotéia ou Introdução à Vida Devota, de São Francisco de Sales (1567-1622), Doutor da Igreja, Bispo e Príncipe de Genebra:

Assim que a tua devoção se for tornando conhecida no mundo, maledicências e adulações te causarão sérias dificuldades de praticá-la. Os libertinos tomarão a tua mudança por um artifício de hipocrisia e dirão que alguma desilusão sofrida no mundo te levou por pirraça a recorrer a Deus.

“Os teus amigos, por sua vez, apressar-se-ão a te dar avisos que supõem ser caridosos e prudentes sobre a melancolia da devoção, sobre a perda do teu bom nome no mundo, sobre o estado de tua saúde, sobre o incômodo que causas aos outros, sobre a necessidade de viver no mundo conformando-se aos outros e, sobretudo, sobre os meios que temos para salvar-nos sem tantos mistérios.

“Tudo isso são loucas e vãs palavras do mundo e, na verdade, essas pessoas não têm um cuidado verdadeiro de teus negócios e de tua saúde: Se vós fôsseis do mundo, diz Nosso Senhor,amaria o mundo o que era seu; mas, como não sois do mundo, por isso ele vos aborrece.

Se destinamos uma hora à meditação ou se nos levantamos mais cedo, para nos prepararmos para a santa comunhão, mandam logo chamar o médico, para que nos cure desta melancolia e tristeza.

Quem não vê que o mundo é um juiz iníquo, favorável aos seus filhos, mas intransigente e severo para os filhos de Deus?

“Só nos pervertendo com o mundo, poderíamos viver em paz com ele, e impossível é contentar os seus caprichos. E, [o mundo] não podendo acusar as nossas ações, condena ao menos as nossas intenções. Enfim, tenham os carneiros chifres ou não, sejam pretos ou brancos, o lobo sempre os há de tragar, se puder. ….

“Abandonemos este mundo cego, grite ele quanto quiser. …. Sejamos firmes em nossos propósitos, invariáveis em nossas resoluções e a constância mostrará que a nossa devoção é séria e sincera. …. Nós estamos crucificados para o mundo e o mundo deve ser crucificado para nós. Ele nos toma por loucos; consideremo-lo como um insensato” (São Francisco de Sales, op. cit., Vozes, Petrópolis, 1992, 10ª edição, pp. 363-367).

COMPARTILHAR
Artigo anteriorCaravana Terra de Santa Cruz 2016
Próximo artigoEnrique conde de Champagne, largo com Deus e com os homens
Catolicismo é uma revista mensal de cultura que, desde sua fundação, há mais de meio século, defende os valores da Civilização Cristã no Brasil. A publicação apresenta a seus leitores temas de caráter cultural, em seus mais diversos aspectos, e de atualidade, sob o prisma da doutrina católica. Teve ela inicio em janeiro de 1951, por inspiração do insigne líder católico Plinio Corrêa de Oliveira.

1 COMENTÁRIO

  1. Uma grande verdade que é a perseguição aos filhos da Igreja, sendo o tipo de procedimento de discriminar os adversarios de forma seletiva, tal como os comunistas do PT fazem com seus desafetos!
    Os católicos de verdade, por não aderirem ao relativismo, têm sido tratados com truculencia, inclusive com a poio de ex países cristãos, como o Brasil, apoiando os degoladores de cristãos do ISIS, sendo o pior por serem colocados no poder por muitos milhões de “católicos”, a começar de certos altos hierárquicos associados co’os comunistas e que, ainda por cima, arrastam atrás de si imensas multidões de ovelhas desinformadas da fé!
    No caso, tempos atrás, por ex., as perseguições ao clero por causa de prática da pedofilia, os protestantes são muito mais incidentes, em geral são casados, ou têm suas amantes, e mesmo assim são bem em maior número de pedófilos!
    Porém, a perseguição e difamação midiática é apenas contra o clero e a Igreja católica, sendo as ações dos globalistas aliados dos protestantes insistindo em criticarem e injuriarem seletivamente a Igreja!
    Eis a maior das injustiças agir dessa forma – mas como são satanistas – compreende-se o porquê!

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor deixe seu comentário!
Por favor insira seu nome