Portal do IPCO
Plinio Corrêa de Oliveira
IPCO em Ação
Logo do Instituto Plinio Corrêa de Oliveira
Instituto

Plinio Corrêa de Oliveira

Cruzada de orações pela Igreja no próximo Sinodo

Rússia envia tropas e aviões à Venezuela: protesto da OEA

Por Costa Marques

2 minhá 6 anos — Atualizado em: 3/30/2019, 4:40:35 AM


     Noticias UOL, 25 de março, “Secretaria da OEA rejeita ‘incursão militar russa’ na Venezuela” informa que a “secretaria-geral da Organização dos Estados Americanos (OEA) rejeitou nesta segunda-feira “a recente incursão militar russa” na Venezuela para apoiar o governo “ilegítimo” de Nicolás Maduro. “É inadmissível que um governo estrangeiro tenha programas de cooperação militar com um regime usurpador que foi declarado ilegítimo por resoluções e o direito interamericano, o que atenta contra a paz e a segurança hemisférica“, declara o gabinete do secretário-geral, Luis Almagro. A OEA declarou em 10 de janeiro passado ilegítimo o segundo mandato de Maduro, iniciado naquele dia, em uma resolução aprovada por 19 de seus 34 membros ativos”.

“Nesta segunda-feira, a secretaria-geral da OEA reafirmou que a presença de tropas e transporte militar russo no território venezuelano viola a Constituição por não estar autorizada pela Assembleia Nacional. Os militares estrangeiros são um instrumento de amedrontamento repressivo no contexto de uma transição democrática liderada pelo presidente interino, Juan Guaidó“, destaca o gabinete de Almagro”.

     “Ao menos 50 países, entre eles Estados Unidos, Canadá e Brasil, não reconhecem o governo de Maduro e declaram Guaidó como o presidente interino da Venezuela encarregado de organizar novas eleições”.

Rússia fica na Venezuela “o tempo que for necessário”

      Segundo notícia de oglobo, 28 de março, o “governo russo rejeitou nesta quinta-feira o chamado do presidente americano, Donald Trump, para retirar seus militares da Venezuela. O Kremlin destacou que as ações do país no território do aliado sul-americano seguem a lei e contam com o aval de Nicolás Maduro, considerado por Moscou o legítimo governante venezuelano, informou a agência de notícias russa RIA. A porta-voz da Chancelaria russa frisou que seus oficiais permanecerão na Venezuela “o tempo que for necessário“.

      E o Brasil, fica então ameaçado por essas tropas russas? “Pelo tempo que for necessário”?

* * *

     Uma clara ingerência e incursão militar russa na Venezuela. A Rússia se coloca contra a decisão da OEA e contra os países latino-americanos. E ainda tem gente ingênua que acha Putin o salvador da civilização ocidental.

 

https://noticias.uol.com.br/ultimas-noticias/afp/2019/03/25/secretaria-da-oea-rejeita-incursao-militar-russa-na-venezuela.htm

https://oglobo.globo.com/mundo/pressionada-pelos-eua-russia-diz-que-militares-ficarao-na-venezuela-tempo-que-for-necessario

Detalhes do artigo

Autor

Costa Marques

Costa Marques

148 artigos

Categorias

Tags

Comentários

Seja o primeiro a comentar!

Comentários

Seja o primeiro a comentar!

Tenha certeza de nunca perder um conteúdo importante!

Artigos relacionados