Em Maryland (EUA), duas paróquias anglicanas ingressaram em bloco na Igreja Católica.

Poucas semanas depois da Páscoa, seis paróquias até então anglicanas do Texas também abraçaram a fé verdadeira. Enquanto isso, na Inglaterra, três “bispos” e 20 paróquias anglicanas fizeram abjuração pública dessa seita protestante na catedral de Westminster durante a Páscoa.

Outros três “bispos” e 100 “padres” – além de numerosas outras paróquias inglesas – estão recebendo instrução de catecismo e a formação adequada para darem o mesmo passo. Em Blackfriars, Oxford, foi celebrada a primeira liturgia anglo-católica do Ordinariato de Nossa Senhora de Walsingham.

O rito é o mesmo do século XVI, acrescido de certas festas e definições como a Imaculada Conceição e a infalibilidade pontifícia.

Fonte: Revista Catolicismo_Agosto 2011

16 COMENTÁRIOS

  1. O problema dos católicos e da maioria das pessoas é descohecer que ao chegarem na Inglaterra, em 597, os 40 monges chefiados pelo abade beniditino, Agostinho, encontraram a Igreja por lá. Em 200, Tertuliano já sabia que havia cristãos nas Ilhas Britânica. Em 314, o Sínodo de Arles, ao sul da França, contou com a presença de bispos do mundo conhecido, dentre eles, três bispos ingleses (cf Estória Esclesiática de Eusébio de Cesareia). Mas o Papa Gregório não sabia que havia a Igreja na Inglaterra, e mandou que a comitiva de Agostinho submetesse o povo à Igreja Romana. Quando Martinho Lutero fez a Reforma Protestante, havia lido os escritos de John Wicliffe. Foi no século XVI que a Igreja Da Inglaterra se desligou da Igreja Romana, à qual estava submissa desde 663, quando Concíli de Whitbly aceitou a submissão da Igreja Celta à Igreja Romana. Ous seja, o Papa está fazendo isso por medo da força anglicana. Afinal, era a única Igreja no Ocidente que não estava no mesmo panamar das igrejas surgidas com a Reforma Protestante.

  2. Finalmente o Rev. Miguel Uchôa foi sagrado Bispo por sete bispos anglicanos. A Diocese do Recife caminha tranquilamente com dois Bispos Sufragâneos (Evilásio Tenório e Flavio Adair) e o Bispo Diocesano (Dom Miguel Uchôa). Os anglicanos sob a liderança desses três bispos estão sem medo de ensinamentos fora das Sagradas Escrituras.

  3. Enquanto a Igreja Católica aceita anglicanos, rejeita a Fraternidade Sacerdotal São Pio X, exatamente por ser fiel à Tradição Apostólica segundo a doutrina católica. Quando a Igreja Católica rejeita a Fraternidade, rejeita a Tradição da Igreja. Mas é fácil saber porque acieta os anglicanos: as mulheres são ordenadas em muitas Dioceses Anglicanas e a Igreja Católica com seu discurso de não poder ordenar as mulheres, as coloca no altar. É, realmente a Fraternidade tem mais base católica do que o Vaticano. O Concílio Vaticano II tem origem protestante.

  4. A Diocese do Recife da Igreja Anglicana do Cone Sul da América tem dois Bispos Sufragâneos que são: Dom Evilásio Tenório e Dom Flavio Adiar.

    Com a morte de Dom Robinson Cavalcanti em 27 de fevereiro deste ano, a Diocese ficou sem o seu Bispo Titular. Mas no dia 15 de setembro de 2012 o novo Bispo Diocesano foi eleito: o Reverendo Miguel Uchoa. Aguardamos a sua Sagração Episcopal.

    Se há anglicanos indo para a Igreja Católica Romana, nós esperamos que sejam felizes e que sigam o seu chamado. Entretanto, estamos felizes com nossos Bispos e os reconhecemos como sucessores apostólicos.

  5. Muitos anglicanos e luteranos estão voltando a comunhão plena com Roma ,por reconhecerem q só a Igreja Católica possui as quatro características que definem ser a Igreja de Cristo: UNA,SANTA,CATÓLICA E APOSTÓLICA. E o Romano Pontífice é o sinal visível dessa plena unidade .

  6. A igreja católica errou muito, mas o Espirito Eanto ao reconhecer que os novos catolicos realmente voltaram a verdadeira fé, um viver conforme os ensinamentos de cristo. Todos os cristões devem se unir e se respeitarem. Mas fico feliz com esta noticia. Maria nossa mãe querida, um exemplo de mulher que não deve ser esquecida.Que a igreja católica realmente seja uma alegria ao olhos de Deus.Que esta união traga ao mundo mais pais e menos discordia.

  7. A paz de Jesus e o amor de Maria !!

    Acredito que no comentário anterior não fui muito claro, desculpe-me. Quando disse que falta coragem aos protestantes; é de abandonar a heresia do protestantismo e ceder a Igreja Católica que detém a suprema verdade. Os anglicanos tiveram essa coragem, que falta aos demais protestantes – que são incomodados por Deus, tenho certeza disso.

  8. Depois das patacoadas do herege Henrique VIII, podemos agora, com imenso júbilo e triunfo, dar
    glória a DEUS pelo retorno de muitos na Inglaterra à única Igreja de CRISTO (Mt 16, 18-19; Mt 28, 18-20; Lc 10, 16; Cl 1, 18; I Tm 3,15, o testemunho de Santo Inácio de Antioquia logo nos primeiros anos do Cristianismo etc. etc. etc.): Una, Santa, Católica e Apostólica, com sede Petrina – Roma, onde Pedro Apóstolo Pai dos Apóstolos (PAPA) deu a vida por JESUS. Bendito seja o Senhor DEUS para sempre!!

  9. “Conhecereis a verdade e a verdade vos libertará “, tenho plena certeza que muitos protestantes são incomodados pelo Espírito Santo, que sonda a alma humana, mostrando-lhes os erros doutrinários de suas igrejas. No entanto, levados pelo medo, permanecem tremendamente angustiados pela falta de coragem, como essa que os anglicanos tiveram. Quem sabe todos “protestantes” que sabem – pela ação do Espírito – que estão no caminho errado, se voltem para a verdadeira Igreja !

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor deixe seu comentário!
Por favor insira seu nome