Pode a Igreja aceitar a coexistência com um regime que oprime a família e o direito de propriedade? A inauguração do seminário “católico” em Cuba levanta novamente a questão.

Foi inaugurado em 3 de novembro o primeiro seminário católico em Cuba depois de 50 anos de governo Comunista. A inauguração contou com a presença de Raul Castro e fez parte de acordos do governo com o Cardeal de Havana, D. Jaime Ortega.

Ao longo dos dois últimos meses, por mediação do Cardeal Ortega, 52 presos políticos foram exilados para a Espanha, e outros ainda permanecem presos por se negarem a aceitar o exílio.

Intrigante é a questão de como serão formados esses novos seminaristas num país em que a oposição política ou vai para as masmorras ou é enviada para fora do país. Serão seminaristas subservientes ao governo? Terão eles aulas de Filosofia e Teologia tradicional ou serão escolados na já condenada e anticatólica teologia da libertação?

Em discurso pronunciado dois dias antes da inauguração, a propósito da monumental crise em que passa a ilha cárcere, Raul Castro anunciou a líderes sindicais que a ilha “vai ao precipício” se não aplicar as reformas econômicas necessárias, mas deixou muito claras suas posições ideológicas, dizendo que as mudanças seriam feitas “sem renúncias, as mínimas que sejam, à construção do Socialismo”.

Pelos presos políticos, pelos exilados, pela declaração de seu ditador, o leitor bem vê que orientação terá que ter este seminário para poder continuar aberto…

***

Com o PNDH 3, não caminha o Brasil para uma perseguição religiosa em que os estabelecimentos religiosos – colégios, seminários, hospitais, orfanatos, etc. – ou se alinham com a “construção do Socialismo” ou serão fechados, podendo permanecer assim durante décadas?

Essa pergunta precisa ser respondida logo, pois daqui a pouco será tarde! O que pensa sobre isso o leitor?

Veja o livro de Plinio Corrêa de Oliveira sobre a Liberdade da Igreja no Estado Comunista, que prova, com base na doutrina da Santa Igreja, como os católicos não podem aceitar uma coexistência com um regime intrinsecamente mau.

10 COMENTÁRIOS

  1. A propósito deste seminário, é oportuno recordar aqui o que o Zé Dirceu disse ter ouvido diretamente de Fidel Castro: o ditador teria declarado que se já existisse a Teologia da Libertação na época em que eclodiu a revolução comunista em Cuba, dita “teologia” o teria ajudado a evitar muitos erros… Portanto, eis a solução para a perpetuação do regime, pois os cubanos serão “conscientizados” em nome da Religião a aceitarem o comunismo.

  2. Se no tempo de tibério e herodes, trocaram JESUS por um barrabás; O que custa trocá-LO, hoje por um lula, um chaves, uns castros, uns comunistóides e outros bandidos invertidos da história mundial contemporânea??? Em cuba anás e caifás estão muito bem representados…
    Ontem lá, como hoje cá, muito pouco são os que permanecem fiéis ao SALVADOR JESUS. Sem colocar nesta ordem os “bons” que preferem não se “INCOMODAREM”, com ISSO!!! Ivan.

  3. A adoção de tais absurdas ditas conveniencias politicas lógicamente irreconciliaveis entre a doutrina neo-cristã de viés com base na dita Teologia da Libertação e o Ateismo oficial de Estado adotado em Cuba e outras nações comunistas e ou de regimes totalitarios.

    Mostra-se meramente a anti-tese da Lógica e Ética dita cristã defendida pelo Vaticano em cumprimento dos principios basilares reais e teologicos de Cristo, expressas sábiamente com profundidade e erudição pelo douto e notavel Doutor da Igreja Santo Tomas de Aquino em sua opera magna SUMA TEOLOGICA.

    Afinal onde iremos parar com tantas ignomias decorrentes de tais posturas dentro da Igreja Catolica já ma 2a.década do séc.21, diante de tais governos, onde não se respeitam os tao decantados e falsamente defendidos direitos humanos pela dita esquerda politica mostram claramente e sem mais dúvidas a decadencia total em todos os sentidos de tais ditas lideranças católicas contemporaneas..

    Realmente um grande golpe no futuro da Santa Madre Igreja Romana, cumprindo a dolorosa profecia milenar do Evangelho de São João em seu profético Livro das Revelações, melhor conhecido como o Apocalipse…sem mais comentários,comprova-se que realmente estamos mesmo nos final dos tempos!!!

  4. e sabe-se que aqui mesmo no Brasil, infelizmente, já temos uma epidemia de seminários que aplicam a maldita Teologia da Libertação, ou seja, seminários infiltrados de falsos sacerdotes que na verdade são agentes marxistas. Mas em Cuba seria mais um seminário destes que são antros de perdição, onde estão vilipendiando a fé católica, a doutrina, o próprio Cristo !!! Gostaria de saber o posicionamento do Vaticano sobre isso !!!

  5. realmente faz dó pensar que jovens vocacionados ficariam privados de serem sacerdotes naquele país (Cuba), por não ter seminários, mas…vejo como temerário seminário lá, pois como bem colocou o IPCO – Gabriel Zeymer, a Teologia da Libertação não iria comer solta lá??? eu penso que a Teologia da Libertação ia ser aplicada diametralmente no seminário em Cuba, ao menos é uma lógica contundente, em vista tratar-se de um país marxista comunista.

  6. será q entendi bem??! um SEMINÁRIO DE FORMAÇAÕ DE SACERDOTES CATÓLICOS em Cuba ??? Creio que o Papa Bento XVI deveria vetar isso que o Cardeal local autorizou. Se nesa Cuba do ditador sanguinário Fidel, mal mal a Igreja consegue sobreviver mantendo-se fiel aos seus valores, que dirá um seminário p/formação de jovens padres, creio SEM CONDIÇÕES NENHUMA seminário em Cuba. Gostaria de saber a posição do Vaticano qto a isso.

  7. Se for para o surgimento de novos maus sacerdotes, ainda é preferível, ao contrário, que haja um bom sacerdote para cada grupo de 1.000.000 de leigos.
    Basta de pôr a quantidade acima da qualidade!
    Cuba, nesse ponto, caminha para ser uma nova China, o que, para variar, decididamente não é nenhum elogio.
    DEUS nosso, misericórdia!

  8. o QUE MIM PREOCUPA EM MUITO, É O GRANDE AVANÇO DA DESCRISTIANIZAÇÃO PELO MUNDO AFORA. CUBA É UM PAÍS QUE NÃO ABRIRAÁ MÃO DE SUA IDEOLOGIA DE MATAR E PRENDER OPOSITORES A SEU REGIME AUTORITARIO. A IGREJA SEMPRE ENCONTROU DIFICULDADES PARA ATUAR VERDADEIRAMENTE COMO MANDA O EVANGELHO

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor deixe seu comentário!
Por favor insira seu nome