Deformação do homem na arte moderna. “Esta tendência para o hediondo tem em sua raiz uma visão desesperada e blasfema da criação, que é obra de Deus.”
Plinio Corrêa de Oliveira COSTUMES, AMBIENTES, CIVILIZAÇÕES PINTANDO A ALMA HUMANA “Catolicismo” Nº 05 – Maio de 1951 |
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* * * Que haja no universo disformidades físicas e morais terríveis, e que seja lícito ao artista representá-las sempre que daí não decorra ofensa aos bons costumes, ninguém o contesta. Entretanto, pintar só o horror, não pintar nem esculpir senão para deformar, como se o universo não fosse senão um receptáculo de ignomínias, eis o que revela um estado de espírito errado, e uma concepção indiscutivelmente falsa e perigosa, quer dos homens, quer do mundo. Esta tendência para o hediondo tem em sua raiz uma visão desesperada e blasfema da criação, que é obra de Deus. As pinturas ou esculturas feitas à influência desta visão deformam a alma; e os ambientes impregnados deste estado de espírito só podem degradar o homem, extinguindo nele todos os surtos de inteligência e de vontade para um ideal verdadeiramente nobre, puro e elevado.
E muito mais do que o físico deste homem, seu estado de espírito, seu feitio moral. É Richelieu, pintado por Philippe de Champaigne em três atitudes diferentes. Todas as qualidades – e também todos os defeitos – do grande estadista se refletem neste admirável estudo, em que a alma humana pôde ser retratada no que tem de mais íntimo, vivo e sutil, sem que o artista precisasse recorrer, para isto, a deformações que degradam a própria natureza humana. |
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Toque essencial
em obra artística “humana
cultura” elevando?
Satã menoscabo
“à divina proporção
dos corpos” deforma?
Tirânica aldeia
global “insanos aplausos
ao feio” ecoando?
FLASh
https://pt.m.wikipedia.org/wiki/Barroco_mineiro
https://pt.m.wikipedia.org/wiki/Barroco_no_Brasil
https://twitter.com/InstitutoPCO/status/1294434061734285313?s=08
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