Portal do IPCO
Plinio Corrêa de Oliveira
IPCO em Ação
Logo do Instituto Plinio Corrêa de Oliveira
Instituto

Plinio Corrêa de Oliveira

Cruzada de orações pela Igreja no próximo Sinodo

Por que a aurora boreal fascina o homem moderno?

Por Marcos Machado

3 minhá 6 anos


Internacional.Estado reproduz artigo do NYT, Ingrid K. Williams, 3 de março, “Cresce procura por viagens para apreciar a aurora boreal” relata como esse “fenômeno natural tem atraído visitantes ao Alasca e países como Noruega e Suécia”, (…) “norte da Rússia, Finlândia, Suécia, Noruega, Islândia e Groenlândia”.

“´A aurora boreal se tornou uma atração imperdível´, disse Arne Bergh, proprietário e diretor de criação do Icehotel, em Kiruna, Suécia, onde a cada inverno turistas chegam na esperança de serem contemplados com o fenômeno que ele descreveu como “fogos de artifício da natureza” antes de se recolherem nos aposentos com temperaturas congelantes”.

“No Alasca, o número de visitantes no inverno passado ultrapassou a marca de 320 mil, alta de 33% em relação a dez anos antes, de acordo com a Associação da Indústria do Turismo do Alasca. Para a associação, a aurora boreal é a grande responsável por esse aumento na procura”.

“Nos Territórios do Noroeste, Canadá, a remota capital de Yellowknife tem se apresentado como um dos melhores destinos para os interessados em ver a aurora boreal, especialmente entre os turistas da Ásia. De acordo com um relatório do governo dos territórios, o número de turistas interessados em ver a aurora boreal aumentou mais de quatro vezes nos seis anos mais recentes”.

         “Uma música celestial em forma de luz”

“´É muito difícil relatar o profundo impacto emocional que o fenômeno provoca´, disse Trond Trondsen, especialista em aurora boreal de Calgary. ´Eu as descreveria como luzes dançantes no céu. Elas têm uma espécie de ritmo. Têm uma coloração distinta. É como uma música celestial em forma de luz.´”

* * * *

Sem entrarmos na explicação científica do fenômeno aurora boreal — que mostra claramente as leis ininterruptas que regem a natureza, criadas por Deus — indagamos: por que razão o homem tem essa apetência do belo, do maravilhoso?

       “Os céus narram a glória de Deus, e o firmamento é obra de Suas mãos”

Segundo ensina São Boaventura a Criação nos manifesta “os vestígios de Deus”. Ou como com diz a Escritura Sagrada: Os céus narram a glória de Deus e o firmamento é obra de Suas mãos (Sl 19,1).

O mundo moderno vai, pelo contrário, eliminando a beleza em nome da funcionalidade – o que traz, como consequência um vazio no homem — porque ele tem alma e corpo.

Entretanto, o homem tem apetência da conjugação do belo e do útil.

E a teoria do Big Bang?

Antes de tudo, trata-se de uma teoria. Enquanto que o Criacionismo é uma verdade Revalada por Deus.

Respondemos com os fatos: veja algumas auroras boreais, o céu estrelado do sertão, algumas cascatas como Foz do Iguaçu ou Niágara, os lagos da Suíça, a fauna e a flora brasileira, a baia da Guanabara, os lírios do campo que não tecem nem fiam e, entretanto, “nem Salomão em toda a sua glória se vestiu como um deles” (S. Mateus, 6-29).

https://internacional.estadao.com.br/noticias/nytiw,cresce-procura-por-viagens-para-apreciar-a-aurora-boreal,70002735615

 

Detalhes do artigo

Autor

Marcos Machado

Marcos Machado

492 artigos

Pesquisador e compilador de escritos do Prof. Plinio. Percorreu mais de mil cidades brasileiras tomando contato direto com a população, nas Caravanas da TFP. Participou da recuperação da obra intelectual do fundador da TFP. Ex aluno da Escola de Minas de Ouro Preto.

Categorias

Tags

Comentários

Seja o primeiro a comentar!

Comentários

Seja o primeiro a comentar!

Tenha certeza de nunca perder um conteúdo importante!

Artigos relacionados