Portal do IPCO
Plinio Corrêa de Oliveira
IPCO em Ação

Um farol, um teste de organicidade e os “vestígios” de Deus na Criação


Imagine-se o leitor navegando junto à costa da Califórnia e se deparando, próximo a Richmond, com o Farol East Brother, cuja história, longe da vida agitada das grandes cidades e o mar calmo, alguém lhe narrasse.

Edificada em 1873 para ajudar a navegação na Baía de São Francisco, a East Brother Light Stationes esteve a ponto de ser destruída. Mas em muito boa hora uma sociedade americana sem fins lucrativos a comprou, com autorização da Guarda Costeira. O que não se faz sem um senso de organicidade, de beleza, e de apreço pela história pátria.

Desde 1979 o Farol funciona como uma das mais conhecidas e destacadas pousadas e cafés da Califórnia, figurando no Registro de Lugares Históricos.

As entradas são utilizadas para manter o edifício e pagar as despesas do casal guardião. O estabelecimento está aberto quatro dias por semana, disponível para uso diurno e eventos especiais.

Localizada numa pequena ilha ao norte da ponte Richmond-São Rafael, a pousada abriu novas inscrições para substituir o atual casal guardião, que se aposenta em abril.

Um salário de 130 mil dólares anuais aguarda o novo casal guardião. Mas é preciso que pelo menos um dos cônjuges possua licença de operador de barco comercial da Guarda Costeira. Incumbências: servir o café da manhã, as refeições, oferecer serviço de transporte de barco aos hóspedes, além das demais tarefas, como cozinhar e arrumar os quartos. A culinária dever ser de boa qualidade.

O que preservar e o que inovar?

Uma vez esboçada a história do Farol East Brother, sua localização privilegiada e sua arquitetura — que inegavelmente atrai e encanta os viajantes —, fica a pergunta: por que se devem conservar monumentos, faróis, praças e lugares de nossa história?

A voragem da modernidade das primeiras décadas do século XX varreu de nossas cidades brasileiras as belas casas, as avenidas arborizadas, as praças, os chafarizes e os encantos de outrora.

Era a avassaladora onda americanista hollywoodiana, que fez o Ocidente se vergar diante da “modernidade”.

Vestígios de Deus

A chave do problema eu a encontrei no comentário do Prof. Plinio Corrêa de Oliveira que passo a resumir:

Seria legítimo ao homem, por exemplo, destruir o Corcovado a fim de fazer ali uma superestação de trens?

Quer dizer, uma primeira percepção, sem mais raciocínio, nos convence de que aquilo não deveria ser destruído, e que uma ordem profunda de coisas ficaria ferida, o que torna imoral aquela ação, por algum lado, se ela não tiver real justificação.

Pode parecer um tanto filosófico, mas o raciocínio é muito claro: a destruição estúpida de algo que existe, sobretudo se existe de um modo excelente, nos dá uma sensação contrária à ordem natural das coisas porque, em última análise, a ordem natural das coisas é a ordem natural do ser.

Afirma São Boaventura: “A Criação do mundo é como um livro no qual resplandece, manifesta-se e se lê a Trindade criadora em três graus de expressão, isto é, como vestígio, como imagem e como semelhança” (Sao Boaventura, Breviloquium, 2-12).

“Imagem e semelhança” aplicam-se somente aos homens, porque têm alma; “vestígios”, aos seres irracionais.

As obras nascidas das mãos do homem — como o farol East Brother — são, na expressão de Dante, “netas de Deus”.

Andou muito bem, portanto, a corporação norte-americana que adquiriu e preservou a East Brother Light Station. Como procedem bem os cariocas preservando o Pão de Açúcar, o Corcovado, o Outeiro da Glória, o Largo do Boticário etc. São “vestígios de Deus” e nada têm a ver com o erro do panteísmo segundo o qual tudo é Deus.

Saibamos lutar contra a falsa modernização que destrói as belezas naturais ou aquelas obras humanas que de algum modo espelham os “vestígios” do Criador.

Esse é o sentido da verdadeira preservação das belezas naturais, muito diverso de uma fanática ecologia que mal distingue a presença do belo ou do feio na natureza.


https://www.abc.es/viajar/alojamientos/abci-ofrecen-114000-euros-cuidar-historico-faro-hotel-201901090201_noticia.html

https://www.youtube.com/watch?v=2FtOjiZDUbs

Detalhes do artigo

Autor

Marcos Machado

Marcos Machado

473 artigos

Pesquisador e compilador de escritos do Prof. Plinio. Percorreu mais de mil cidades brasileiras tomando contato direto com a população, nas Caravanas da TFP. Participou da recuperação da obra intelectual do fundador da TFP. Ex aluno da Escola de Minas de Ouro Preto.

Categorias

Tags

Esse artigo não tem tag

Comentários

Seja o primeiro a comentar!

Comentários

Seja o primeiro a comentar!

Tenha certeza de nunca perder um conteúdo importante!

Artigos relacionados