Portal do IPCO
Plinio Corrêa de Oliveira
IPCO em Ação

Primavera árabe revela ser um inverno cristão


Do alto da CruzEnquanto no Ocidente muitos católicos, entre eles altas autoridades eclesiásticas, vão se entregando à prática de um ecumenismo sem resultados favoráveis para a Santa Igreja, a perseguição aos cristãos cresce por toda parte, sem qualquer resposta à altura.

Os perseguidores costumam tomar o ecumenismo como um sinal de fraqueza dos católicos, quando não de covardia, e se lançam com mais afoiteza à perseguição.

Um impressionante relatório intitulado Perseguidos e Esquecidos? foi apresentado numa reunião das câmaras do Parlamento do Reino Unido pela associação Ajuda à Igreja que Sofre (AED, sigla em francês), em 17 de outubro último. O resumo que apresentamos abaixo é da agência de notícias “Correspondance européenne”, de 20-10-13.

*   *   *

O relatório analisa a situação dos cristãos em 30 países, especialmente vários predominantemente islâmicos e nos Estados cujos sistemas políticos têm um caráter autoritário pronunciado. O período em análise abrange os últimos 30 meses .

De acordo com John Pontifex , diretor de Informação do Gabinete britânico da AED, “a conclusão principal do relatório é que, em dois terços dos países onde a perseguição aos cristãos é mais grave, os problemas, sem dúvida, pioraram ainda mais. De fato, em algumas áreas – especialmente no Oriente Médio – a própria sobrevivência da Igreja está agora em perigo”.

Parem com a catolicofobiaPara os cristãos, a chamada “Primavera Árabe” tornou-se , em numerosos casos, o que o relatório chama de “inverno cristão”. Se bem que as convulsões políticas trouxeram sofrimentos para pessoas de todas as religiões, foram principalmente as denominações cristãs as que mais claramente sofreram hostilidades e violências. Os cristãos foram vítimas de todos os tipos de conflitos políticos, econômicos, sociais e religiosos – por exemplo, os conflitos entre muçulmanos sunitas e xiitas. Conseqüentemente, cristãos em grande número foram forçados a fugir. O relatório descreve o êxodo como sendo de “proporções quase bíblicas.”

De acordo com as informações apresentadas nesse relatório, a influência dos grupos fundamentalistas islâmicos tem aumentado significativamente ao longo dos últimos 30 meses. Eles representam, talvez, a maior ameaça à liberdade religiosa no mundo de hoje. Seu objetivo é a eliminação, ou pelo menos a subjugação, dos cristãos .

Também nos países comunistas os esforços para controlar a população cristã aumentou. Na Coréia do Norte, nenhuma atividade religiosa tem reconhecimento oficial, e aqueles que são tolerados são estritamente controlados. A China insiste em afirmar sua autoridade sobre todos os grupos cristãos, especialmente aqueles que não são oficialmente registrados.

Como explica John Pontifex , “emerge de todos os depoimentos que os atos de perseguição parecem agora se agravar e tornar-se implacáveis: igrejas são incendiadas, cristãos são pressionados para se perverter, há violências coletivas contra lares cristãos, seqüestros e estupros de jovens cristãs, propaganda anti -cristã na mídia e impulsionada pelo governo, discriminação nas escolas e locais de trabalho … a lista é longa. O relatório Perseguidos e esquecidos? levanta sérias interrogações quanto ao engajamento da comunidade internacional a se levantar em favor da liberdade religiosa”.

*   *   *

É preciso acrescentar: não é dever dos católicos, especialmente das autoridades religiosas, mesmo as mais altas, empreender uma cruzada em favor de seus irmãos brutalmente martirizados e pressionados para apostatar? Não é a inércia que provoca as perseguições, enquanto não chega a hora de provocar a cólera de Deus?

Detalhes do artigo

Autor

Gregorio Vivanco Lopes

Gregorio Vivanco Lopes

173 artigos

Advogado, formado na Faculdade de Direito do Largo São Francisco. Autor dos livros "Pastoral da Terra e MST incendeiam o Brasil" e, em colaboração, "A Pretexto do Combate Á Globalização Renasce a Luta de Classes".

Categorias

Tags

Comentários

Seja o primeiro a comentar!

Comentários

Seja o primeiro a comentar!

Tenha certeza de nunca perder um conteúdo importante!

Artigos relacionados