Portal do IPCO
Plinio Corrêa de Oliveira
IPCO em Ação
Logo do Instituto Plinio Corrêa de Oliveira
Instituto

Plinio Corrêa de Oliveira

Cruzada de orações pela Igreja no próximo Sinodo

Quase 2/3 dos bispos concordariam em manter o Summorum Pontificum

Por Correa de Sá

3 minhá 3 anos — Atualizado em: 10/31/2021, 4:24:20 AM


“(LifeSiteNews) – Um importante correspondente do Vaticano acaba de compartilhar outra amostra das respostas dos bispos do mundo ao questionário da Congregação para a Doutrina da Fé (CDF) de 2020 sobre a implementação do Summorum Pontificum e o uso da missa latina tradicional.”

se este conselho ou esta obra vem de homens, perecerá; mas, se é de Deus, não podereis destruí-los, para que não sejais, porventura, achados lutando contra Deus” (At 5.35-39).]

Uma grave afirmação

Em 7 de outubro, o jornal The Remnant publicou uma edição impressa da palestra 2021 do CIC de Diane Montagna revelando que os Custodes Traditionis, o motu proprio de julho emitido pelo Papa Francisco que visa restringir a missa em latim, não era consistente com as respostas da pesquisa dos bispos de todo o mundo, como o Papa Francisco havia afirmado.

“Enquanto o Papa Francisco formulou sua decisão de revogar o Summorum Pontificum como uma resposta aos “pedidos” dos bispos, Montagna revelou que, entre os bispos que responderam, mais da metade viu a Missa Tradicional com bons olhos, e “mais de 60 por cento a dois terços dos bispos teriam concordado em “manter o Summorum Pontificum,“ talvez com algumas pequenas modificações ”.”

***

A notícia de LifeSiteNews transcreve inúmeras respostas de bispos, diferentes países, em abono do benefício da Missa Tradicional:

***

“A Forma Extraordinária tornou-se um tesouro para a Diocese, a partir do qual pode buscar inspiração e perspectivas concretas sobre como renovar a vida litúrgica da Igreja”. (Um Bispo das Filipinas, resposta à pergunta 5)

Sobre o valor histórico da Forma Extraordinária

“Omitir a prática da Forma Extraordinária seria isolar-se das fontes da fé.” (Um Bispo da Bélgica, resposta à pergunta 9)

Sobre a influência da Forma Extraordinária na Forma Ordinária

“Às vezes presumia-se que elementos da Forma Extraordinária haviam sido incorporados à Forma Ordinária da Missa. Pude constatar que não era assim, mas que se tratava simplesmente de um desconhecimento do que já é permitido pelo GIRM. ” (Um Bispo dos Estados Unidos, resposta à pergunta 5)

Propostas e / ou perspectivas para o futuro

“Eu sugiro que permitamos a Forma Extraordinária como ela é. Que usemos o princípio de Gamaliel. ” (Um Bispo das Filipinas, resposta à pergunta 9)

Conselho de Gamaliel: [se este conselho ou esta obra vem de homens, perecerá; mas, se é de Deus, não podereis destruí-los, para que não sejais, porventura, achados lutando contra Deus” (At 5.35-39).]

“Acho que é possível que os dois usos, Ordinário e Extraordinário, coexistam. Isso pode ser uma força dentro da Igreja Católica. Embora ouçamos muito sobre a LMS [Latin Mass Society] e sua cruzada para mudar a face da Igreja e atrasar os relógios, minha impressão na Diocese é que os apelos estridentes para a EF agora desapareceram e irão encontrar o seu próprio (provavelmente muito pequeno) nível, por assim dizer (…) Eu diria que a formação na plenitude da tradição das formas, práticas e símbolos litúrgicos é necessária, e que estes podem ser abertos a todos em plena liberdade, e até encorajado, de forma a mostrar que o EF não é algo a se temer, e que o OF não deve ser desprezado, porque está enraizado na tradição ”. (Um Bispo da Inglaterra, resposta à pergunta 9)

“Se continuarmos a tolerar exemplos tristes de anormalidades litúrgicas, experimentação, abuso e simplesmente liturgias de má qualidade, por que deveríamos destacar aqueles ligados aos antigos ritos da Igreja para vigilância especial? Simplesmente não parece certo. ” (Um Bispo dos Estados Unidos, resposta à pergunta 9)

Fonte: https://www.lifesitenews.com/news/hidden-story-behind-traditionis-custodes-more-bishops-responses-on-the-latin-mass-revealed

Detalhes do artigo

Autor

Correa de Sá

Correa de Sá

254 artigos

Categorias

Tags

Esse artigo não tem tag

Comentários

Seja o primeiro a comentar!

Comentários

Seja o primeiro a comentar!

Tenha certeza de nunca perder um conteúdo importante!

Artigos relacionados