Portal do IPCO
Plinio Corrêa de Oliveira
IPCO em Ação

“Reforma Agrária” desconhece agricultura


No Brasil, até ministério da Reforma Agrária

Reforma Agrária é uma luta sistemática e feroz contra o feudalismo

Em recente matéria, prometemos mostrar como os grandes expoentes agro-reformistas se utilizaram da expressão Reforma Agrária para se contraporem à estrutura fundiária baseada na propriedade privada da terra.

Che Guevara, o chefe guerrilheiro argentino-cubano – morto nas selvas da Bolívia – afirmou que “a base das reivindicações sociais que o guerrilheiro deve levantar, é a mudança da estrutura da propriedade agrária. (…) A luta deve desenvolver-se, pois, continuamente sob a bandeira da Reforma Agrária”. (Cfr. Oeuvre I – Textes Militaires – Maspero, Paris, 1976 Pags. 52,53).

Já o antigo Secretário Geral do Partido Comunista Chinês, Liou-Chao-Tchi, não escondia o que significava para o comunismo a expressão “Reforma Agrária”. Com efeito, para ele a “Reforma Agrária é uma luta sistemática e feroz contra o feudalismo. (…) Seu objetivo não é dar terras aos camponeses pobres, nem aliviar sua miséria: esse é um ideal de filantropos e não de marxistas”. (Cfr. Informe, de 14 de junho/1950).

Já Lenine sentenciava: “A palavra de ordem difusa na massa sobre a repartição da terra serve a nós comunistas para tornar mais próximo o comunismo.

Quando a vitória da revolução se completar, substituiremos aquela palavra de ordem por outra da ditadura comunista”. E para o MST, “as ocupações e outras formas massivas de luta pela terra vão educando as massas para a necessidade da tomada do poder e da implantação de um novo sistema econômico: o socialismo!” (Cfr. Documento Básico Do MST – Aprovado Pelo VI Encontro Nacional).

E para encerrar, vamos citar o nosso presidente Lula: “Não pensem que eu não acordo de madrugada pensando numa Reforma Agrária radical e numa distribuição de renda justa”. (Cfr. OESP, “Apelo por unidade e ameaça de expulsão”/30/4/2003)

Esperamos que o leitor tenha percebido o engodo que a expressão Reforma Agrária encobre, razão pela qual nunca deveremos dizer que somos favoráveis a uma Reforma Agrária, caso contrário faremos sempre o jogo dos comunistas, socialistas e assemelhados.

Detalhes do artigo

Autor

Daniel Martins

Daniel Martins

320 artigos

Voluntario do Instituto Plinio Corrêa de Oliveira. Articulista na Revista Catolicismo e na Agencia Boa Imprensa. Coordenador do Canal dos Santos Anjos no YouTube: https://www.youtube.com/c/CanaldosSantosAnjos/

Categorias

Tags

Comentários

Seja o primeiro a comentar!

Comentários

Seja o primeiro a comentar!

Tenha certeza de nunca perder um conteúdo importante!

Artigos relacionados