Portal do IPCO
Plinio Corrêa de Oliveira
IPCO em Ação
Logo do Instituto Plinio Corrêa de Oliveira
Instituto

Plinio Corrêa de Oliveira

Cruzada de orações pela Igreja no próximo Sinodo

Repercussões no Exterior: nossa midia não vê … ou finge não ver

Por Marcos Machado

4 minhá 3 anos — Atualizado em: 10/20/2021, 8:08:39 PM


Cada Nação se orgulha dos filhos ilustres, sobretudo quando projetam seu nome, suas ideias, sua obra no Exterior.

Não é essa, entretanto, a atitude fundamentalista da esquerda e de certa midia alinhada que tenta fabricar “famosos” e prestigiar nulidades. Assim, Paulo Freire é festejado pela esquerda internacional e nunca foi um educador. Stédile tem entrada no Vaticano e nunca foi um agricultor.

Importância real e importância midiática

Na coluna Tendências e Debates, Folha de São Paulo, o Prof. Plinio mostrou a diferença entre importância real e importância publicitária. Essa última, coloca nos cumes alguma figura da política, da intelectualidade, do progressismo católico — por exemplo, nos inundando todos os dias com notícias da CPI da Covid. Que importância real têm esses senhores senadores sem os holofotes da midia? E se perderem o Mandato, em 2022, quem se ocupará deles na vida real?

Importância real tem aquele brasileiro que — apesar de estar longe dos holofotes da midia — marca a História do País. Rui Barbosa, Osvaldo Cruz, Barão do Rio Branco. Sobretudo, o Pe. José de Anchieta, Pe. Manuel da Nóbrega marcaram a memória da Nação. O Duque de Caxias, no Exército, a Princesa Isabel no trono.

Polo de pensamento, referencial de Contrarrevolução

Com mais de mil publicações no Brasil e no Exterior, objeto de sucessivas defesas de tese, doutorado o Prof. Plinio Corrêa de Oliveira marcou efetivamente o panorama ideológico brasileiro. Se disséssemos que seu nome marcou as nações ocidentais não estaríamos exagerando.

O espraiar de 25 TFPs nos vários continentes, contrariando e enfrentando a midia de esquerda, sem verbas governamentais é uma prova da eficácia, do alcance ideológico e prático da ação do Prof. Plinio.

Vejamos, na Itália, a repercussão do livro Revolução e Contrarrevolução, silenciado por nossa midia alinhada:

“Todo o segundo milênio é caracterizado por quatro eventos fundamentais que introduzem elementos de incompatibilidade ou conflito entre os aspectos político-jurídicos e religiosos da existência humana, levando à crise do mundo ocidental: a Reforma Protestante, que gera a crise religiosa, a Revolução Francesa, que gera a crise política, a Revolução Bolchevique e os anos 68 [Sorbonne] cujas ideologias geram respectivamente [IV revolução] o econômico e o cultural. Esta é, em poucas palavras, a essência do estudo do historiador da crise secularizante do Ocidente cristão, P. CORREA DE OLIVEIRA, Revolution and Counter-Revolution, trad. Italiano editado por C. Giovanni, primeira edição, Dell’Albero, Torino, 1963.” (*)

Uma síntese que bem expressa a tese das Três Revoluções operadas no mundo ocidental, seguidas da IV Revolução que engloba Maio de 68, Sorbonne e prepara o caminho para a Revolução Tribalista em curso. Lembremos do Sínodo da Amazônia … e da revolução eco-tribalista.

Baixe o pdf gratuitamente: https://www.pliniocorreadeoliveira.info/RCR01.pdf

Sucesso internacional de um brasileiro

Nosso acervo consta de mais de um milhar de defesas de tese, artigos, revistas, livros publicados no Brasil e no Exterior mostrando a importância real da atuação do Prof. Plinio e da TFP no cenário ocidental. O pensamento conservador católico foi forjado no Brasil e se projetou no Exterior.

Comentando recente livro publicado nos EUA, escreveu o Sr. Julio Loredo: “A ação anti-progressista de Plinio Corrêa de Oliveira, segundo Cowan, começou nos anos trinta com a constituição do Grupo Legionário, continuou com sua oposição ao neomodernismo dentro da Ação Católica nos anos quarenta, e com a fundação do movimento catolicismo nos anos 50.

Na época dos anos 60, o trabalho antimodernista de Plínio “repercutiu no Brasil [e também] teve repercussões internacionais significativas que ajudaram a moldar e sustentar a reação católica global à modernização e à secularização.”[3]Quando o Dr. Plínio chegou a Roma em 1962, portanto, ele já tinha ideias muito claras e um plano de batalha perfeitamente desenhado, ao contrário de muitos outros conservadores que “foram pegos de surpresa pela virada progressista do Conselho”[4]. Na verdade, explica Cowan, “a TFP antecipou a orientação do Concílio, e começou a se organizar antes dele começar.”[5] O arquivo privado do Monsenhor Sigaud contém o relato das reuniões com Plinio Corrêa de Oliveira para preparar o plano de oposição ao ataque progressista no Concílio, antes de ir para a Cidade Eterna.” https://ipco.org.br/acao-de-dr-plinio-na-america-latina-canal-estrategico-na-luta-contra-o-progressismo/

***

Importância real, importância publicitária: os fatos mostram que, apesar do silêncio de grande parte da midia brasileira, o Prof. Plinio e a TFP marcaram a fundo a história do Brasil contemporâneo, das Américas, com largas repercussões no Ocidente cristão.

Tudo isso em defesa da Santa Igreja, da Civilização Cristã, no combate ao socialismo, ao comunismo; em defesa da tradição, da família, da propriedade.

Agradeçamos à Nossa Senhora essa epopeia in signum crucis. Que Ela continue a inspirar os jovens do Brasil de hoje na luta contra o progressismo, o socialismo e o falso Centrão.

  • (*) Il grido di Abacuc. La questione ecologica alla luce delle istanzedel giusnaturalismo cristiano contemporaneo, Stato, Chiese e pluralismo confessionale, Rivista telematica (www.statoechiese.it), n. 31/201413 ottobre 2014, Cristiana Maria Pettinato (ricercatore a tempo determinato di Diritto canonico ed ecclesiastico, nell’Università degli Studi di Catania, Dipartimento di Giurisprudenza) / 39

Detalhes do artigo

Autor

Marcos Machado

Marcos Machado

492 artigos

Pesquisador e compilador de escritos do Prof. Plinio. Percorreu mais de mil cidades brasileiras tomando contato direto com a população, nas Caravanas da TFP. Participou da recuperação da obra intelectual do fundador da TFP. Ex aluno da Escola de Minas de Ouro Preto.

Categorias

Tags

Comentários

Seja o primeiro a comentar!

Comentários

Seja o primeiro a comentar!

Tenha certeza de nunca perder um conteúdo importante!

Artigos relacionados