Luis Dufaur

Em recente editorial, a “Folha de S.Paulo” (24.8.2010), sob o título “Fraudes contra a ciência” apontou “dois casos rumorosos de má conduta que puseram em evidência a necessidade de vigiar de perto a pesquisa científica, em especial quando financiada com verbas públicas”.

“O mais recente envolve Marc Hauser, da Universidade Harvard (EUA), renomado pesquisador das origens da moral no homem e noutros primatas.

“A universidade concluiu, após três anos de investigação, que Hauser é culpado em oito casos de má conduta, dos quais não se conhecem os detalhes. A acusação abrange de deslizes menores a fraudes com dados”, acrescentou a editorial.

A irregularidade, infelizmente, acontece com relativa freqüência nas áreas do evolucionismo.

Sobre o segundo caso, a “Folha” diz: “O Painel Intergovernamental sobre Mudança do Clima (IPCC) também se viu

Richard Branson oferece U$ 25 mi contra aquecimento global

envolvido, no final de 2009, em acusações análogas. Erros localizados em um influente relatório de 2007 terminaram reconhecidos e corrigidos, mas só após intensa pressão.

“Bem mais graves eram as suspeitas levantadas por mensagens eletrônicas trocadas por climatologistas do IPCC, no chamado “climagate”.

“Haveria ali, na correspondência furtada e vazada, indicações de que manipulavam dados e boicotavam estudos dos cientistas céticos quanto ao papel da atividade humana no aquecimento global. Três comitês independentes inocentaram os cientistas das acusações mais pesadas. As últimas conclusões são aguardadas para o final deste mês”.

A “Folha” cita que nos EUA, investigaram-se oficialmente 217 casos em 2009, e acrescenta:

“Seria ingênuo supor que fenômeno similar não esteja em curso no Brasil. Instituições de pesquisa já deram mostras de que relutam em investigar a fundo e de forma transparente os poucos casos que vêm à tona, como plágios detectados na maior delas, a USP.

“Agências estatais de fomento como CNPq, Capes e Fapesp (para citar as mais destacadas) deveriam tomar a frente e criar equipes para investigar, por amostragem, a qualidade dos dados e conclusões dos estudos que financiam”.

Estas oportunas observações, entretanto, omitem o mais grave e mais atual problema envolvido nas deformações do IPCC e de outros “catastrofistas”.

Falhas ou fraudes humanas, culpadas ou não, podem acontecer em qualquer época, como a fraude do homem de Piltdown, perpetrada pelo teólogo evolucionista Pe. Teilhard de Chardin SJ no início do século XX.

Mas, o mais grave na nossa época é a deturpação dos dados da ciência com finalidades ideológicas, visando impor a nível planetário um sistema universalmente fracassado: o socialismo.

Tendo falido a versão soviética, os mais atualizados adeptos do socialismo procuraram na linguagem “verde” umtravestimento para sua ideologia anti-natural.

A manobra não teria futuro se não fosse a repercussão que esses ativistas obtiveram na imprensa.

Gostaríamos de ler nos mesmos jornais e portais uma crítica oportuna e prudente dessa manipulação.

Essa mesma prudência gostaríamos ver na apresentação do noticiário sobre as matérias científicas ‒ aliás, tão importantes ‒ que essa ideologia encapuzada ‒ socialista, comunista, ou anarquista ‒ envenena com sistemática freqüência.

10 COMENTÁRIOS

  1. PARABÉNS, FRANCISCO ENÉIAS, BRILHANTE SEU COMENTÁRIO E SUA ATITUDE EM COLOCAR O VÍDEO DO kAJURU. CHEGA DE FARSAS DE MENTIRAS, FAZENDO O POVO ACREDITAR QUE A DILMA ESTÁ ELEITA, ELES COLOCAM ESSAS MENTIROSAS PESQUISAS AOS QUATRO VENTOS PARA QUE AS PESSOAS INSEGURAS PASSEM A ACREDITAR E ACHAR QUE SE AS PESQUISAS ESTÃO MOSTRANDO TAIS PREVISÕES, ENTÃO TAMBÉM OPTEM POR VOTAR NA TERRORISTA ASSASSINA DA DILMA. PORQUÊ ELES NÃO DIVULGAM A FICHA DA DILMA PARA OS BRASILEIROS SABEREM QUEM REALMENTE ELA É? MAIS UMA VEZ PARABÉNS KAJARU !!! É DE PESSOAS COMO VOCÊ QUE O BRASIL PRECISA URGENTE, NÃO DE SAFADOS CORRUPTOS COMO A TURMA DO PT.

  2. As Academias de Oslo e de Stockolmo dão uma no cravo e outra na ferradura. Metade, três quartos dos prémios Nobel são atrbuídos apenas e só por considerações políticas. Não quero dizer que o Prémio Nobel nada represente, mas que pode ou não representar valor excepcional e, muito especialmente, não quer dizer de forma alguma que o verdadeiro “inventor” tenha sido premiado em vez de comparsas ou que na época não haja descobertas muito mais eminentes a serem consideradas.
    O aquecimento global é uma fraude que está no começo da morte. De tão monumental e anti-científica está a morrer pela boca. É como o peixe que morre pela boca. O único perigo é que os governos estão a começar a pensar que o “aquecimento global” pode ser uma fonte inesgotável de taxas que a população pagará de boa mente pensando que ´e a [unica forma de não ser frita ou afogada.

  3. O homem, diz-nos Comte, “é um animal que tem uma história”. As abelhas não têm história. Somente o homem tem uma história porque é ao mesmo tempo um inventor e um herdeiro. Ele cria línguas, instrumentos que transmitem este patrimônio pela palavra, e, nos últimos milênios pela escrita às gerações seguintes que, por sua vez, exercem suas faculdades de invenção apenas dentro do quadro do que elas receberam.

    Para o socialismo, o centro da vida humana está na atividade econômica, produtora de bens materiais, e a história da humanidade é acionada por interesses materiais, utilitários, econômicos (materialismo histórico), e não por interesses espirituais, morais e religiosos.

    Na democracia moderna – que é a concepção política, em que a soberania é atribuída ao povo, à massa – a vontade popular se manifesta através do número, da quantidade, da enumeração material dos votos (sufrágio universal).

    Acredito eu que a manipulação esteja também em se imiscuir o socialismo na democracia moderna e tentar obter apoio da massa democrática, manipulando numeros, quantidades para impor ideologias socialistas em detrimento dos valores humanos, interesses espirituais, morais e religiosos edificados a longo de seculos, pela história que o homem faz.

  4. Afinal em bom senso e realismo a Ciência humana é feita por Homens e nao semi-deuses ou mesmo supostos megalomaniacos Deuses do Olimpo da eternamente conflituosa Humanidade !!!!

  5. Acho que esses bisnetos de macacos não evoluiram. Moral e ética são para seres humanos esses aí ainda devem estar com rabo preso em algum galho.

  6. Para esses “cientistas” pró-aquecimento e evolucionista a verdade é relativa a única que é absoluta e aquela que eles querem impor, aí, não há tolerância nem moral ou ciência tudo vale.

  7. Em realidade pragmatica e friamente analisando-se a tematica em tela, duarnte a Histroia da ciência, yemos mostars crasas de jogos de interesses sordidos e inconfessaveis de bastidores no século passado com a lamentavel episodio enovlvendo a “descoberta” do DNA, descoberto pelo notavel mente brilhante de Linus Pauling, do Caltech em Palo Alto,Ca.USA.

    Porém dado os louros de tal brilhante descoberta a dupla de pesquisadores Watson & Cricket dos USA.

    Como ainda a que foi vitim o grande fisico brasileiro o saudoso Prof.Cesar Lattes, real descobridor de particulas elementares méson kapa etc, porém dado o Premio Nobel a seus alunos e colegas americanos, quando este esteve pesquisando tal campo da Fisica moderna na Cal,USA. e etc..na década de 60 do séc.passado, assim os anais da Historia cientifica moderna claramente nos revela…

    Assim sendo tais mostras de escandalosa falsidade ideologica e torpe manipulação ate mesmo do Premio Nobel dados a farsantes da ciência moderna e do passado nos mostram claramente a obscura face da estupidez humana,pois a verdade um dia sempre vem a tona, e instituiçoes supostamente sérias tais como a afamada Fundação Nobel fica em grave posição de suspeição em tal temática, sem mais comentários.

    Como no passado na Europa, temos finalmente a inacreditavel farsa cientifica do titulo de Pai da Medicina Experimental, dada ao pesquisador francês Claude Bernard, da U.de Paris, em torpe manobra politico ideologica da Academia Francesa de Medicina, em detrimento a seu real mereçedor, o polêmico e genial mente brilhante do médico alemão Dr.Samuel Hahnemann, conhecido como o Pai da Homeopatia..

    Que são mostras deprimentes de que os sete pecados se mantem claramente entre ate mesmo entre os doutos senhores e artifices homens da ciência em todos os tempos da História da Humanidade.

  8. Excelente artigo que nos chama a atenção para a manipulação de dados científicos com fins ideológicos. O “aquecimento global” é um bom exemplo disso. Há também a manipulação de dados sobre as tais “gripes”, submetendo toda uma população à vacinações sem sentido(?).
    Só não concordo com a expressão usada sobre ser o socialismo, um “sistema fracassado”.
    Se tomarmos como base a idéia primeira que originou o socialismo – longe de ser um sistema que queria o bem dos pobres, mas, sim, a destruição em massa da criação de Deus – este sistema obteve e continua obtendo êxito em várias partes do mundo. Basta ver o que foi a URSS e a quantas anda Cuba, China, Coréia do Norte etc, e a Venezuela, embora disfarçadamente. E, se não nos atentarmos para isso, em breve o Brasil.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor deixe seu comentário!
Por favor insira seu nome