Portal do IPCO
Plinio Corrêa de Oliveira
IPCO em Ação

Vai ruindo o mito do “gigante” chinês: pessimismo de empreendedores (I)


     Notícia do Estado, (Li Yuan, The New York Times, 1 de março de 2019) sob o título “Empreendedores temem pelo futuro da China” vem reforçar outros rumores de que a China não é essa potência que a propaganda impõe.

     “O empreendedor imobiliário chinês Chen Tianyong, de Xangai, embarcou num voo para Malta em janeiro, sem planos de voltar tão cedo. Depois de aterrissar, Chen, ex-juiz e advogado, compartilhou nas redes sociais um artigo de 28 páginas explicando seus motivos. “Por que deixei a China“, dizia o título, que continuava, “A reprimenda de despedida de um empreendedor“”.

     “”A economia da China é como um imenso navio apontado para um precipício. Na ausência de mudanças fundamentais, o navio vai naufragar e os passageiros morrerão. Meus amigos, se puderem partir, preparem-se para fazê-lo o quanto antes“, escreveu”.

A classe empreendedora está perdendo a confiança no País

     “Não se sabe ao certo quantas pessoas viram o artigo antes que ele sumisse da internet chinesa, alvo de pesada censura. Mas Chen disse publicamente aquilo que muitos empresários da China dizem em particular: a liderança chinesa errou na administração da segunda maior economia do mundo, e a classe empreendedora da China está perdendo a confiança no futuro do país”.

     “Por mais de uma geração, a China foi impulsionada por um otimismo para o qual o amanhã seria sempre melhor do que hoje, independentemente dos problemas atuais. Agora, a opinião majoritária pode ser resumida em um meme divulgado na internet por Wang Xing, fundador e diretor-executivo da Meituan Dianping, empresa online de entrega de alimentos. O meme mostra que 2019 pode ser o pior ano da década atual, mas será o melhor ano da década seguinte.

* * *

     O artigo continua com importantes dados sobre a desaceleração da economia chinesa e a falta de confiança dos empreendedores no futuro do País.

É bom que os brasileiros saibam que nessa pseudo âncora não convém amarrar os nossos navios. Por que razão a China teme e censura tanto a internet e policia seus cidadãos com mais de 200 milhões de câmaras? É a mesma China que mantém o regime ditatorial e socialista de Maduro.

Continuaremos no próximo artigo.

https://internacional.estadao.com.br/noticias/nytiw,empreendedores-temem-pelo-futuro-da-china,70002739124

Detalhes do artigo

Autor

León de La Torre

León de La Torre

261 artigos

Categorias

Tags

Comentários

Seja o primeiro a comentar!

Comentários

Seja o primeiro a comentar!

Tenha certeza de nunca perder um conteúdo importante!

Artigos relacionados