Celebra-se hoje o aniversário da trasladação da Santa Casa da Sagrada Família de Nazaré, na Terra Santa, para Tersatz, na Dalmácia, e depois para Loreto, na Itália, por meio dos anjos.

Quando muçulmanos invadiram a Palestina conquistando tudo a ferro e a fogo, os cristãos temeram pelos seus lugares santos. Foi então que, no ano de 1291, por uma especial graça da Providência Divina, a Santa Casa de Nazaré elevou-se aos ares, e foi transportada pelos anjos, primeiro para Tersatz, na Dalmácia, cerca do Mar Adriático, e depois, no dia 10 de dezembro de 1294, eles a depositaram num bosque em Loreto, na cidade de Recanati, na Itália.

Uma inscrição do século XVI, que decora a fachada oriental da basílica na qual está incrustada a Santa Casa em Loreto, expõe mais detalhadamente a tradição que torna este santuário tão famoso. “Peregrino cristão”, diz ela, “você tem diante de seus olhos a Santa Casa de Loreto, venerada em todo o mundo por causa dos mistérios divinos nela realizados, e dos milagres gloriosos ali realizados. Foi aí que Maria Santíssima, Mãe de Deus nasceu; aí que ela foi saudada pelo anjo, aí que o Verbo Eterno de Deus se fez carne. Anjos transportaram esta casa da Palestina para a cidade de Tersato, na Ilíria, no ano da salvação 1291 no pontificado de Nicolau IV. Três anos depois, no início do pontificado de Bonifácio VIII, foi transportada novamente pelo ministério dos anjos, e colocada em um bosque próximo a esta colina, nas proximidades de Recanati … Desde então, a natureza extraordinária do evento despertou a admiração do povo vizinho, pela fama dos milagres realizados neste santuário. Em toda a parte, esta Santa Casa, cujas paredes não repousam sobre qualquer fundamento e ainda permanecem sólidas e ilesas após tantos séculos, tem sido reverenciada por todas as nações”.

Muitos santos tiveram devoção e visitaram a Santa Casa em Loreto. Entre eles temos São Francisco Xavier, São Francisco de Borja, São Carlos Borromeu, São Luís Gonzaga, São Francisco de Sales, São Serafim de Montegranaro, São José de Cupertino, São Luís Maria Grignion de Montfort, São Bento José Labré e Santa Teresinha do Menino Jesus.

Gostaria de receber as atualizações em seu email?

Basta digitar o seu endereço de email abaixo e clicar em “Assinar”.

[egoi_form_sync_3]

Deixe uma resposta