O nome Matias, derivado do grego, vem de Matatias, em hebreu Matitias, significando “dom do Senhor”.

São Matias era um dos setenta discípulos de Jesus, enviados à sua frente para pregar a boa nova do Evangelho, com poderes extraordinários para curar doentes, expulsar demônios etc. Ele esteve com o Salvador desde o seu batismo por João, até à Ascensão (Atos I, 21, 22).

Está dito nos Atos dos Apóstolos (I, 15-26) que, nos dias seguintes à Ascensão, Pedro propôs aos irmãos reunidos no Cenáculo, num total de cento e vinte, que “É indispensável que – dentre os homens que nos acompanharam durante todo o tempo que o Senhor Jesus viveu no meio de nós, a partir do Batismo de João, até ao dia em que nos foi arrebatado para o Alto – um deles se torne, conosco, testemunha da Sua Ressurreição”.

Os discípulos apresentaram então, dentre eles, dois, que eram aqueles que julgavam que poderiam ser objeto da escolha direta de Jesus. Em particular, os dois candidatos eram os que mais se tinham distinguido andando com Ele. O primeiro chamava-se José, o Justo, e o outro Matias.

São Pedro poderia usar de sua autoridade para decidir qual dos dois era o escolhido, mas preferiu tirar à sorte, uso muito freqüente na história e vida do povo hebraico como manifestação da vontade divina. Antes, porém, levantaram uma oração fervorosa a Jesus; lembravam muito bem como Ele tinha escolhido os seus Apóstolos no Monte da Bem-aventuranças. Por isso assim rezaram: “Tu, Senhor, que penetras os corações de todos os homens, indica-nos qual destes dois escolhestes para ocupar, no Ministério apostólico, o lugar abandonado por Judas, afim de ir para o seu próprio lugar” (At 1, 24). E tiraram a sorte entre os dois, caindo ela sobre Matias, que ficou agregado aos Onze.

Já como Apóstolo, Matias recebeu o Espírito Santo no dia de Pentecostes, e ficou sendo mestre infalível da verdade.

Todas as informações adicionais sobre a vida e a morte de São Matias são vagas e contraditórias. De acordo com Nicéforo (Hist. Eccl., 2, 40), ele primeiro pregou o Evangelho na Judéia, depois na Etiópia (isto é, Cólquida, agora conhecida como Geórgia Caucasiana) e foi crucificado. Um marco localizado nas ruínas da fortaleza romana de Gônio, atual Apsaros, nas modernas regiões georgianas de Adjara, indicam que Matias estaria sepultado naquele lugar. Já a Sinopse, de Doroteus, contém esta tradição: “Matias pregou o Evangelho aos bárbaros e canibais no interior da Etiópia, no porto do mar de Hyssus, na foz do rio Phasis. Ele morreu em Sebastopolis, e foi enterrado lá, perto do Templo do Sol”.

Ainda outra tradição sustenta que Matias foi apedrejado em Jerusalém pelos judeus, e então decapitado. Diz-se que Santa Helena trouxe as relíquias do santo para Roma, e que uma parte delas estava em Tréveris.

São Clemente de Alexandria conservou-nos uma máxima do Santo Apóstolo que diz: “É necessário combater a carne, utilizá-la ou explorá-la com a mortificação. A alma, devemos robustecê-la com a fé e o estudo”.

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