Portal do IPCO
Plinio Corrêa de Oliveira
IPCO em Ação

28/06 – Santo Irineu Bispo, Confessor

Em Lyon, na Gália, Santo Irineu, bispo e mártir que, segundo São Jerônimo, foi discípulo do bem-aventurado Policarpo, bispo de Esmirna, e mui chegado aos tempos apostólicos. Depois de lutar vigorosamente contra os hereges, tanto pela palavra como pela escrita, teve afinal a coroa do martírio na perseguição de Severo, com quase todos os fiéis de sua cidade episcopal


28/06 – Santo Irineu Bispo, Confessor

Este santo Padre da Igreja nasceu no século II, provavelmente em Esmirna, pelos anos 130 a 135. Foi discípulo de São Policarpo que, por sua vez, o foi do apóstolo São João Evangelista. Sobre seu mestre, bispo de Esmirna, ele escreveu uns 30 anos depois de sua morte que o conheceu tão bem, que:

Posso dizer onde o bem-aventurado Policarpo se sentava para falar, como entrava e saía, qual era o caráter de sua vida, o seu físico, as conversas que tinha com o seu povo, como ele contava as suas relações com João e com os outros que tinham visto o Senhor.

Dele Irineu pôde recolher ainda viva a tradição apostólica, pois Policarpo fora consagrado bispo pelo próprio São João Evangelista, o que torna importantíssimos os seus testemunhos doutrinais.

Diante das fantasias mórbidas de seus adversários: “O Verbo de Deus, impelido pelo imenso amor que nos dedicava, fez-se o que nós somos, para nos fazer o que Ele próprio é”.Diante das fantasias mórbidas de seus adversários: “O Verbo de Deus, impelido pelo imenso amor que nos dedicava, fez-se o que nós somos, para nos fazer o que Ele próprio é”.

Diante das fantasias mórbidas de seus adversários: “O Verbo de Deus, impelido peloimenso amor que nos dedicava, fez-se o que nós somos, para nos fazer o que Ele próprio é”.

Muito culto e letrado em várias línguas, Irineu foi ordenado por são Policarpo, que o enviou para a Gália, atual França, onde havia uma grande população de fiéis cristãos procedentes do Oriente. Lá trabalhou ao lado de São Fotino, o primeiro bispo de Lyon que, em 175, o enviou a Roma para, junto ao papa Eleutério, resolver a delicada questão doutrinal dos hereges montanistas. Esses fanáticos, vindos do Oriente, pregavam o desprezo pelas coisas do mundo, anunciando o breve retorno de Cristo para o juízo final.

Contudo, tanto o papa quanto Irineu foram tomados de surpresa pela bárbara perseguição decretada pelo imperador Marco Aurélio. Rapidamente esta atingiu a cidade de Lyon em 177, ocasionando o grande massacre dos cristãos, mortos pelo testemunho da fé, muitos dos quais são festejados a 2 de junho como “os Mártires de Lyon”.

Voltando à Gália, Irineu sucedeu como bispo em Lyon ao mártir São Fotino, vítima da perseguição. Durante a paz religiosa que se seguiu, o novo bispo dividiu suas atividades entre as funções de pastor e a de missionário, e seus escritos são quase todos diretamente contra o Gnosticismo. Santo Irineu escreveu contra essa heresia, que até nossos dias é a base de muitos sistemas filosóficos religiosos, uma Refutação da falsa ciência, livro que também se chama Adversus haereses. Ele se desculpa de seu mau estilo grego, afirmando: “Vivemos entre os Celtas e, na nossa ação junto deles, usamos muitas vezes língua bárbara”.

A gnose, falando de modo muito simplificado, é um nome coletivo para largo número de seitas iniciáticas variadas e panteístas, relacionado com ensinamentos esotéricos da cultura grega e helenística, que afirmava que a matéria era uma deterioração do espírito, e que por isso todo o universo era uma depravação da Divindade. Pelo que o fim último de todos os seres, deveria ser uma suplantação da vulgaridade da matéria pelo conhecimento de certas verdades ocultas a respeito de Deus, do homem e do mundo, para retornar ao Espírito-Pai, retorno esse que deveria ser inaugurado e facilitado pelo aparecimento de algum Salvador divinamente enviado. O homem é um ser divino que caiu na terra de forma desastrosa, e que só pode se libertar dessa condição, libertando essa partícula divina que possui, através de sucessivos conhecimentos iniciáticos, ou uma verdadeira Revelação.

Santo Irineu expõe a teoria herética, desenvolve-a até chegar à sua conclusão lógica, e procede em demonstrar sua falsidade. Ele estava firmemente convencido de que, uma grande parte do atrativo do gnosticismo, encontrava-se no véu do mistério com o qual gostavam de se envolver seus adeptos, pois trata-se de uma seita iniciática, que só os perfeitos conhecem. E, para chegar a ser perfeito, há graus sucessivos de iniciação.

Entretanto, é preciso dizer que o santo procurava sobretudo converter os gnósticos. Por isso afirma: “Com toda a nossa alma, estendemos-lhe a mão, e não nos cansaremos de o fazer”, escrevia.

Diante das fantasias mórbidas de seus adversários, ele apresentava a sã doutrina: “O Verbo de Deus, impelido pelo imenso amor que nos dedicava, fez-se o que nós somos, para nos fazer o que Ele próprio é”.

Ainda para refutar essa heresia, Santo Irineu expôs, com felicidade particular, o argumento da tradição:

A tradição dos Apóstolos está manifesta no mundo inteiro: basta contemplá-la em qualquer igreja, para ver a verdade quem quer. Podemos enumerar os bispos que foram instituídos pelos Apóstolos, e os sucessores deles até nós: nada ensinaram, nada conheceram que se parecesse com essas loucuras. Porque, se os Apóstolos tivessem conhecido mistérios escondidos com os quais tivessem instruído os perfeitos – isolados do resto, e no desconhecimento do resto – seria sobretudo àqueles a quem entregaram as Igrejas que eles os comunicariam. Exigiam a perfeição absoluta, impecável, daqueles que lhes sucediam, e a quem confiavam, em lugar deles, o cargo de ensinar.

Santo Irineu escreveu também um livrinho Demonstração da pregação apostólica, que estava perdido, mas que foi descoberto de 1904 em tradução armênia.

O santo bispo faleceu pelo ano de 202. Morreu mártir? Há no sentido afirmativo o que diz o Martirológio Romano, e há uma indicação no martirológio jeronimiano, outra do próprio São Jerônimo, e outra de São Gregório de Tours. Segundo esse santo, ele foi enterrado na cripta da basílica de São João, debaixo do altar. A esta basílica sucedeu uma igreja de Santo Irineu, que deu o nome a um bairro de Lyon. Em 1562 os protestantes calvinistas dispersaram as relíquias do Santo.

Em Lyon, na Gália, Santo Irineu, bispo e mártir que, segundo São Jerônimo, foi discípulo do bem-aventurado Policarpo, bispo de Esmirna, e mui chegado aos tempos apostólicos. Depois de lutar vigorosamente contra os hereges, tanto pela palavra como pela escrita, teve afinal a coroa do martírio na perseguição de Severo, com quase todos os fiéis de sua cidade episcopal.
Martirológio Romano

Detalhes do artigo

Autor

Instituto Plinio Corrêa de Oliveira

Instituto Plinio Corrêa de Oliveira

2536 artigos

O Instituto Plinio Corrêa de Oliveira é uma associação de direito privado, pessoa jurídica de fins não econômicos, nos termos do novo Código Civil. O IPCO foi fundado em 8 de dezembro de 2006 por um grupo de discípulos do saudoso líder católico brasileiro, por iniciativa do Eng° Adolpho Lindenberg, seu primo-irmão e um de seus primeiros seguidores, o qual assumiu a presidência da entidade.

Categorias

Tags

Comentários

Seja o primeiro a comentar!

Comentários

Seja o primeiro a comentar!

Tenha certeza de nunca perder um conteúdo importante!

Artigos relacionados