No momento, você está visualizando Ai daquele por quem vêm os escândalos!

Diante da revolução cultural que vem carcomendo o tecido social, dir-se-ia que até a inocência infantil tem seus dias contados, se Deus não intervier para fazer cessar o curso dos acontecimentos.   Um dos meios ao nosso alcance para contrarrestar tal revolução consiste em elevarmos nossa mente a Deus pedindo-Lhe que intervenha, e ao mesmo tempo procurar nos elevar até Ele pela contemplação das obras da Criação.

Por exemplo, no campo, onde o homem tem mais contato com a natureza, não há um só momento em que a ordem das coisas que o rodeiam deixem de conduzi-lo a Deus. Enquanto a chuva tudo reverdece e o sol – sem o qual as coisas não seriam senão o que elas são – difunde o seu calor por toda a parte, outro calor anima os corações: a vida da graça.

Assistido por ela, o homem transcende e contempla ora o sol, ora a lua, ora as estrelas, e se vive junto ao litoral, admira a imensidão em movimento das águas do mar que não cessam de proclamar a grandeza e a beleza do Criador. Há pouco, ao viajar pelo interior do Paraná, deparei-me com um bando de crianças a brincar num canteiro que me era familiar.

Minha mais antiga lembrança desse canteiro remonta ao dia em que me dirigia para o seminário, acompanhado de meu venerando pai. Começava eu a trilhar os caminhos da vida dando ouvido à minha vocação sacerdotal. Como sacerdote, caminhando rumo ao ocaso da vida, eu pude enlevado contemplar a cena das referidas crianças, que empinavam papagaios.

Tem razão Gilberto Amado ao dizer que “empinar papagaio é bom brinquedo, pois obriga a criança a olhar para o Céu”. Enquanto uns empinavam suas pipas, outros meninos – numa espécie de torcida – erguiam as mãos até as colocarem juntas, como se estivessem em oração e com os olhos fixos no céu.

Aquele pulsar, a louçania das crianças não era senão luz reflexa da inocência que reverbera diante do maravilhoso.     Nada nos eleva a Deus com tanta força do que a contemplação do belo e do épico, pois temos plasmado na alma os transcendentais do ser. Enquanto filhas de Deus, as crianças O louvam por possuir tais atributos de forma absoluta.

Será que essas crianças espelhariam a mesma felicidade de situação e o mesmo brilho diante de um computador com jogos enaltecendo o feio, o violento, o monstruoso, o imoral, ou ao som de cacofonias? Elas louvariam assim a Deus? Ou estariam matando a inocência dentro de suas almas e com isso se distanciando d’Ele?

Por oportuno, recordemos o ensinamento de Nosso Senhor Jesus Cristo ao dizer em tom de carinho e atenção aos pequeninos: “Deixai vir a Mim as crianças, porque delas é o Reino dos Céus. Quem se tornar simples e humilde como esta criança, este é o maior no Reino dos Céus”.

E prossegue: “É impossível que não haja escândalos, mas ai daquele por quem eles vêm! Melhor seria que se lhe atasse em volta do pescoço uma pedra de moinho e que fosse lançado ao mar, do que levar para o mal a um só destes pequeninos”.

O que nos deixa perplexos mesmo é assistirmos hoje, inermes, a muitos dignitários eclesiásticos desprezando o bom, o belo, o artístico, pois recusar tais valores significa negar a inocência que nos convida à transcendência, e, através dela, a elevar os nossos corações a Deus. Resta-nos, contudo, a potente arma da oração!

Pe. David Franciquini Sacerdote da Igreja do Imaculado Coração de Maria – Cardoso Moreira-RJ.

Este post tem 8 comentários

  1. Renan

    Porque já é tempo que comece o julgamento pela casa de Deus; e, se primeiro começa por nós, qual será o fim daqueles que são desobedientes ao evangelho de Deus? 1 Pd 4,17.
    Quem é causa de um escândalo? É quem vive e se apresenta como católico para a sociedade mas procede fora dos padrões de ética-moral cristãs, da decência, da equidade, que fere gravemente a Lei de Deus, em especial os que o fazem proposital e abertamente, afrontando-O publicamente – vemos tantos deboches e desafios a Deus nas tv, propagandas, ações de partidos políticos etc. – contestando os princípios sagrados; afinal, escândalo é tudo que incita no pecado a outrem pela via da imoralidade, da corrupção e da injustiça e o induz ao erro.
    Já reparou os que se comportam mal na Igreja Católica e depois bandeiam para as seitas tornando-se aparentes santos, e ainda achando que foi pela graça do Espírito Santo?
    Enquanto católicos, escandalizavam a Igreja, mas caíram no engodo do demônio nas seitas – chegando a elas, logo passaram a ter “revelações, experiências com Deus e melhoras financeiras” e o cerco a eles afrouxa-se e então dizem que se converteram; mas, à realidade foi uma farsa do diabo sobre eles; traem a Igreja de Cristo nas heresias e escandalizam os fiéis, em particular os de fé inconsistente.
    O maior escãndalo atual no entanto é nos depararmos até com altos dignitários eclesiásticos desprezando o bem e silentes a tantos atentados explícitos à fé católica – como sob o governo comunista do PT privilegiando o anti cristianismo – no poder via muitos membros ordenados da Igreja que, ao invés de se oporem – se esses emudecidos não estiverem a favor – assistem a tudo sem se pronunciarem contra, tacitamente concordando.
    Resta-nos, contudo, a potente arma da oração para vencermos os obstáculos!

  2. Paulo Kelson

    Sacerdotes que se aliam ao PT e ao comunismo são tão traidores quanto Judas Iscariotes!

    Veja que o PT está fazendo com dinheiro do Brasil:

    É crédito ou débito? Clientes de prostitutas em Minas passam, a partir desta semana, a ouvir esta pergunta na hora de combinar um programa. Um convênio da Caixa Econômica Federal com a Aspromig (Associação das Prostitutas de Minas) vai levar uma máquina de cartão para cada garota cadastrada e diversificar o pagamento.

    — É uma conquista de cidadania que queremos expandir para todo o País.

    — É uma comodidade que deve alcançar garotas em boates, transexuais, as meninas que ficam em rodovias, enfim, uma conquista para todos quem trabalham neste mercado.

    “Isso [prostituição] não é profissão. Na prática, os verdadeiros direitos humanos seria tirar estas moças do que elas estão fazendo e dar profissões dignas a elas”. jurista Ives Gandra Martins critica o Programa Nacional dos Direitos Humanos (PNDH 3)

    Além o novo código penal que na prática oficializará a prostituição infantil no Brasil. Fora Partido da Trevas e seus aliados.

  3. Gustavo Francisco Bueno

    Oração e reflexão eis os caminhos da sabedoria ! nestas trilhas é que se encontra à felicidade e nossa alma se engrandece fazendo-nos crescer como pessoas gratas a Deus, como o Rvdo.Padre Francisquini explica: nas coisas simples está o caminho que leva ao Altíssimo não devemos perder tempo com futilidades que arruínam nosso espírito !!

  4. Garcia de Sena

    Tendo gostado em especial da referencia que o Pe. David fez da Transcendência, ofereço-lhe o texto abaixo para sua apreciação.

    CONTEMPLANDO O MAR
    I
    Estando certo dia contemplando o mar,
    uma pergunta então ali nos ocorreu.
    Porque diversas ondas a terra vem beijar?
    E, naquele pensar a mente discorreu.

    II

    Todas elas até cerimoniosamente ,
    e, com charme a ondear chegavam ao apogeu.
    Osculavam-na, pois, a terra alegremente,
    como se a dizer: aqui que Jesus viveu.

    III

    Deixou neste planeta, e sapiencialmente,
    a certeza que vai durar eternamente.
    À Santa Igreja sim troféu do do Sangue Seu.

    IV

    Enquanto, todavia, assim analizava,
    na Estrela do Mar até muito pensava.
    Mas, nossa pena já indiscreta escreveu.

  5. Aurélio Tasso de Miranda

    Paulo Kelson nos informa da, do que se pode dizer, institucionalização da “profissão” de prostitutas pela Caixa Federal, com cartão de débito/crédito etc., etc., por enquanto em Minas, mas, logo,logo isto se espalhará por todo o Brasil, como um câncer.
    Recebo notícias muito constrangedoras vindas do Vaticano – do papa Francisco….
    O QUE MAIS , O QUE MAIS ? MEU DEUS ?
    NAS PROFECIAS DO SANTO CURA D`ARS LI: SERÃO TEMPOS QUE A PRÓPRIA LUZ DO SOL SE APAGARÁ.
    TEMOS QUE REZAR E CONFIAR.

  6. JOEL CARVALHO

    Paulo Kelson,

    Pode falar o nome do grupo religioso:

    Igreja Universal do Reino das Trevas!

  7. CARLOS NELSON HORROCKS

    A humanidade, (na minha modesta opinião), perdeu o sentido de VIDA.
    Hoje, não há mais infância;os brinquedos brincam sozinhos até acabar a bateria; crianças ficam manipulando jogos eletrônicos, via de regra
    matando ou morrendo; as crianças oriundas de famílias com melhores recursos estudam além do “curriculum” normal, idiomas, praticam outras atividades extra-curriculares em nome de um FUTURO MELHOR. Qual/QUE FUTURO??? PAIS: sempre atarefados, SEM TEMPO, … QUAL FUTURO FAMILIAR?
    O homem é hoje uma figura misto de carne e tecnologia da informação.
    UM INFELIZ, desprovido de AMOR, FÉ, MISERICÓRDIA, etc.
    Toda vez que reflito sobre SOCIEDADE, concluo: -“VIVEMOS O APOCALÍPSE”!
    Faltou CRISTO na vida das últimas gerações. SOBRARAM trevas.
    Cabe à cada um de nós reverter esse quadro. Um primeiro passo ???
    JÁ TENTARAM DESLIGAR A TELEVISÃO ???

    PAZ E BEM À TODOS.

Os comentários estão encerrados.