Portal do IPCO
Plinio Corrêa de Oliveira
IPCO em Ação
Logo do Instituto Plinio Corrêa de Oliveira
Instituto

Plinio Corrêa de Oliveira

Cruzada de orações pela Igreja no próximo Sinodo

ALESP reconhece primazia da religião; derrota de Doria

Por Correa de Sá

2 minhá 3 anos — Atualizado em: 10/28/2021, 5:06:41 AM


A Assembleia Legislativa de São Paulo restabelece a boa ordem nas relações entre os Poderes Espiritual e Temporal derrubando o veto total do governador do estado, João Doria, em fevereiro pp.

Sessão que derrubou o veto de Doria

Doria vetara projeto de Lei 299/2020

A midia noticiou em 26 de fevereiro: “O governador de São Paulo, João Doria, decidiu vetar um projeto de lei que tornava a atividade religiosa como essencial no estado. O projeto de Lei 299/2020 é de autoria do deputado Gil Diniz e foi aprovado na Assembleia Legislativa de SP (Alesp) no ano passado.” (1)

Alesp derruba veto de Doria

“Parlamentares da Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo derrubaram, nesta terça-feira (26/10), o veto do Executivo ao Projeto de Lei 299/2020, de autoria dos deputados Gil Diniz (sem partido) e Gilmaci Santos (Republicanos), aprovado na Casa e que estabelece a atividade religiosa como essencial para a população paulista em situações de crise, como a pandemia da Covid-19.

“Pelo texto, crises oriundas de moléstias contagiosas, epidemias ou catástrofes naturais são situações citadas para a aplicação da medida. O texto também especifica que devem ser observadas as recomendações expedidas pelo Ministério da Saúde. Agora, a Alesp promulga a lei, que passa a valer em todo o Estado após publicação no Diário Oficial.” (2)

***

A liberdade da Igreja não provém de uma concessão do Estado. Nossos cumprimentos aos Deputados Gil Diniz e Gilmaci Santos que tiveram seu projeto aprovado e derrubaram o ditatorial veto do governador Doria que limitava e amordaçava a liberdade religiosa.

O Brasil é um País de maioria católica e não se compreende a interferência do Estado no âmbito da Igreja.

Ficaríamos especialmente gratos em ver manifestações de apoio aos nobres deputados, bem como mensagens de congratulações, da parte de sacerdotes e bispos da Arquidiocese de São Paulo. E um Te Deum na Catedral.

(1) https://pleno.news/brasil/cidades/doria-veta-atividade-religiosa-como-essencial-em-sp.html

(2) https://www.al.sp.gov.br/noticia/?26/10/2021/alesp-derruba-veto-e-torna-igrejas-servicos-essenciais-em-crises-como-a-pandemia-da-covid-19

Detalhes do artigo

Autor

Correa de Sá

Correa de Sá

254 artigos

Categorias

Tags

Comentários

Seja o primeiro a comentar!

Comentários

Seja o primeiro a comentar!

Tenha certeza de nunca perder um conteúdo importante!

Artigos relacionados