O papa Leão XIV convocou os presidentes das conferências episcopais a Roma, de 7 a 14 de outubro, para um encontro de uma semana sobre a exortação apostólica Amoris laetitia, do papa Francisco. Ele afirma: “À luz das mudanças que continuam a afetar as famílias, decidi convocar os presidentes das Conferências Episcopais de todo o mundo em outubro de 2026, com o propósito de proceder, mediante a escuta mútua, a um discernimento sinodal sobre os passos a serem dados para anunciar o Evangelho às famílias de hoje, à luz de Amoris laetitia e levando em consideração o que está sendo feito atualmente nas Igrejas locais.”1
É surpreendente que o papa tenha escolhido esse documento, contestado por cardeais,2 para enfrentar a crise pela qual passa a família, afetada sobretudo pela disseminação do divórcio entre os católicos.
Pois, em vez de se deter nos males morais e sociais do divórcio, como fizeram os papas do passado, Amoris laetitia3 procurou diminuir, ou até mesmo anular, a gravidade do pecado de divorciar-se e contrair uma nova união.4
Segundo AL, nos “casais irregulares” — modo como o documento se refere aos divorciados recasados —, os fatores que eximem as pessoas da culpa do pecado no foro interno são tais que divorciados recasados e casais em coabitação já não deveriam ser presumidos pecadores públicos, como se lê no parágrafo 301: “Por isso, já não se pode simplesmente dizer que todos os que se encontram em alguma situação chamada ‘irregular’ vivem em estado de pecado mortal, privados da graça santificante” (p. 232).
E, no n.º 305, afirma: “Por causa dos condicionamentos ou dos fatores atenuantes, é possível que uma pessoa, no meio de uma situação objetiva de pecado — mas subjetivamente não seja culpável ou não o seja plenamente —, possa viver na graça de Deus, possa amar e possa também crescer na vida da graça e da caridade, recebendo para isso a ajuda da Igreja” (pp. 236–237).
Já não estão em estado de pecado mortal? O que é que já não nos permite presumir que os casais “irregulares” sejam pecadores públicos? Trata-se de algo novo em relação à doutrina e à prática pastoral tradicionais da Igreja?
O teólogo padre Serafino Lanzetta comentou a esse respeito: “Como pode Amoris laetitia formular esse novo princípio sem contrariar aquilo que sempre foi ensinado na Igreja?”5
Como podemos explicar essa mudança, quando pensamos nas palavras do Divino Redentor: “O céu e a terra passarão, mas as minhas palavras não passarão” (Mt 24,35)?
Não mais ou apenas em alguns casos?
Mas, depois de dizer que “já não se pode simplesmente afirmar” que as pessoas que vivem em adultério estão em pecado mortal — estabelecendo, assim, uma norma geral —, AL contradiz a si mesma ao dizer que, “em certos casos, poderia [o cuidado pastoral prático] haver também a ajuda dos sacramentos” (n.º 305, p. 237, nota 351).
Ora, se já não se pode dizer que os adúlteros estão em pecado, eles estão livres para receber a absolvição sacramental e a comunhão, como qualquer fiel em estado de graça. Essa é uma das contradições de AL que não foi explicada.
Os dubia sem resposta
Como AL apresenta princípios morais que entram em choque com a doutrina católica, quatro cardeais — Suas Eminências Raymond L. Burke, Walter Brandmüller, Carlo Caffara e Joachim Meisner — redigiram cinco perguntas, na forma de dubia, dirigidas ao papa Francisco e ao cardeal Gerhard Müller, perguntando se, depois de AL, ainda poderiam seguir a doutrina tradicional da Igreja, baseada nas Escrituras, na Tradição e no Magistério da Igreja.
Os ilustres cardeais perguntaram: “3. Depois de Amoris Laetitia (301), ainda é possível afirmar que uma pessoa que vive habitualmente em contradição com um mandamento da lei de Deus, como, por exemplo, aquele que proíbe o adultério (Mt 19,3–9), encontra-se em uma situação objetiva de pecado grave habitual (Pontifício Conselho para os Textos Legislativos, ‘Declaração’, 24 de junho de 2000)?”6
A doutrina mudou?
Para sustentar as afirmações contraditórias de AL, a única resposta lógica seria que esse documento modificou a doutrina da Igreja.
Essa parece ter sido a resposta do papa Francisco no avião, durante o voo de retorno da Grécia. Um jornalista perguntou-lhe se agora existem novas possibilidades concretas que não existiam antes da publicação de AL. A resposta do papa foi enfática: “Posso dizer que sim. Ponto.”7
Quais são essas “possibilidades concretas” criadas por AL, senão a mudança da doutrina católica?
Nenhum papa pode, porém, mudar a doutrina da Igreja, como é evidente e como foi declarado no Concílio Vaticano I, no decreto sobre a infalibilidade pontifícia: “Pois o Espírito Santo não foi prometido aos sucessores de Pedro para que, por Sua revelação, dessem a conhecer uma nova doutrina, mas para que, com Sua assistência, guardassem santamente a revelação transmitida pelos apóstolos e o depósito da fé, e o expusessem fielmente” (Denz. 1836).8
A sombra de Lutero
Além dos dubia dos cardeais, intelectuais católicos, eclesiásticos e leigos escreveram uma carta ao papa Francisco em 16 de julho de 2017, intitulada Correctio filialis de haeresibus propagatis (Correção filial acerca das heresias propagadas).9
Como explicado no Resumo da Correctio, os signatários — originalmente quarenta e, depois, mais de duzentos — afirmam em sua carta “que o papa, por meio de sua exortação apostólica Amoris laetitia e de outras palavras, atos e omissões relacionados, sustentou efetivamente sete posições heréticas sobre o matrimônio, a vida moral e a recepção dos sacramentos, e fez com que essas opiniões heréticas se difundissem na Igreja Católica”.10
O Resumo também mostra a influência do modernismo sobre AL, bem como os erros de Lutero: “Uma segunda causa da crise é a aparente influência das ideias de Martinho Lutero sobre o papa Francisco. A carta mostra como Lutero, fundador do protestantismo, tinha ideias sobre o matrimônio, o divórcio, o perdão e a lei divina que correspondem àquelas promovidas pelo papa por palavras, atos e omissões. Ela também assinala o elogio explícito e sem precedentes feito pelo papa Francisco ao heresiarca alemão.”11
Essa sombra de Lutero em AL foi claramente reconhecida por apoiadores entusiastas do documento, como se pode ver em um artigo publicado no Avvenire, o jornal dos bispos italianos.
O título do artigo de Luciano Moia resume a tese: “Amoris Laetitia e Lutero, aqueles cruzamentos surpreendentes”.
Depois de sintetizar o pensamento do heresiarca sobre o matrimônio, o autor comenta:
A profundidade do pensamento e a capacidade de interpretar o valor conjugal como um caminho comum para a salvação permitem comparar aquilo que Lutero escreveu e pensou cinco séculos atrás com o que o papa Francisco propõe hoje em Amoris laetitia. Isso pode parecer surpreendente, e alguns considerarão o paralelo inadequado, mas, ao reler os textos verdadeiramente pouco conhecidos do pai da Reforma sobre o matrimônio, um teólogo brilhante como o padre Francesco Pesce não hesita em escrever: “A exortação apostólica pós-sinodal Amoris laetitia apresenta numerosos elementos que parecem abrir a possibilidade de estruturar um diálogo com aquilo que surgiu sobre o matrimônio em Lutero e para Lutero.”12
“Seja pecador e peque fortemente”
A fé, na concepção de Lutero, é mera confiança de que já estamos salvos pelos méritos de Cristo. E, contrariando o princípio da não contradição, ele afirma que, mesmo pecando, a pessoa permanece santa. Segundo sua famosa fórmula, o homem é “simultaneamente pecador e justo (simul justus et peccator)”.13
Além disso, no célebre conselho dado por Lutero a seu discípulo Melanchthon em uma carta de 1521, ele afirma: “Seja pecador e peque fortemente, mas que sua confiança em Cristo seja ainda mais forte.”14
Fidelidade no matrimônio
Essa posição do falecido papa argentino, reiterada por seu sucessor agostiniano, contrasta com a doutrina tradicional da Igreja, conforme resumida nas sábias palavras de Pio XI na encíclica Casti connubii, que exalta a fidelidade dos esposos no matrimônio:
A segunda bênção do matrimônio, que dissemos ter sido mencionada por Santo Agostinho, é a bênção da honra conjugal, que consiste na fidelidade mútua dos esposos no cumprimento do contrato matrimonial, de modo que aquilo que pertence a uma das partes em virtude desse contrato, sancionado pela lei divina, não lhe possa ser negado nem concedido a uma terceira pessoa; tampouco se pode conceder a uma das partes algo que, por ser contrário aos direitos e às leis de Deus e inteiramente oposto à fidelidade matrimonial, jamais pode ser concedido. . . .
. . . Pois a fidelidade matrimonial exige que marido e mulher estejam unidos por um amor especialmente santo e puro, não como os adúlteros se amam, mas como Cristo amou a Igreja. Esse preceito foi estabelecido pelo Apóstolo quando disse: “Maridos, amai vossas esposas, como também Cristo amou a Igreja”, aquela Igreja que Ele verdadeiramente abraçou com amor ilimitado, não em busca de vantagem própria, mas procurando apenas o bem de Sua Esposa.15
Notas de rodapé
- Leão XIV, “Mensagem de Sua Santidade o papa Leão XIV por ocasião do décimo aniversário da exortação apostólica pós-sinodal Amoris Laetitia”, Vatican.va, 19 de março de 2026, https://www.vatican.va/content/leo-xiv/en/messages/pont-messages/2026/documents/20260319-messaggio-amorislaetitia.html. (Todos os destaques do autor deste artigo estão em itálico. Os destaques do original aparecem em negrito.)
- Ver Luiz Sérgio Solimeo, “Uma nova e confusa explicação de ‘Amoris Laetitia’”, TFP.org, 20 de março de 2017, https://www.tfp.org/new-confusing-explanation-amoris-laetitia/.
- Papa Francisco, exortação apostólica pós-sinodal Amoris laetitia, Vatican.va, https://www.vatican.va/content/dam/francesco/pdf/apost_exhortations/documents/papa-francesco_esortazione-ap_20160319_amoris-laetitia_en.pdf.
- Ver Luiz Sérgio Solimeo, “Por causa de seus graves erros, ‘Amoris Laetitia’ deveria ser rejeitada”, TFP.org, 4 de maio de 2016, https://www.tfp.org/because-of-its-grave-errors-amoris-laetitia-should-be-rejected/.
- Michele M. Ippolito, “Padre Lanzetta (Francescani dell’Immacolata): ‘La correctio Filialis è un atto d’amore verso il Papa’”, LaFedeQuotidiana.it, 28 de dezembro de 2017, https://web.archive.org/web/20190721215057/http://www.lafedequotidiana.it/padre-lanzetta-francescani-dellimmacolata-la-correctio-filialis-un-atto-damore-verso-papa/, acesso em 30 de setembro de 2026.
- Edward Pentin, “Texto integral e notas explicativas das perguntas dos cardeais sobre ‘Amoris Laetitia’”, National Catholic Register, 14 de novembro de 2016, https://www.ncregister.com/blog/full-text-and-explanatory-notes-of-cardinals-questions-on-amoris-laetitia.
- Papa Francisco, “Conferência de imprensa do Santo Padre durante o voo de regresso a Roma”, Vatican.va, 16 de abril de 2016, https://www.vatican.va/content/francesco/es/speeches/2016/april/documents/papa-francesco_20160416_lesvos-volo-ritorno.html. (Tradução do autor.)
- Henry Denzinger, As fontes do dogma católico, trad. Roy J. Deferrari (Fitzwilliam, New Hampshire: Loreto Publications, s.d.), p. 456, https://thoughtfulcatholic.com/wp-content/uploads/2023/04/Denzinger-The-Sources-Of-Catholic-Dogma-reduced.pdf.
- Ver “Correctio filialis de haeresibus propagatis”, “Resumo da ‘Correção filial’”, https://www.correctiofilialis.org/, acesso em 30 de setembro de 2026. Ver também “Correctio filialis de haeresibus propagatis”, https://www.correctiofilialis.org/wp-content/uploads/2017/08/Correctio-filialis_English_1.pdf.
- “Resumo da ‘Correção filial’.”
- “Resumo”.
- Luciano Moia, “Amoris laetitia e Lutero, quegli incroci sorprendenti”, Avvenire, 12 de dezembro de 2024, https://www.avvenire.it/famiglia/amoris-laetitia-e-lutero-quegli-incroci-sorprendenti_83609. (Tradução do autor.) Ver também: Stefano Fontana, “Lutero exaltado pelo jornal diário dos bispos italianos como precursor de Amoris Laetitia”, NewDailyCompass.com, 16 de dezembro de 2024, https://newdailycompass.com/en/luther-exalted-by-italian-bishops-daily-as-precursor-of-amoris-laetitia.
- M. Luther, Werke (Edição de Weimar), 56, 272 e 513; ver Erwin Iserloh, Joseph Glazik e Hubert Jedin, Reforma e Contrarreforma, trad. Anselm Biggs e Peter W. Becker (Londres: Burns & Oates, 1980), p. 27, https://archive.org/details/reformationcount0005iser/page/n6/mode/1up.
- “Que seus pecados sejam fortes: uma carta de Lutero a Melanchthon”, carta n.º 99, 1.º de agosto de 1521, de Wartburg (trecho), tradução de Erika Bullmann Flores, extraída de: Dr. Martin Luther’s Saemmtliche Schriften, Dr. Johannes Georg Walch, org. (St. Louis: Concordia Publishing House, s.d.), 15:2585–2590, https://www.projectwittenberg.org/pub/resources/text/wittenberg/luther/letsinsbe.txt.
- Pio XI, encíclica Casti connubii (sobre o matrimônio cristão), 31 de dezembro de 1930, n.os 19 e 23, https://www.vatican.va/content/pius-xi/en/encyclicals/documents/hf_p-xi_enc_19301231_casti-connubii.html.
Fonte: The American TFP — https://www.tfp.org/luthers-shadow-in-amoris-laetitia-rome-bishops-meeting




