Portal do IPCO
Plinio Corrêa de Oliveira
IPCO em Ação

Também no Canadá jovens pedem aos Bispos: Fé, formação tradicional, família e arquétipos


Carta Aberta aos Bispos da Igreja Católica no Canadá francês, pede Fé, formação tradicional (missa tridentina) e ensinamentos contra o niilismo que invadiu o Ocidente.

Na faixa de 18 a 44 anos (a mesma faixa que reage com muito vigor no Brasil) os signatários da Carta Aberta são universitários e profissionais liberais

O brado de angústia de uma geração que se sente vazia e sem Pastores

A Carta Aberta — não divulgada pela midia sensacionalista e de esquerda — mostra o brado angustiante de fieis católicos que se sentem desamparados por seus Bispos e agredidos pelo vazio da sociedade moderna.

“Todos os dias, estamos testemunhando os efeitos devastadores, sobre os nossos compatriotas, de uma sociedade voltada para o homem e não para Deus. Desde sua concepção até sua morte, o franco-canadense é medido na escala de sua utilidade para a sociedade de consumo, ao invés da do amor ardente a seu Criador divino. Nosso povo vive diariamente em uma cultura de morte que rouba-lhes o desejo de viver e do desejo de transmitir a vida. Nossos irmãos e nossos amigos nascem em famílias quebradas pelo divórcio. Eles crescem sem modelos masculinos”.

A falta de arquétipos na Igreja e na sociedade civil

A Carta Aberta dos jovens canadenses tem muitos méritos e aborda temas de atualidade. Abaixo o link para acessar seu conteúdo.

A crise na Igreja, que tomou seu impulso após o Concílio — “a fumaça de Satanás entrou no Templo de Deus”, afirmou Paulo VI — é, sem dúvida, a principal fonte desse vazio espiritual a que se referem os jovens católicos canadenses.

A Carta Aberta vai além, entra no campo  da sociedade civil: “nossos irmãos e irmãs (…) crescem sem modelos masculinos”.

Comenta o Prof. Plinio — precisamente há 50 anos (dezembro de 1969)–:

“Sem pretender fazer uma tabela de todas as carreiras-chave, quatro há que indiscutivelmente o são: o sacerdócio, as armas, a magistratura e o magistério. Em outros termos, um país que, nessas carreiras, tenha um pequeno contingente de homens exponenciais, está exposto a vegetar sem progresso autêntico nem verdadeira glória, nos períodos tranquilos; e a sucumbir nos períodos tormentosos.

Conclui: “Ora, não são de tranqüilidade os prognósticos para os dias de amanhã…” https://www.pliniocorreadeoliveira.info/FSP%2069-12-21%20Sacerdotes.htm

Têm, portanto, razão os jovens católicos canadenses: faltam-nos Pastores que nos transmitam a Fé, faltam-nos modelos (arquétipos) que nos indiquem o caminho. É um brado de angústia … pede um Sínodo, bem entendido, que não seja o Pan-Amazônico.


Aos jovens canadenses indico o site https://www.tfp.org/

Aos jovens brasileiros, que se levantaram contra a ditadura petista, que defendem os Valores Morais, que anelam por um guia, um arquétipo, um modelo de pensamento, cultura e ação, temos o mais completo acervo doutrinário, baseado em São Tomás e no ensinamento tradicional dos Papas, em https://www.pliniocorreadeoliveira.info

Inscreva-se, também, em nosso site http://ipco.org.br— participe de nossas campanhas, receba diariamente o boletim de notícias.


Fonte: https://www.lifesitenews.com/news/catholic-young-men-ask-bishops-to-teach-traditional-faith-and-save-them-from-nihilism-despair

Por Julien Bertrand

Detalhes do artigo

Autor

Marcos Machado

Marcos Machado

472 artigos

Pesquisador e compilador de escritos do Prof. Plinio. Percorreu mais de mil cidades brasileiras tomando contato direto com a população, nas Caravanas da TFP. Participou da recuperação da obra intelectual do fundador da TFP. Ex aluno da Escola de Minas de Ouro Preto.

Categorias

Tags

Esse artigo não tem tag

Comentários

Seja o primeiro a comentar!

Comentários

Seja o primeiro a comentar!

Tenha certeza de nunca perder um conteúdo importante!

Artigos relacionados