Portal do IPCO
Plinio Corrêa de Oliveira
IPCO em Ação
Logo do Instituto Plinio Corrêa de Oliveira
Instituto

Plinio Corrêa de Oliveira

Cruzada de orações pela Igreja no próximo Sinodo

Cardeal polonês expressa preocupações com limitação da missa tridentina

Por Correa de Sá

2 minhá 3 anos — Atualizado em: 11/2/2021, 2:05:33 AM


O cardeal polonês Kazimierz Nycz e “outros bispos poloneses foram recentemente a Roma para uma visita ad limina e, em seu retorno, disse à mídia polonesa que os bispos tiveram extensas discussões no Vaticano com a Congregação para o Culto Divino, que é responsável pela supervisão de assuntos litúrgicos no Igreja Católica”, informa LifeSiteNews.

cardeal polonês Kazimierz Nycz

“Na congregação litúrgica, a discussão sobre a liturgia tridentina foi muito interessante”, disse o cardeal Nycz. “Os bispos colocaram questões, especialmente relacionadas com as igrejas paroquiais, nas quais esta liturgia poderia ser continuada, bem como estender a possibilidade de celebrá-la…”

O cardeal disse que a Congregação para o Culto Divino sugeriu que Traditionis Custodes, em vez de criar unidade na Igreja, pode levar “alguém a deixar a Igreja” se suas necessidades religiosas não forem atendidas quando a missa em latim for retirada.

Limitação radical da liberdade de celebrar o rito tridentino

Segundo o Cardeal Nycz, a regra geral na interpretação do documento papal é que os padres que já dizem a liturgia tradicional podem continuar, mas “os jovens padres que desejam celebrar esta liturgia devem dirigir-se à Santa Sé com um pedido escrito de consentimento para ser bi-literal. ”

Traditionis foi descrito como uma limitação radical da liberdade de um padre celebrar a missa da maneira que os padres têm feito há séculos. O documento encontrou resistência.

Recentemente, em uma entrevista exclusiva para LifeSiteNews, o bispo Athanasius Schneider falou sobre a polêmica.

“A proibição da missa tradicional ou a limitação é um abuso de poder, e não foi dado ao papa, o poder de suprimir milênios do grande tesouro litúrgico da igreja e, portanto, padres e mosteiros, acho que podem continuar a use isso porque é propriedade da Santa Madre Igreja ”, disse ele.

Dom Schneider acrescentou que os padres devem continuar “a celebrar com paz no coração, com reverência, com amor, pela Igreja e pelo Papa”.

***

Nesses tempos de sinodalidade, consulta aos fieis — tão ao gosto dos progressistas –, os conservadores devem mostrar que as restrições à celebração do rito tridentino constituem uma marcha a ré na riqueza da liturgia e um “abuso de poder”, usando as palavras de Mons. Schneider.

Sugerimos a leitura do artigo publicado em nosso Site sobre as respostas enviadas à Roma, por bispos de diversos países https://ipco.org.br/quase-2-3-dos-bispos-concordariam-em-manter-o-summorum-pontificum/

Nosso Senhor vela pela Sua Igreja e as portas do inferno não prevalecerão contra Ela.

Fonte: https://www.lifesitenews.com/news/popes-crackdown-on-latin-mass-too-harsh-vatican-divine-worship-office-tells-polish-bishops/?utm_source=top_news&utm_campaign=usa

Detalhes do artigo

Autor

Correa de Sá

Correa de Sá

254 artigos

Categorias

Tags

Comentários

Seja o primeiro a comentar!

Comentários

Seja o primeiro a comentar!

Tenha certeza de nunca perder um conteúdo importante!

Artigos relacionados