16 DE JANEIRO

1944: – II Guerra Mundial. O general norte-americano Dwight Eisenhower é designado para assumir o comando das forças aliadas.

1966: – No Chile, por iniciativa de Salvador Allende, 27 delegações latino-americanas decidem criar as OLAS (Organização Latino Americana de Solidariedade), que convoca seus povos a “fazerem da Cordilheira dos Andes uma gigantesca Sierra Maestra tri-continental” na luta contra o capitalismo.

A Revolução Islâmica Iraniana, ocorrida em 1979, transformou o Irã, até então uma monarquia autocrática pró-Ocidente comandada pelo Xá Mohammad Reza Pahlevi, em uma república islâmica teocrática sob o comando do aiatolá Ruhollah Khomeini.

1973: – Publicada na Folha de São Paulo a oração do Prof. Plinio Corrêa de Oliveira a Nossa Senhora Aparecida no seu sesquicentenário.

1979: – Depois de quase quatro décadas no poder, o Xá da Persia (hoje Irã) Reza Pahlevi abandona o país fugindo para o Egito, após meses de conflitos insuflados pelos movimentos de islamização que tinha como líder Khomeini.

2000: – O chileno Ricardo Lagos vence o segundo turno das eleições presidenciais, tornando-se o primeiro socialista no cargo, depois de Salvador Allende.

2014: – Um raio atinge de modo espetacular o Cristo Redentor, no Corcovado.

Deixe uma resposta