16 de janeiro

1605: – Publica-se, em Madri, a primeira edição de El ingenioso hidalgo don Quixote de La Mancha, de Cervantes, uma sátira da Cavalaria.

1778: – A França reconhece a independência dos EUA.

1944: – II Guerra Mundial. O general norte-americano Dwight Eisenhower é designado para assumir o comando das forças aliadas.

1966: – No Chile, por iniciativa de Salvador Allende, as 27 delegações latino-americanas decidem criar as OLAS (Organização Latino americana de Solidariedade), que convoca seus povos a “fazerem da Cordilheira dos Andes uma gigantesca Sierra Maestra tri-continental”.

1972: – Publicada na Folha de São Paulo o artigo do Prof. Plinio Corrêa de Oliveira “Prece no sesquicentenário” a Nossa Senhora Aparecida.

1979: – Depois de quase quatro décadas no poder, o Xá do Irã Reza Pahlevi abandona o país fugindo para o Egito, após meses de conflitos.

1991: – Guerra do Golfo. Expirado o prazo da ONU, às zero horas, para a retirada do Kuwait, Saddam Hussein insiste na ocupação. A Casa Branca anuncia então o lançamento da operação Tempestade no Deserto.

O raio provocou uma inevitável analogia com a que atingiu a cúpula da Basílica de S. Pedro no Vaticano horas após o Papa Bento VI anunciar sua renúncia em 11 de fevereiro de 2013.

2000: – O chileno Ricardo Lagos vence o segundo turno das eleições presidenciais, tornando-se o primeiro socialista no cargo, depois de Salvador Allende.

2008: – A sonda Messenger começa a transmitir para a terra as primeiras fotografias da sua aproximação ao planeta Mercúrio, que mostram com detalhe a sua superfície agreste.

2014: – Um raio atinge de modo espetacular o Cristo Redentor, no Corcovado.

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor deixe seu comentário!
Por favor insira seu nome