16 de julho

622: – De acordo com os islamitas, Maomé inicia sua viagem de Meca a Medina, fato chamado Hégira, que dá início ao calendário muçulmano.

São Leão IX, Papa.

1054: – Em Constantinopla, o cardeal Humberto de Silva Cândida, que lidera uma legação enviada pelo papa S. Leão IX, excomunga Miguel I Cerulário, Patriarca dessa capital, mediante bula depositada na igreja de Santa Sofia. Este fato desencadeia o Grande Cisma do Oriente.

1212: – Na Andaluzia, o exército organizado por Afonso VIII de Castela, Rodrigo Ximénez de Rada e o papa Inocêncio III, enfrenta os almohades que dominam o Al-Andalus, na famosa batalha de Las Navas de Tolosa.

1228: – Em Assis, o papa Gregório IX canoniza São Francisco.

1661: – Na Suécia, um banco emite o primeiro papel moeda da Europa.

1769: – No atual Estados Unidos, Frei Junípero Serra funda a primeira missão da Califórnia, a de São Diego de Alcalá. Décadas depois, ela se inclui na cidade de San Diego.

1790: – Nos EstadosUnidos, funda-se a cidade de Washington, D.C.

1849: – Em Vich, na Catalunha, o Pe. Antônio Maria Claret funda a congregação dos Missionários, Filhos do Imaculado Coração de Maria, mais popularmente conhecida como os Claretianos.

1945: – Início da era nuclear: no curso do Projeto Manhattan, os Estados Unidos realizam a Experiência Trinity, detonando com sucesso uma bomba nuclear de plutônio – a primeira explosão nuclear da história.

1947: – O Parlamento britânico aprova a lei que outorga independência à Índia.

1955: – O primaz da igreja húngara, Cardeal Mindszenty, é posto em liberdade, se bem que submetido a prisão domiciliar.

1965: – É inaugurado o túnel do Mont Blanc, que une França e Itália.

1969: – Em Cabo Canaveral, nos Estados Unidos, durante o programa Apolo, é lançada a nave Apolo 11, a primeira missão queleva seres humanos à lua.

1973: – Revelada a existência de conversações gravadas pelo presidente americano Richard Nison, relativas ao Watergate.

1979: – O presidente iraquiano Ahmed Hassan al-Bakr renuncia e é substituído por Saddam Hussein.

1990: – O Parlamento da Ucrânia declara sua independência, como a segunda república mais importante da URSS.

2000: – Registra-se enorme fuga de 4 milhões de litros de petróleo de um oleoduto do rio Barigui, afluente do Iguaçú.

2017: – Na Venezuela chavista, realiza-se plebiscito popular sobre a Assembléia Nacional Constituinte, promovida por Maduro. para mudar a Constituição. O resultado foi que 98,4% dos eleitores rechaçaram a formação dessa Assembléia, que teria faculdades plenipotenciárias por cima dos demais Poderes Públicos do Estado, a bel prazer do ditador.