19 de julho

1525: – Na Alemanha, o heresiarca Martinho Lutero recebe a excomunhão de Roma.

1553: – Maria Tudor, a Católica, é coroada rainha da Inglaterra substituindo Lady Jane Grey, que reinou somente nove dias.

1692: – Em Salem, Massachusetts, cinco mulheres são executadas acusadas de bruxaria por membros da seita dos puritanos.

1799: – As tropas de Napoleão encontram a Pedra de Roseta, que serviria de chave para decifrar os hieróglifos egípcios.

1830: – Carlos X recusa os resultados das eleições francesas que dão a vitória à oposição liberal. Será forçado a abdicar no dia 2 de agosto.

1843: – Na Inglaterra, o engenheiro britânico Isambard Kingdom Brunel lança o navio SS Great Britains, o primeiro barco de passageiros propulsionado com uma hélice, o primeiro transatlântico com casco de ferro, e então o maior do mundo.

1853: – As autoridades de Nova Iorque compram, por cinco milhões de dólares, a área do Central Park, inaugurado em 1859.

1870: – Na Cidade do Vaticano, o papa Pio IX promulga o dogma da Infalibilidade Pontifícia.

– Na França, Napoleão III declara a guerra à Prússia: o fato redunda na queda dos Estados Pontifícios e na Comuna em Paris.

1912: – Em Holbrook, no Arizona, um meteorito com uma massa estiamada em 190 k explode sobre o povo causando uma chuva de aproximadamente 16 mil pedaços.

1948: – O Gabinete Schumann se demite na França pela exigência socialista de reduzir os gastos de defesa.

1950: – Na Espanha, aprovação definitiva do Opus Dei e da Sociedade Sacerdotal da Santa Cruz.

1962: – Um míssil americano intercepta, pela primeira vez, um foguete intercontinental.

– O Cardeal Willebrands promete, em carta ao arcipreste Igreja Ortodoxa cismática, Borovoy, que o Concílio Vaticano II não condenaria o comunismo.

1963: – É publicado na imprensa o manifesto da TFP, A lavoura brasileira à beira da derrocada socialista — Apelo ao Congresso Nacional.

1969: – A nave espacial Apolo XI, com os astronautas Buzz Aldrin, Neil Armstrong e Michael Collins a bordo, entra na órbita ao redor da lua. Nela descerão no dia seguinte.

1974: – Na Espanha, o ditador Francisco Franco é hospitalizado, e delega provisoriamente os poderes ao príncipe João Carlos.

1976: – Tem início a difusão do livro da TFP brasileira, “A Igreja ante a escalada da ameaça comunista — Apelo aos Bispos Silenciosos” (4 ed., 51.000 exemplares, difundido em 1700 cidades).

1978: – Brutal atentado à bomba contra a sede da TFP colombiana, em Bogotá. A entidade inaugura, no local, um oratório dedicado a Nossa Senhora de Las Lajas.

1978: – O Arcebispo da Paraíba, Dom José Maria Pires, faz apologia da prostituição no jornal Correio da Paraíba.

O socialismo no poder é igual em todas as partes, na sua receita do igualitarismo um elemento que não pode faltar: um banho de sangue. Quem pode ignorar?

1979: – A Frente Sandinista de Libertação Nacional toma o poder na Nicarágua, levando o país para o socialismo, com a colaboração da ala progressista da Igreja Católica.

1980: – 59 países, liderados pelos Estados Unidos, boicotam os Jogos Olímpicos de Moscou, por sua invasão ao Afaganistão.

1990: – O Kuwait rejeita as acusações do Iraque, segundo as quais estaria a “roubar” seu petróleo.

1991: – A revista Cosas do Chile, entrevista o Prof. Plinio, sobre a situação chilena e internacional, que foi publicada parcialmente em 20.8.91.

1993: – Abre a Fundação Luso-Brasileira para o Desenvolvimento do Mundo de Língua Portuguesa, no Brasil.

2005: – No Irã, o Governo executa dois adolescentes de 16 e 18 anos por homossexualidade.

2006: – O presidente americano George W. Bush emite seu primeiro veto presidencial ao rechaçar lei que amplia os fundos públicos para investigar com células mãe embrionárias.