Efemérides – 20/11

0
Um tanque britânico em Cambrai, na França. Através desta batalha, o uso de tanques foi prejudicado pelo fato de se mostrarem frágeis à artilharia.

1695: – O líder revolucionário e ativista Zumbi é morto no Quilombo dos Palmares pelas tropas do bandeirante Domingos Jorge Velho.

Tanques britânicos sendo enviados de trem para Cambrai, em 1916.

1917: – Início da Batalha de Cambrai. As tropas britânicas obtém sucesso em um ataque às posições alemãs, mas logo após recuam.

1945: – Começa o julgamento de 24 dirigentes nazistas acusados de crimes de guerra e contra a humanidade no Tribunal de Nuremberg, na Alemanha.

1947: – Publicação da encíclica Mediator Dei, na qual Pio XII condena erros do liturgicismo que haviam sido denunciados pelo Prof. Plínio Corrêa de Oliveira em seu célebre livro “Em Defesa da Ação Católica”.

1984: – O jornal Izvestia, órgão oficial do governo soviético, externa sua solidariedade com a orquestrada campanha na Venezuela contra a Associação Civil Resistência, co-irmã das TFPs.

2010: – Pela primeira vez um Papa, Bento XVI, admite a utilização do preservativo “em certos casos”, desde que “para reduzir os riscos de contaminação do vírus da sida”.

2020: – O México ultrapassa 100.000 mortes de Covid. Apenas Estados Unidos, Brasil e Índia superaram esse marco.

Deixe uma resposta