Portal do IPCO
Plinio Corrêa de Oliveira
IPCO em Ação

Efemérides – 24/05


1571: – Na manhã deste dia, os tártaros da Criméia incendeiam casas de madeiras nos arredores de Moscou, em resposta aos intentos anexionistas de Ivan IV. Em poucas horas a cidade se converte num montão de cinzas fumegantes, só salvando-se o Kremlin, por ser resguardado por altas muralhas de pedra.

1621: – Na Alemanha dissolve-se a coalizão de nações, a “União Protestante”.

1689: – O Parlamento do Reino Unido aprova a Lei de Tolerância, protegendo os protestantes. Os católicos são intencionalmente excluídos.

1778: – A França declara guerra à Inglaterra por causa das colônias norte-americanas, depois de ganhar o embaixador Benjamim Franklin.

1806: – O déspota Napoleão Bonaparte nomeia seu irmão Luís Bonaparte rei da Holanda.

Em 1866, ocorre a Batalha de Tuyuti, durante a Guerra do Paraguai. No campo de batalha, houve 16 mil baixas, entre homens e feridos, sendo considerada a maior batalha ocorrida da América do Sul.

1866: – Durante a Guerra da Tríplice Aliança, ocorre a Batalha de Tuyuti entre as forças aliadas do Brasil, Argentina e Uruguai, contra o Paraguai, a maior batalha ocorrida na América do Sul. Ficaram no campo de batalha 16 mil homens, entre mortos e feridos.

1873: – Eleição de Mac-Mahon na França. Ele iludiu os monarquistas ingênuos, garantindo o estabelecimento da República.

1883: – É inaugurada a ponte do Brooklyn sobre o rio East, em Nova York, a primeira construída com cabos de aço, depois de 14 anos de obras.

1895: – Em Londres, Henry Irving se converte no primeiro ator a receber o título de Sir.

1923: – Funda-se em Hamburgo, na Alemanha, a Internacional das Juventudes Socialistas.

1934: – É assinado no Rio de Janeiro o acordo de paz que põe fim ao conflito entre a Colômbia e o Peru por desacordo nos limites fronteiriços.

1940: – É realizado o primeiro vôo bem sucedido de um helicóptero, por Igor Sikorsky.

1940: – Na França é arrasada a cidade de Boulogne pela infantaria alemã do XIX Corpo Panzer, que tomam prisioneiros 5 mil britânicos e franceses. Rende-se a fortaleza francesa de Maubeuge, enquanto que o 6º. Exército nazista captura Ghent e Tournai, na Bélgica.

1941: – Na II Guerra Mundial o navio de guerra alemão Bismarck afunda o cruzador britânico Hood, no Atlântico Norte. Morrem mais de 1300 pessoas.

1945: – A zona industrial de Tokio é bombardeada pelos americanos com o uso de centena de aviões B-29.

1960: – Os Estados Unidos lançam o Midas I, satélite destinado a detectar mísseis inter-continentais.

1965: – O Reino Unido adota o sistema métrico decimal.

1976: – Começa o serviço do avião supersônico Concorde entre Washington e Londres.

1994: – Quatro homens são sentenciados a 240 anos de prisão nos Estados Unidos, cada um por uma bomba alojada por eles nas torres do World Trade Center.

1995: – A TFP americana protesta, em manifesto no Washington Times, contra a nova política anti-balseiros do presidente Clinton.

– Carta do cardeal Arinze no aniversário de Buda, elogiando-o como “grande mestre da humanidade”.

2001: – O Partido Democrata retoma a maioria no Senado dos Estados Unidos pela primeira vez desde 1994, com o abandono da bancada republicana pelo senador Jim Jeffords, do Vermont.

2007: – Os ministros que têm a tutela da comunicação social na União Européia chegam a um acordo político sobre a diretiva “Audiovisual sem Fronteiras”, que flexibilizará as atuais regras da publicidade televisiva.

Detalhes do artigo

Autor

Instituto Plinio Corrêa de Oliveira

Instituto Plinio Corrêa de Oliveira

2536 artigos

O Instituto Plinio Corrêa de Oliveira é uma associação de direito privado, pessoa jurídica de fins não econômicos, nos termos do novo Código Civil. O IPCO foi fundado em 8 de dezembro de 2006 por um grupo de discípulos do saudoso líder católico brasileiro, por iniciativa do Eng° Adolpho Lindenberg, seu primo-irmão e um de seus primeiros seguidores, o qual assumiu a presidência da entidade.

Categorias

Tags

Comentários

Seja o primeiro a comentar!

Comentários

Seja o primeiro a comentar!

Tenha certeza de nunca perder um conteúdo importante!

Artigos relacionados