28 DE MAIO

Comuna de Paris a tentativa do estabelecimento do regime comunista tal qual sempre foi e é um regime comunista. A ilustração representa a execução pelos Communards de Mons. Georges Darboy, arcebispo de Paris, o abade de Duguerry, o pároco de Madeleine, os reverendos Pe. Allard, Pe. Clerc Ducoudray e o Pe. Louis Bernard Bonjean, presidente da corte de recurso, na prisão de Roquette, em Paris, 24 de maio, 1871.

1871: – Acaba num mar de sangue, após uma “semana sangrenta” de incêndios, fuzilamentos e chacinas, a Comuna de Paris, que governou a cidade desde 18 de março, com um projeto político popular autogestionário de inspiração comunista. Segundo consta, cerca de 30 mil parisienses foram fuzilados pelos exércitos prussiano e francês.

1987: – Em pleno regime comunista, o jovem alemão Mathias Rust aterrissa seu avião Cessna na Praça Vermelha, em Moscou, pondo em evidência o relaxamento da segurança soviética.

2008: – No Nepal, a Assembleia Constituinte abole a monarquia de 240 anos, e instaura a República Democrática Federal do Nepal.

Deixe uma resposta